Créditos: GettyImages
Legenda: Tem hora que é melhor mastigar algo do que falar besteira

Prazos apertados, exigências mil, mensagens fora do horário de expediente. Se você não se lembrou do seu chefe, saiba que você tem muita sorte. Mas que a verdade seja dita, mesmo que seu chefe seja gente boa (tomara), sempre tem aquele momento em que ele te irrita e isso piora seu humor.

Em vez de responder de maneira atravessada, o melhor é encontrar alternativas para lidar com o estresse do trabalho sem colocar o emprego em risco: respirar fundo, levantar-se, beber água, conversar com alguém próximo e até mesmo comer alguma coisa. Se você já devorou um chocolate depois de uma bronca ou colocou no prato tudo que tinha no quilo depois de uma reunião, tamo junto!

LEIA TAMBÉM

Descontar as emoções na comida é algo que acontece e ajuda a acalmar os ânimos. Já diziam os sábios: é melhor mastigar alguma coisa em vez de responder atravessado para a chefia. Mesmo sabendo que aquele bombom ou o bolo de pote da lanchonete é tudo que você quer nesse momento, não queremos arranjar outro problema né?

1. Chocolate amargo

OK, não dá para fugir dessa iguaria divina chamada chocolate. Mas vamos combinar que você pode subir um pouquinho o nível de cacau e investir nas versões mais amargas? A partir de 70% os nutrientes presentes no chocolate ajudam a acalmar e ativar o sistema de recompensa do cérebro. Também estimulam à produção de endorfina, a nossa droga da felicidade e atuam no combate aos radicais livres, os terríveis oxidantes que transformam a raiva em rugas. Xô!

2. Castanha-do-pará

Se você soubesse a bagunça que o estresse é capaz de fazer no seu corpo, pensaria duas vezes antes de se exaltar. Sabe aquela sensação de batimento e respiração acelerados, tremedeira, musculatura tensa e mente à milhão? Culpe seus hormônios (e seu chefe).

Então, mastiguemos algo gostoso e que alivia o estresse, como a castanha-do-pará. Rico em um nutriente chamado selênio, é bastante útil para essas horas e um bom snack para dividir com os coleguinhas que também passam nervoso.

3. Cereais

Quando o nervosismo e a raiva aparecem, uma forma eficiente para se acalmar é comer cereais, como os integrais de trigo, arroz e aveia. Eles são ricos em vitaminas do complexo B e ajudam na produção de serotonina, um hormônio que ajuda a acalmar e a trazer mais clareza mental para não fazer besteira. Morder alguma coisa crocante também ajuda a descontar um pouco da raiva do chefe, sem colocar ninguém em perigo.

4. Bananas

Assim como os cereais, a banana possui vitamina B6, importante para a produção de serotonina no organismo. Essa substância tem muitas funções e uma delas é regular o humor. O bom é que banana é uma fruta fácil de levar, de encontrar e que tem um sabor mais doce (ao contrário da vida, risos nervosos).

5. Iogurtes

Os iogurtes são bons aliados da saúde intestinal, a que mais sofre com as oscilações de humor e altos níveis de estresse. O intestino é conhecido como o segundo cérebro do corpo humano e é nele que grande parte daquela mesma serotonina é produzida. Alimentos com probióticos auxiliam em uma flora intestinal saudável e equilibrada, além de deixar tudo no corpo mais reguladinho. Portanto, se você perceber que está com os níveis de estresse à flor da pele, preste atenção em como está seu intestino. Seu bom humor agradece.

Enquanto você não consegue mudar as atitudes da chefia, pelo menos as compensações na comida podem ser melhores do que ela. Tomar café com ódio dá azia, viu?

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.