Legenda: Iogurte com cereais e frutas

Tem coisa melhor do que fazer um lanchinho no meio da manhã ou da tarde? Seja no trabalho ou até mesmo em casa, tem hora que a fome aperta e a gente precisa de um lanche. Mas aí vem logo o peso na consciência. Será que estou me alimentando bem? Calma, não se desespere. Há sempre uma solução para tudo. E se dissermos que existem opções que, além de extremamente saborosas, vão te deixar saciado e podem ajudar no processo de emagrecimento?

Mas como comer vai me ajudar a perder peso? Ora, depende do que você come. Alguns alimentos são ricos em fibras e outros nutrientes que irão te dar uma sensação de saciedade.

Lembrando que esse texto serve para te dar algumas dicas, mas uma consulta com um especialista é essencial.

Aqui vão 10 dicas para você não ter mais desculpas para fazer lanches intermediários de um jeito prático e nutritivo.

 

Lanches para ajudar a perder peso

1. Mix de castanhas (nuts)

Práticas, as castanhas são um lanche que podemos chamar de quase perfeito. Além de saborosas, inúmeros estudos apontam que ingeri-las em uma quantidade moderada pode ajudar você na luta contra a balança.

Além disso, elas também ajudam a reduzir os riscos de adquirirmos determinadas doenças, como depressão, câncer, entre outras. Sem contar que nos fornecem quantidades balanceadas de gorduras boas, fibras e proteínas.

Agora imagine ter tudo isto em um lanche que basta colocar em um potinho e levar com você para onde quiser. Uma boa quantidade é que caiba em um punhado. Ótimo, não?

2. Iogurte grego e frutas vermelhas

Outro lanche que não vai te dar trabalho algum. Esta combinação é riquíssima em nutrientes. Sendo uma boa fonte de proteínas, o iogurte grego também vai lhe fornecer boas quantidades de potássio e cálcio.

Já as frutas vermelhas tem uma enorme quantidade de antioxidantes – extremamente importantes para a prevenção de várias doenças.

Apenas 100 gramas de iogurte grego com 50 gramas de frutas vermelhas vão te proporcionar aproximadamente 10 gramas de proteínas. Isto tudo em apenas 150 calorias.

3. Maçã com manteiga de amendoim

Aposto que você não sabia que esta combinação daria certo. Pois pode confiar na gente, você vai adorar. Além de saborosas, as maçãs são repletas de antioxidantes que ajudam na saúde do intestino e no combate a doenças do coração. Elas também são ricas em fibras.

Já a manteiga de amendoim também vai cuidar do seu coração. Estudos apontaram que a sua ingestão faz com que aumente o chamado colesterol bom e reduza o mau, assim como também os triglicerídeos. Quer coisa melhor do que sabor e saúde juntos?

Porém, é melhor ir com calma. Não é recomendável consumir a manteiga de amendoim em excesso, pois ela é muito calórica. Além disso, dê preferência para opções sem açúcar.

4. Iogurte natural com sementes de linhaça e canela

Essa combinação vai ficar deliciosa, além disso, estes três alimentos juntos são extremamente saudáveis.

O iogurte natural é rico em probióticos, que são microorganismos vivos que trazem uma série de benefícios para nossa saúde, tais como: prevenir certas doenças e regular nossa atividade gastrointestinal.

Já as sementes, são famosas entre quem quer perder peso. E elas podem mesmo ajudar, já que contêm uma boa quantidade de fibras, que ajudam a manter a gente saciado por mais tempo. Além disso, elas podem também reduzir o risco de câncer de mama e controlar a quantidade de açúcar no nosso sangue.

Por fim, a canela. Ela também é boa para ajudar a reduzir o açúcar na corrente sanguínea, e de quebra ajuda a manter a saúde do nosso intestino.

Você ainda pode combinar o iogurte com castanhas ou até mesmo frutas. Que tal uma receitinha?

Iogurte Natural Mel com Aveia e Morango no Potinho

Ingredientes

  • 1 pote de Iogurte NESTLÉ® Natural Mel
  • 1 colher (sopa) de Aveia Flocos NESTLÉ®
  • meia colher (chá) de sementes de chia
  • meia xícara (chá) de morangos fatiados
  • 1 castanha-do-pará picada grosseiramente

 

Modo de preparo

  • Em um recipiente, misture o Iogurte NESTLÉ com a NESTLÉ Aveia e as sementes de chia.
  • Em um recipiente com tampa, coloque metade da mistura de Iogurte, distribua os morangos fatiados, cubra com a outra parte da mistura e salpique a castanha-do-pará.
  • Leve para gelar até o momento de servir.

 

5. Chocolate amargo e amêndoas

Uma boa opção para quando bate aquela vontade de um docinho pós almoço ou no meio da tarde. Prático, gostoso e nutritivo. Quer mais o que? O chocolate amargo é rico em um composto bioativo chamado flavonóide. Ele ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, como também reduzir a pressão arterial. Os mais indicados são os chocolates 70%.

Já as amêndoas são ricas em um tipo de gordura que é saudável para o coração e ainda têm efeitos no controle do açúcar no sangue. Elas também servem para trazer a sensação de saciedade, o que ajuda a perder peso. Assim como falamos acima, um punhado de amêndoas é uma boa quantidade.

Além disso, tanto o chocolate amargo quanto as amêndoas são ricos em magnésio.

6. Frutas variadas

Esse aí não tem mais fácil. É só pegar e comer. Aqui estamos falando de laranjas, uvas, maçãs, peras, bananas, ameixas... São muitas opções. Escolha uma e seja feliz. Mas, lembre-se: sem exageros.

Dicas:

  • Fique atento à sazonalidade das frutas. Assim você terá frutas de melhor qualidade, a um preço mais acessível e ainda dificilmente você irá enjoar de alguma delas.
  • Como já mostramos acima, você pode combinar essas frutas com outros elementos, como por exemplo um iogurte natural.
  • Tente variar o máximo possível de frutas para aproveitar todos os nutrientes que elas possam te proporcionar.

 

7. Queijos

Assim como o item acima, e tantos outros, esta opção de lanche também é extremamente prática. No máximo, o que você irá precisar é de um local para armazenar seu queijo. Fora isso, mais nada. E quando falamos de queijo, há uma ampla gama, como por exemplo o cottage, a ricota, entre outros.

100 gramas de queijo Minas Frescal, por exemplo, contém apenas 264 calorias e fornece 17,4 gramas de proteína.

Além disso, apesar de algumas opções de queijo serem ricas em gordura saturada, não é claro o papel do queijo na contribuição para o aumento no risco de desenvolvimento de doenças do coração – assim como, em quantidades moderadas, o consumo de queijo não aumenta o nível de colesterol ruim, de acordo com estudos.

O queijo pode ser consumido puro ou combinado com outros alimentos, como tomate cereja, torradas integrais, pão naan, entre outros. Uma boa opção é o Espetinho de Queijo Fresco, Tomate-Cereja e Nozes.

8. Shake de Whey Protein

Um shake é uma ótima opção de lanche um pouco mais “robusto” entre as refeições. Além do ganho de músculos, estudos apontam que o whey protein também tem efeito na perda de gordura e melhora da composição corporal.

Opções de combinação não faltam para você, o seu preparo pode ser com leite ou com água.

9. Ovos cozidos

Apesar de necessitar de um mínimo preparo, essa receita também é prática e saborosa.., são riquíssimos em nutrientes, como proteínas e vitaminas K e B12.

Pelo fato de saciarem rápido e facilmente, os ovos fazem com que você reduza a quantidade de calorias que consumiria caso tivesse se alimentado com outra comida.

Muitos consideram os ovos um vilão, devido ao alto teor de colesterol. Porém, estudos feitos recentemente apontam que, se o consumo for moderado, não há com o que se preocupar em relação a isto.

 

Perguntas frequentes

Como comer pode me ajudar a perder peso?
Vai depender do alimento que você está ingerindo. Determinados alimentos nos trazem a sensação de saciedade, fazendo com que a gente coma menos e consequentemente ajuda na perda de peso.

Quais alimentos trazem uma sensação de saciedade maior?
Alimentos ricos em fibras e outros nutrientes, a exemplo das nozes, algumas frutas e ovo cozido.

Comer de 3 em 3 horas emagrece?
A ideia de se comer de 3 em 3 horas é evitar que se passe muito tempo em jejum - o que pode fazer com que você coma em quantidades exageradas. Mas não vale comer de 3 em 3 horas e deslizar na qualidade e quantidade dos alimentos. Equilíbrio é sempre a palavra chave!

 

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/29-healthy-snacks-for-weight-loss#TOC_TITLE_HDR_4

https://www.receitasnestle.com.br/foodlist/lanchinhos-saudaveis

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.