Legenda: Salada de Frutas

As fibras são um tipo de carboidrato – mais tecnicamente, são a parte não digerível de alimentos vegetais, e que resiste à digestão e absorção no intestino – presentes em muitos alimentos in natura e que trazem inúmeros benefícios para o nosso corpo, como a gente já mostrou aqui no Que bem que faz quando explicamos o que são as fibras e quais os benefícios delas. Além disso, a gente também falou de como os alimentos ricos em fibras ajudam a evitar a prisão de ventre.

Boa parte das frutas contém fibras, mas não só. Elas são fonte de uma série de nutrientes essenciais para a nossa saúde. Só para dar uma ideia, uma alimentação rica e equilibrada que inclui frutas (e que não se esquece de incluir os vegetais na dieta) ajuda a prevenir doenças do coração, a regular os níveis de açúcar do sangue e até diminui o risco para alguns tipos de câncer.

 

O mundo das frutas ricas em fibras

Agora, para dar mais aquele incentivo, a gente vai te passar uma lista de frutas que são ótimas fontes de fibras. E não vamos parar por aí. Para quem quiser dar uma variada, a lista também tem receitas fáceis de fazer com elas.

Explore à vontade as nossas dicas!

 

1. Abacate

É uma fruta tão rica que não ostenta só as fibras. Ele possui também vinte vitaminas e minerais diferentes: complexo B, vitamina C, vitamina A, fósforo, potássio, ferro, zinco. E não se espante aqui com a palavra gordura, porque a que está presente no abacate é conhecida, no popular, como "gordura boa". É aquela que te ajuda a melhorar níveis de colesterol, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e aumentando o HDL (colesterol bom).

O abacate também é uma fruta que não contém colesterol nem sódio, e o teor de gordura saturada é baixo.

 

2. Ameixa

É sabedoria popular que a ameixa solta o intestino, e solta bem rápido. A fama vem, claro, do alto teor de fibras que ela possui, especialmente fibra insolúvel. Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K; e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco. O suco de ameixa tem efeito de laxante natural, porque contém um álcool de açúcar chamado de sorbitol.

 

3. Mamão

Alimento rico em fibras, ajuda a reduzir inflamações por conta da quantidade de oxidantes que contém. Tem proteína, carboidrato, potássio, vitaminas A e C, e vitaminas do complexo B. Também é muito famoso por ser considerado um laxante natural, assim como a ameixa.

 

4. Tangerina

fibras e vitamina C são os nutrientes mais presentes nessa fruta. As tangerinas também são ricas em carboidratos, magnésio e potássio. Os nutrientes da fruta ajudam a manter a imunidade elevada, além de ajudarem, também, na cicatrização de feridas.

 

5. Manga

A manga tem fibras e, para melhorar, tem proteínas e vitaminas A, B e C, minerais e antioxidantes, potássio, magnésio e ferro.

 

6. Maçã

outra fruta poderosa e com a vantagem de ser “portátil”: dá para levar de um lado para o outro e comer zanzando pela casa sem problemas. Além das fibras, ela também é rica em vitaminas B1, B2, niacina, fósforo e ferro.

 

7. Banana

Ah, essa a gente come sem nem precisar saber que tem um monte de fibras e vários nutrientes: carboidratos, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco e vitaminas de A a E. Tá bom demais, hein? E não é mito quando alguém diz que a banana ajuda a evitar câimbras, viu. O potássio e os carboidratos, além da água contida nessa fruta, hidratam e dão energia ao corpo, o que resulta em menor possibilidade de ter essa dor súbita. O potássio também trabalha na contração muscular, o que ajuda ainda mais a evitá-la.

 

8. Pera

Vitaminas A, E e C, fibras, potássio, magnésio e cálcio são alguns dos nutrientes encontrados na pera. Ela ainda faz bem para o coração, ajuda o intestino a funcionar e ainda combate inflamações.

 

9. Laranja

É uma fruta muito famosa pelo seu alto teor de vitamina C, mas tem outras propriedades nutritivas muito importantes, incluindo as fibras. Além disso, tem cálcio, potássio, fósforo, vitaminas A e do complexo B. Para quem quer ingerir bem as fibras da laranja, é importante consumi-la com o bagaço.

 

10. Melancia

O maior componente dessa fruta é a água que, junto com a fibra, ajuda no bom funcionamento do intestino. A melancia também é rica em carboidratos e minerais. Além disso, é fonte de vitaminas A e C e do complexo B, potássio, cálcio, ferro e fósforo.

 

Perguntas frequentes:

1. Quais frutas são ricas em fibras?
Existem várias, mas você pode apostar pelo menos em dez: banana, abacate, ameixa, mamão, tangerina, manga, maçã, pera, laranja e melancia.

2. Qual a diferença entre laranja e tangerina?
Tangerinas são mais doces e laranjas, mais ácidas. Ambas são ricas em vitamina C e contribuem para uma dieta rica em fibras.

3. Banana ajuda a combater a prisão de ventre?
Sim. A banana também é uma fruta rica em fibras, que são um tipo de carboidrato presentes em muitos alimentos in natura.

4. Quais os benefícios das fibras?
Os alimentos ricos em fibras previnem a constipação (intestino preso) e reduzem o risco de doenças como diabetes e câncer. Também ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

 

Fontes:

delas.ig.com.br/alimentacao-e-bem-estar/2019-12-10/vilao-da-alimentacao-abacate-tem-gordura-boa-e-ajuda-a-perder-peso.html#:~:text=Benef%C3%ADcios%20do%20abacate&text=A%20nutricionista%20refor%C3%A7ou%20que%20o,repleto%20de%20vitaminas%20e%20minerais

healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado#TOC_TITLE_HDR_6

healthline.com/nutrition/11-proven-benefits-of-bananas#TOC_TITLE_HDR_6

orthomedcenter.com.br/mito-ou-verdade-a-banana-evita-caimbras/

hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vegetables-and-fruits/

healthline.com/nutrition/avocado-fodmap#avocados-fodmap-status

bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-mango

yhg3lf83h822dywx31eew1o7-wpengine.netdna-ssl.com/brasil/wp-content/uploads/sites/9/2016/05/11-Pota%CC%81ssio.pdf

cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.