Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dieta de 1200 calorias, para quem é?

Legenda: 
Dieta de 1200 calorias: frutas

Já ouviu sobre a dieta de 1200 calorias? Sabe para que ela serve e para quem é destinada? Vem com a gente que contamos tudo sobre essa dieta e ao fim oferecemos uma sugestão de cardápio!

 

Como é a dieta? Para quem ela é recomendada?

A dieta dieta de 1200 calorias costuma ser recomendada para pessoas acima do peso que queiram emagrecer. Como toda dieta restritiva, ela é hipocalórica, ou seja: a ideia é a pessoa consumir menos calorias do que gasta para conseguir reduzir o seu peso. Outra característica que a dieta das 1200 calorias têm em comum com as dietas restritivas em geral é: não dá para segui-la por muito tempo, já que o nosso corpo precisa de calorias (e de outros nutrientes, claro; já vamos falar disso).

E como funciona a tal dieta das 1200 calorias? Bom, como o nome diz, a ideia é montar um cardápio para limitar o consumo de calorias da pessoa a 1200. E é aí que vemos a importância de ela ser bem orientada, porque essas 1200 calorias precisam ser bem escolhidas para garantir uma dieta equilibrada que não deixe a pessoa com falta de nutrientes. E como cada pessoa tem necessidades diferentes – determinadas por vários fatores, como idade, sexo, doenças, peso desejado etc. – é muito importante que a dieta das 1200 calorias seja acompanhada por um nutricionista.

Na dieta das 1200 calorias, as refeições precisam estar bem distribuídas ao longo do dia, em pequenas quantidades com intervalos menores, na tentativa de reduzir o apetite e evitar as “beliscadas” fora de hora.

 

Vantagem da dieta com 1200 calorias

A dieta de 1200 calorias, quando recomendada e bem orientada, é uma ótima oportunidade para a reeducação alimentar. Ao longo da dieta, a pessoa vai poder se acostumar a se alimentar de forma mais saudável (desde que a dieta seja planejada por um nutricionista!).

Além disso, a dieta das 1200 calorias costuma apresentar resultados rapidamente, mas que podem ser perdidos rapidamente também. Afinal, se depois a dieta a pessoa continuar com hábitos alimentares ruim nem fizer atividade física, fica difícil manter o peso.

 

Desvantagem da dieta

Como já avisamos, uma dieta com apenas 1200 calorias pode causar carências nutricionais se for seguida por muito tempo. Além disso, existe o risco de a pessoa começar a se preocupar mais com o quanto de calorias ingere e menos com a qualidade dos alimentos ingeridos.

Outra coisa a ter em mente é que a dieta das 1200 calorias pode aumentar o risco de a pessoa voltar a ganhar peso, dando início ao famoso e temido efeito sanfona, o que pode afetar a saúde do coração, por exemplo. Por isso, o importante é aprender a equilibrar a alimentação e atividade física, bem como ser acompanhado por um profissional habilitado.

 

Como é o cardápio da dieta de 1200 calorias?

Quem acompanha o Que Bem Que Faz, sabe que o cardápio das dietas restritivas – como a dieta cetogênica e a dieta da proteína – costuma ser daqueles de deixar a gente com fome só de ver. Com a dieta de 1200 calorias não é diferente. É por isso que só vale a pena segui-la se for com orientação especializada.

Para termos uma ideia do cardápio da dieta de 1200 calorias, vamos pensar que o café da manhã costuma ter 280 calorias – o que dá uma fatia de pão, café sem açúcar, dois ovos mexidos e uma fatia de mamão. No lanche da manhã, a pessoa pode comer um kiwi com uma colher de granola, o que dá 80 calorias. O almoço, de 360 calorias, pode ser arroz com feijão, mas em pequena quantidade, acompanhado de uma carne magra (um filé de frango, por exemplo) e um pouco de salada. Para obter 120 calorias no lanche da tarde, a pessoa que segue a dieta das 1200 calorias come uma fruta acompanhada de um copo de iogurte desnatado sem açúcar. Por fim, no fim do dia, as 360 calorias que faltam são obtidas no jantar com salada e queijos.

Outra coisa importante é que na dieta de 1200 calorias beber em média 2 litros de água por dia é necessário. Uma boa dica para quem tem mais dificuldade em beber água é preparar e consumir água aromatizadas.

Bom, agora que você já conhece a dieta de 1200 calorias, que tal explorar o mundo de informações que temos no nosso site? Você vai encontrar mais sobre outras estratégias nutricionais na perda de peso e várias dicas de saúde, alimentação e bem estar.

Lilian Barbosa, nutricionista


Perguntas frequentes

  • Quantos quilos eu posso perder fazendo a dieta de 1200 calorias?

    A perda de gordura depende de cada organismo e uns podem perder mais do que outros. Porém, você pode perder até 9 kg em 20 dias.

  • A dieta de 1200 calorias é segura?

    Ela é segura por manter uma quantidade boa de nutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras, além de não te privar de refeições.

  • REFERÊNCIAS

    https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-848144

    https://www.scielo.br/j/rbme/a/mhb3Xq9ytfWkrQkMTHHRzgg/?lang=en

    http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1560-43812015000300008&lang=pt

    https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-746737

    https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1888-75462014000300001&lang=pt

    https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0212-16112014000300024&lang=pt

    https://www.scielo.br/j/rn/a/YsxbPv5PJkHvrYsjLYPYd3n/?lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas