Legenda: Salada de Vegetais

O Que bem que faz já falou da importância das 10 frutas cheias delas. Para te ajudar ainda mais, chegou a vez de revelar 5 dos vegetais fontes de fibras. Vamos conversar um pouco sobre ervilha, couve, batata-doce, cenoura e milho?

Ah, sim, uma coisinha antes: os vegetais não tem só fibras, não! Eles estão cheios de outras coisas boas para a nossa saúde e por isso vão aparecer sempre que o assunto for uma dieta equilibrada. E como nenhum vegetal sozinho tem tudo de que o nosso corpo precisa para funcionar direitinho, você pode diversificar o cardápio sem medo de ser feliz – o que não vai ser difícil com as receitas que a gente trouxe aqui para você.

 

Conheça 5 vegetais super ricos em fibras

1. Ervilha

4 colheres de sopa de ervilha têm 5g de fibras. E essa não é a única vantagem de consumir ervilha. Ela também tem outros nutrientes importantes para contribuir para uma dieta super saudável, entre eles vitaminas A, C e B9 (ácido fólico) e minerais – com destaque para magnésio, que é pode ajudar na formação dos ossos e dentes, e ainda contribui para o bom funcionamento dos nervos e músculos.

 

2. Milho

as mesmas 4 colheres de sopa de milho tem o equivalente a 4,4g de fibras. O milho é um grão que a gente come com a casca, que é a parte dos alimentos que costumam ter mais fibras. Além disso, é rico em carboidratos, proteínas, vitaminas do complexo B e vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco.

 

3. Cenoura

Uma cenoura média tem 3g de fibras. Também é muito rica antioxidantes, minerais e betacaroteno. É do betacaroteno que vem a vitamina A, que ajuda na visão. E para os Pernalongas de plantão, uma dica: a cenoura crua é ainda mais benéfica para o organismo.

 

4. Batata-doce

duas fatias de batata-doce têm em média 3g de fibras. E ela não é só comida de quem puxa ferro na academia. Ou pelo menos não deveria ser. Além das fibras, é fonte de vitamina A, C e antioxidantes, prevenindo vários tipos de doenças. E uma das grandes vantagens da batata-doce é que os açúcares presentes nela entram de forma mais lenta no organismo, por conta das fibras presentes nela.

 

5. Couve

apenas 100g de couve (mais ou menos meio maço) já têm 3,1g de fibras alimentares, imagina na salada ou no caldo verde o sucesso que vai ser. Ela também é rica em cálcio, o que é bom para o fortalecimento dos ossos. Já a vitamina C presente na couve previne infecções. Ela ainda pode ajudar a combater doenças como asma e bronquite, e tem ação antiinflamatória.

Agora que você já conhece esses vegetais ricos em fibras, é hora de dar aquela melhorada na dieta.

 

Perguntas frequentes

1. Quais os vegetais ricos em fibras?
Couve, batata-doce, milho, cenoura e ervilha. Mas você pode acrescentar outros vegetais também ricos em fibras na sua dieta, como beterraba, brócolis e espinafre.

2. Por que ter vegetais ricos em fibras na dieta?
As fibras contribuem para fazer o intestino deixar de ser preguiçoso, colocando um fim nas dores abdominais, inchaços e gases. Além disso, também dão sensação de saciedade e ajudam no controle do colesterol.

3. Qual a quantidade de fibras que devo ingerir por dia?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, para um adulto saudável, de 25g a 35g por dia.

4. Em quais outros alimentos as fibras estão presentes?
Nas frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas. Também podem ser encontradas em alimentos fortificados.

 

Fontes:

embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/ervilha

msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-eletrol%C3%ADtico/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-a-fun%C3%A7%C3%A3o-do-magn%C3%A9sio-no-organismo#:~:text=O%20magn%C3%A9sio%20%C3%A9%20necess%C3%A1rio%20para,e%20ao%20metabolismo%20do%20pot%C3%A1ssio

dicasdemulher.com.br/alimentos-ricos-em-fibras/

unimed.coop.br/web/cascavel/medicina-preventiva/espaco-saude/couve

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