Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos que não contêm glúten: quais são e porquê aderir a eles

Legenda: 
Alimentos que não contêm glúten

Cansou de ficar se privando de comer coisas gostosas como pães, lasanhas, bolos e biscoitos só porque elas contêm glúten? Pois pode abrir um sorrisão porque agora você vai aprender como adicionar todas essas massas à sua dieta sem precisar se encontrar com a proteína que tem presença marcante nos ingredientes para essas receitas. Salve este artigo nos seus favoritos porque ele vai te dar uma lista imperdível de alimentos que não contêm glúten.

Antes é preciso deixar claro que o glúten não é nenhum vilão. A questão é que algumas pessoas realmente precisam ficar longe da proteína. Estão inseridos neste contexto quem tem doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten. Para esses três casos, saber quais alimentos que não contêm glúten é uma mão na roda.

Oi? Você nem sabia que existiam esses três grupos de, digamos, intolerância ao glúten? Pois existem e é importante descobrir a qual deles você pertence.

LEIA TAMBÉM:

 

Por que eu passo mal quando consumo glúten?

Se você passa mal toda vez que consome alimentos que contêm glúten é provável que se enquadre em um dos grupos citados anteriormente. Por isso, reconheça os sintomas, procure um médico e após receber todas as orientações de um profissional é só aderir aos alimentos sem glúten.

Quando o caso é doença celíaca, o primeiro órgão afetado é o intestino. Se esse for o seu problema, o revestimento do intestino sofrerá alterações ao consumir alimentos com glúten e não conseguirá absorver bem os nutrientes. Aí, logo vão aparecer problemas como diarreia, desnutrição, perda de peso, distensão abdominal, anemia, feridas na boca e língua inflamada.

Na alergia ao trigo, o organismo sofre uma reação mais imediata porque o sistema imunológico é mais sensível ao alimento. As consequências vão desde coceira e vermelhidão na pele até náuseas, cólica, dor abdominal, refluxo, vômito, diarreia, congestão nasal, tosse e sensação de aperto torácico.

A sensibilidade ao glúten é a menos conhecida, mas vem sendo estudada por pesquisadores. Geralmente, só se consegue descobrir se uma pessoa faz parte desse grupo ao excluir as outras duas hipóteses. Para esses casos, os sintomas mais comuns são: diarreia, prisão de ventre, puns, cólicas intestinais, inchaço, dores de cabeça e enxaqueca.

 

Quando devo começar a consumir alimentos que não contêm glúten?

Bom, a resposta é simples e direta. Logo que o especialista diagnosticar que você tem doença celíaca, alergia ao trigo ou sensibilidade ao glúten, certamente ele vai cortar a proteína da sua dieta e recomendar que sejam adicionados alimentos sem glúten na dieta.

E isso pode acontecer em qualquer idade. Porém, em alguns casos, como na doença celíaca, os sintomas surgem mais frequentemente nos bebês assim que o glúten é inserido na dieta. E pode ser genético também. Por isso, fique atento se alguém na sua família já sofre com o problema.

 

Onde está e onde não está o glúten?

Nenhum dos sintomas descritos acima ocorre quando a dieta é a base de alimentos que não contêm glúten. Sendo assim, claro que o Que bem que faz preparou uma lista para que você acerte todas as vezes que sentir vontade de comer bolos, pães e tudo o mais.

Alimentos que contêm glúten

- Cevada

- Centeio

- Trigo

- Aveia

- Maionese

- Ketchup

Alimentos que não contêm glúten

- Amido de milho

- Fubá

- Farinha de mandioca

- Fécula de batata

- Farinha de soja

- Polvilho

- Araruta

- Flocos de arroz e milho

- Farinha de arroz

 

O que dá para comer na dieta sem glúten

  • Carnes
  • Leguminosas (ervilhas, feijão, soja, grão-de-bico)
  • Batata-doce
  • Inhame
  • Legumes e frutas
  • Pães, bolos, biscoitos e massas preparados com farinhas especiais
  • Leite e derivados

 

Dicas de receitas com alimentos que não contêm glúten

Entendeu tudo sobre a importância de consumir alimentos sem glúten? Então, chegou a hora de aprender receitas ótimas para ter sempre um cardápio delicioso para colocar na mesa.

Massas sem Glúten

Bolos sem Glúten

Pães sem Glúten

Biscoitos sem Glúten

Pronto, agora você já sabe tudo sobre alimentos que não contêm glúten e ainda tem receitas perfeitas para o dia a dia sem ter que ficar se privando de comidas deliciosas.


Perguntas Frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas