Legenda: Café da manhã saudável

Você aproveita qualquer momento livre e corre para a academia para malhar o quanto pode, e une a esse esforço uma dieta equilibrada. Mesmo assim, acorda todos os dias em cima da hora para ir ao trabalho e não consegue se alimentar bem pela manhã, porque nunca dá tempo de organizar uma boa refeição. Ou você é daqueles que usam o soneca, e só fica só adiando a hora de levantar e nunca tem tempo pro café da manhã? Não importa, seja qual for a sua rotina, temos várias dicas para ter um café da manhã saudável e fácil. E se por acaso você estiver querendo  ficar mais fit, como dizem por aí, e até emagrecer, vamos te ajudar também.

A pressa não pode ser desculpa para pular o café da manhã, já que essa é a principal refeição do dia e precisa ser feita, principalmente se a meta é perder peso. Comer bem no café da manhã vai garantir um melhor desenvolvimento no trabalho e em todas as atividades do dia, inclusive no desempenho dos exercícios físicos.

Para ter uma boa alimentação ao acordar, é importante incluir no cardápio proteínas, frutas e carboidratos - como grãos e cereais, dando preferência às versões integrais. Encontrar esses nutrientes é muito simples: Eles estão presentes nos ovos, queijos, frutas, sementes, castanhas, pão integral e aveia.

E toda essa preparação precisa começar no supermercado. Afinal, como você acha que vai conseguir fazer um café da manhã saudável e fácil se não tiver os ingredientes? Esse é o momento mais apropriado para encher o carrinho de alimentos nutritivos e evitar a velha desculpa de não ter comido de forma decente por falta dos preparos ideais.

Leia também:

 

Café da manhã nutritivo

Estudos já mostraram que um café da manhã saudável é peça chave na rotina de quem quer perder peso. Um corpo bem alimentado logo cedo faz o metabolismo acelerar e gastar mais energia. Quem sai de casa correndo e esquece ou deixa de lado essa refeição acaba não gastando calorias e isso atrapalha o corpo na hora de eliminar os quilinhos a mais.

É o café da manhã saudável para emagrecer que definirá o resto do dia. Por isso, é importante consumir os alimentos ideais para se sentir saciado e não perder a linha.

Para não errar a mão, é bom ter em mente os ingredientes perfeitos para tornar a receita segura e acertar em cheio na refeição. Alimentos ricos em fibras reduzem o apetite, mantendo seu corpo em bom funcionamento e evitando aqueles beliscos fora de hora; além de serem responsáveis por dar uma ajudinha ao intestino preguiçoso.

As proteínas também são super importantes nessa caminhada rumo à perda de peso. Ovo, leite, queijo e iogurtes devem estar sempre na mesa do café da manhã, pois é neles onde mais encontramos este nutriente. A seguir, uma série de receitas perfeitas para um café da manhã saudável e fácil para emagrecer.

 

5 receitas com Ovo para variar o café da manhã

Ovo é o tiro certo para quem precisa de proteína no café da manhã. É o alimento perfeito para ficar saciado por mais tempo e chegar ao almoço sem desesperos por mais comida. E a praticidade de ter ovo quase sempre na geladeira ajuda a variar seu preparo: pode ser simplesmente mexido ou em forma de crepioca, o que importa é não deixá-lo faltar no cardápio.

E se tem proteína, tem fonte de energia para o organismo. Os músculos contam os nutrientes do ovo para se formarem e fortalecerem. O sistema imunológico também agradece a ingestão desse alimento, rico em vitaminas que dão uma forcinha para as defesas do corpo.

 

5 receitas com Iogurte super fáceis

Outra fonte ótima de proteína é o iogurte. Este produto lácteo é ótimo para ajudar a emagrecer por um motivo bem simples: ele eleva as taxas dos hormônios responsáveis por promover a saciedade. Misturado com frutas vermelhas, deixa a refeição ainda mais vitaminada.

 

5 receitas de tapioca para variar o pãozinho

Ah, uma tapioca bem recheada! Opa! Calma aí. Tapioca é saudável, mas é preciso ter muito cuidado com os recheios. Frango, queijo branco e ricota, tudo bem. Mas, exagerar vai jogar por água abaixo todos os planos da dieta equilibrada tão desejada. E definitivamente não é isso que queremos.

A tapioca é saudável, gostosa, fácil de fazer e não contém glúten.

 

5 frutas para comer no café da manhã

  • Abacaxi - é uma fruta capaz de aumentar as funções de defesa do nosso corpo, lembra que falamos do sistema imunológico (matéria imunidade). Por conter a  bromelaína - uma enzima contida no abacaxi que ajuda na digestão - reduz a inflamação do intestino. Rico em vitamina C, pode se transformar em um suco delicioso – sem açúcar, por favor. Experimente fazer com hortelã. Fica divino!
  • Banana - é ótima para dar energia. A vitamina de banana é perfeita para começar o dia com as baterias recarregadas, além de ter minerais como, potássio e magnésio. Entre os benefícios do potássio estão o bom funcionamento dos músculos e o fortalecimento dos ossos. O magnésio, por sua vez, dá energia, sensação de bem-estar e previne doenças. 
  • Maçã - pode ser saboreada sozinha ou em uma salada de frutas e até nas vitaminas. É rica em fibras, por isso garante saciedade.
  • Uva - pode ser consumida ao natural, mas um suco de uva com leite é bem mais nutritivo e energético, concorda? Além de super saborosa e prática, a uva é repleta de compostos fenólicos, substâncias que são antioxidantes poderosos, além de serem antimicrobianos!
  • Mamão - esse não pode faltar na mesa de quem tem o intestino preso. É rico em vitamina C, carotenoides e polifenois  importantes para o organismo e, quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. Também pode ir junto com a banana em uma vitamina, ou na salada de frutas.

 

E pra dar aquela vitaminada...

Se é um mix de coisas saudáveis que você quer consumir de uma só vez no café da manhã, a receita é uma boa vitamina. Pode ser com apenas uma fruta, ou uma mistura delas. O leite é a porção que faltava para enriquecer a receita e, na vitamina, ele não falha. A refeição ficará completa, com todas as propriedades de uma boa alimentação, e te dará muita energia para começar o dia. Usando leites desnatados, a dieta se manterá em dia.

 

Sucos de frutas

Os sucos de frutas são deliciosos e muito nutritivos. Claro que os nutrientes desses sucos estão no fato de eles serem consumidos em sua forma natural. E dá pra fazer várias combinações para enriquecer ainda mais a refeição.

 

Perguntas frequentes:

Por que pular o café da manhã faz mal?
Um café da manhã saudável garante melhor desenvolvimento das atividades diárias e também nos exercícios físicos.

O que comer em um café da manhã saudável?
Inclua no cardápio proteínas, frutas e carboidratos - como grãos e cereais. Esses nutrientes estão presentes nos ovos, queijos, frutas, sementes, castanhas, pão integral e aveia integral.

Como substituir o pãozinho no café da manhã saudável?
Primeiro cuidado nos recheios que estão usados, porque eles podem ter mais calorias que o próprio pão. Mas, se a intenção é mesmo substituir, opte pelo pão em sua versão integral. Também é possível variar o cardápio adicionando tapioca ou crepioca.

O que comer em um café da manhã para emagrecer?
Optar por alimentos fontes de fibras e proteínas pode ser uma boa, pois estes nutrientes, presentes nas frutas no ovo, leite, queijo e iogurtes, são responsáveis por ajudar a garantir a saciedade.

Como manter uma dieta saudável para emagrecer?
Bem, planejamento pode ser um caminho importante a se seguir. Consultar um especialista também vai ajudar você nessa missão.

 

Referências

saudedafamilia.org/sua_saude/alimentacao_saudavel_etapa-2.pdf

qbemqfaz.com.br/alimentacao/surra-de-proteina-cafe-da-manha-para-quem-quer-inclui-la-na-dieta/

healthline.com/nutrition/is-fruit-good-or-bad-for-your-health#TOC_TITLE_HDR_5

healthline.com/health/fruit-combos-for-breakfast#6.-Energy-plate:-Banana,-avocado,-apple

healthline.com/nutrition/12-best-foods-to-eat-in-morning#TOC_TITLE_HDR_2

pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23304525/

scielo.br/j/rbf/a/yMPdbd6TFkYcgJ3PNrLcbfn/?lang=pt

vponline.com.br/portal/noticia/1202/metabolitos-bioativos-da-banana-e-seu-beneficio-a-saude

scielo.br/j/cr/a/krkSBb9Vg5xCJVMkKxsmZkc/?lang=pt

scielo.br/j/cr/a/VPhvKt7jHrJ3QN9RZbvHFMD/?lang=pt

ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/2157-2/

posestacio.com.br/a-importancia-do-potassio-para-a-saude/noticia/594

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.