Legenda: Alimentos que dão energia

Não vai ser por falta de opção que você vai encarar os desafios cotidianos com a bateria fraca. Imagine a cena: relatório para entregar, faxina para fazer e ainda ajudar as crianças nas tarefas escolares. De repente, a sua bateria acaba. E agora? Como dar conta de todas as atividades cotidianas sem energia? Aposto que você já passou por situações assim diversas vezes – e a solução pode estar no que você come. A alimentação é a nossa principal fonte de energia. É da comida que a gente tira os principais nutrientes para conseguir dar conta da nossa vida atribulada. Então, que tal uma listinha com 30 alimentos e bebidas que dão energia e nos ajudam nessa tarefa árdua? Vem com a gente!

1. Água
Tão essencial quanto o ar que respiramos, a água tinha que encabeçar esta lista dos alimentos que dão energia. Não só por ser a principal responsável pela hidratação do nosso corpo, como por ser a melhor distribuidora de nutrientes para o nosso organismo.

2. Batata-doce
Está aí um alimento que merece ser reverenciado. A batata doce é desses que sai distribuindo carboidratos, fibras, sais e vitaminas, e ainda vai tirando da frente as ameaças de complicações do organismo com suas doses de betacaroteno.

3. Maca Peruana
Essa tem história para contar. Vem lá dos primórdios dos tempos dos Incas e agora está virando estrela nos pratos de quem busca suas propriedades antioxidantes. Uma pitada de maca peruana e seu dia será bem mais produtivo. A maca pode ser consumida em qualquer hora do dia, é recomendada, inclusive, após uma atividade física, e pode ser diluída em pó no suco, na vitamina, no leite e até no café. Ela também é encontrada em cápsulas.

4. Pipoca
Sim, a pipoca, aquela companheira ideal na hora de ver um filme, também é uma comida que dá energia. Ela apresenta um alto teor de fibras, que ajudam a dar aquela sensação de saciedade. Só não vale exagerar.

5. Café
Está faltando energia para encarar o dia e cumprir seus compromissos? Precisa se concentrar no que está fazendo? Uma xícara de café pode ser a solução de seus problemas graças à cafeína, que atua na disposição e na atenção. Se ligou? Mas vá com calma, sem exageros.

6. Açaí
Quer uma fruta que dá energia? Pode apostar no açaí. E é bom mesmo sair correndo depois de uma bela tigela desse fruto amazônico, que tem um alto potencial calórico e vem acompanhado de proteínas e minerais.

7. Feijão
Nossa mãe sempre nos disse que tem que comer feijão pra ficar forte. De fato, esse grão é rico em nutrientes como carboidratos, proteínas e minerais, e pode ser consumido de diversas formas. Fica ao gosto do freguês.

8. Óleo de coco
Há comidas que dão energia e aquelas que também são saborosas, com um tantinho de gordura. Mas não é por ser saudável que deva ser consumido indiscriminadamente, o aconselhável é uma colher de sopa por dia, e o ideal é usá-lo frio na finalização de pratos quentes, como um azeite, na preparação de bolos e pães, ou na complementação de sucos e vitaminas, o que dará um gostinho final de coco. Evite as frituras.

9. Chocolate
Aqui a dica é: quanto maior o teor de cacau e menor o de açúcar, melhor é o chocolate enquanto fonte de nutrientes que fornecem energia para o nosso corpo. É no cacau que estão os flavonoides que atuam, inclusive, na nossa atenção e capacidade de raciocínio.

10. Água de coco
Mais uma boa desse fruto, que só não é bom se cair na nossa cabeça. A água de coco, ideal para repor as energias depois de uma sessão de malhação, vem com carboidratos, proteínas, vitaminas, sais e minerais na medida para nos sentirmos novinhos em folha.

11. Arroz integral
Ok, você pode até preferir o arroz branco, que também tem suas propriedades nutricionais que dão energia, mas o tipo integral é o mais eficiente nesse quesito, com uma grande vantagem de conter fibras, vitaminas e minerais, perdidas no processo de refinamento do arroz branco.

12. Mel
Entre os alimentos que dão energia, o mel é um dos mais eficientes coringas, pois pode ser usado em diversas ocasiões. Vale até aquela colherada quando se tem vontade de comer algo doce.

13. Quinoa
Com uma certa crise de identidade entre ser uma semente ou um grão, a quinoa se contenta em constar na lista dos alimentos que dão energia de um jeito saudável. Possuindo um rico valor nutricional em sua composição, basta se acostumar a usá-la em suas refeições.Pode ser encontrada nas versões integral, em flocos ou em pó - essa última substitui o trigo em qualquer situação. Também cai bem se acrescida ao suco ou à vitamina, polvilhada na salada e até como substituta do arroz.

14. Banana
No páreo das frutas que dão energia, a banana sai na frente pela sua praticidade: é só descascá-la na mão mesmo e repor as calorias que faltam para enfrentar o resto do dia – e, de quebra, ainda vêm importantes minerais e vitaminas (como o potássio e a vitamina B6) para o nosso organismo.

15. Goji Berry
Essas frutinhas usadas na tradicional medicina chinesa na prevenção de doenças também têm propriedades energéticas. Elas também podem funcionar como potentes fornecedoras de fibras.

16. Erva-mate
O que seria do gaúcho sem o chimarrão ou do mato-grossense sem o tereré? A erva-mate usada para essas e outras bebidas contém cafeína, que dá aquela ligada no nosso corpo. Há estudos que indicam que ela também funciona como antidepressivo.

17. Aveia
Quer se munir de energia por um bom tempo? Coma aveia. Vai bem com leite, com uma fruta e até polvilhada em uma salada. Esse cereal evita a sensação de estômago vazio.

18. Maçã
Com baixas calorias e carboidratos, a maçã nem parece uma fruta que dá energia, mas seu potencial em fibras e açúcares justifica a sua boa fama na alimentação nutricional. Ela também contém antioxidantes, que garantem o melhor aproveitamento do organismo na digestão.

19. Ovo
A proteína animal é uma das principais fontes de energia, e uma de suas melhores representantes é o ovo. O seu maior segredo está na clara, onde se encontra a leucina, o principal aminoácido que colabora na produção energética do nosso corpo.

20. Guaraná
Mais um representante à altura da cafeína, que ajuda na atenção e na concentração. Mas não adianta tomar um copo de refrigerante e achar que vai ficar ligado: o guaraná que dá energia é o que vem direto da fruta, em forma de pó, que pode ser diluído na água, no suco, na vitamina ou no iogurte, que também ajudam a disfarçar o seu gosto forte. O recomendado é de uma a quatro colherzinhas de café por dia.

21. Abacate
Batido com leite, amassado com um pouco de açúcar, temperado na guacamole ou servido verde na salada – o abacate é desses alimentos que dão energia e são multifuncionais. Além de rico em gordura boa, ajuda o organismo a absorver nutrientes.

22. Salmão
Se não tem salmão, vale a cavala, a truta, a sardinha, o atum ou qualquer outro peixe que possamos chamar de gordo – ou seja, que tenha um alto teor de Ômega-3, que é um potente anti-inflamatório e, consequentemente, um inimigo da fadiga.

23. Chá verde
Além de ser um outro agente da cafeína, apesar de agir de forma mais moderada , o chá verde pode entrar no rol dos alimentos que dão energia para malhar e ainda, de quebra, ajuda a eliminar gordura.

24. Pão integral
Um pãozinho para rechear e fazer um sanduíche, ou mesmo para passar manteiga ou outra pasta, é sempre uma maneira fácil e rápida de se alimentar e ganhar energia. A versão integral é que garante as fibras, que ainda podem dar uma forcinha para o intestino ficar em dia.

25. Oleaginosas
Se te falta tempo e vem a pergunta “o que comer para dar energia?”, castanhas, amêndoas, amendoins e nozes – as chamadas oleaginosas – são uma das melhores pedidas. Ricas em gorduras boas e em minerais e vitaminas, caem bem em qualquer hora do dia.

26. Folhas verdes escuras
Couve, espinafre, mostarda e demais verduras que apresentam a cor verde escura trazem um festival de sabor e nutrientes que deixam nossa energia no ponto certo. Ricas em vitaminas como a vitamina K e minerais, são ótimas opções na reposição de ferro para os vegetarianos.

27. Sementes
Espalhar um pouco de chia, linhaça ou mesmo semente de abóbora ou de girassol na comida ou no iogurte também traz energia para o corpo. Suas fibras auxiliam no bom funcionamento do intestino e dão aquela prolongada na nossa energia.

28. Leite
Fonte primordial de proteína animal quando nós, mamíferos, nascemos, o leite pode se tornar inadequado para quem desenvolve intolerância à lactose ou opta pelo veganismo. Sua versão vegetal, de soja ou de amêndoas, também é nutritiva, mas menos energética.

29. Iogurte
Eis outro alimento curinga que serve de fonte de energia em qualquer parte do dia. Seus açúcares servem como fonte de carboidratos, que dão aquela força nas nossas atividades diárias. A boa notícia é que a versão sem lactose também cumpre bem o seu papel.

30. Gengibre
Energia e bem estar são duas sensações que devem caminhar juntas, e o gengibre é um desses alimentos que ajudam nesse equilíbrio. Anti-inflamatório, antioxidante e preventivo contra gases e náuseas: essas são algumas das propriedades dessa raiz. Seu consumo é dos mais democráticos, vale desde um simples chá ou cubinhos para carregar na bolsa ou na mochila para colocar na boca durante o dia até receitas mais elaboradas que ganham o seu toque especial no paladar.

Agora você não tem mais desculpas. Insira estes alimentos na sua rotina e verá a diferença. Mas tem mais uma coisa: nada substitui uma boa noite de sono. Então lembre-se que descansar também é saudável.

 

Fonte:

onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/jhn.12368

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