Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Qual a diferença entre light, diet e zero?

Legenda: 
Diferença entre light, diet e zero

Quando vamos ao supermercado ou à padaria, vemos produtos com light, diet ou zero alguma coisa escritos nas embalagens. Às vezes, até pegamos um deles na intenção de começar uma alimentação mais saudável ou algo do tipo, mas será que é isso mesmo que esses produtos garantem?

Neste artigo vamos te explicar qual a diferença entre light, diet e zero, além de te orientar qual deles é a melhor opção para o seu caso. Isso te ajudará a escolher os melhores produtos e saber como eles podem fazer a diferença na sua alimentação.

 

Produtos light

Os produtos light (do inglês “leve”), como leites condensados, iogurtes, cremes de leite e outros, geralmente causam muita dúvida para quem vai fazer as compras. Pasmem! Eles realmente podem ser úteis para quem está fazendo algum tipo de dieta ou quer consumir o mesmo produto com menos calorias e vamos te explicar o motivo.

Esses alimentos têm a redução de até 25% de algum nutriente, como gordura ou açúcar, o que faz com que seja menos calórico em alguns casos. Mas, é importante sempre ler os rótulos, porque por mais que tenha essa diminuição de algum dos nutrientes, nem sempre ele será menos calórico.

Isso significa que, se você quer algum produto com menos calorias, os produtos light são a melhor opção, desde que você sempre leia os rótulos e se atente à qualidade do produto.

 

Produtos diet

Já os produtos diet (do inglês “dieta”) são bem diferentes dos lights. Isso porque eles não têm uma redução de algum nutriente, e sim quantidades insignificantes ou até mesmo a retirada total.

Os diets são recomendados para pessoas com alguma restrição, seja de açúcar, sódio, proteína ou outro. Contudo, para compensar a retirada desse elemento, são colocados outros ingredientes. Esses ingredientes, como os edulcorantes (que dão sabor doce), adoçantes ou até mesmo gorduras, são usados para manter o sabor e a textura.

Isso significa que nem sempre esses produtos vão ter menos calorias. Pelo contrário, podem até mesmo ter mais do que o tradicional, já que essa adição pode ser de gorduras, por exemplo. Se está querendo emagrecer, talvez os alimentos diet não sejam os melhores aliados.

Produtos diet são recomendados para pessoas que não podem comer em excesso algum nutriente determinado, como por exemplo as geleias diet, sem adição de açúcar, são ótimas para os diabéticos que precisam ficar um pouco mais longe de produtos açucarados.

 

Produtos zero

Ainda temos os produtos zero, que podem ser “zero açúcar”, “zero lactose”, zero qualquer outro ingrediente. Quer dizer que esse alimento não tem tal ingrediente ou uma quantidade muito insignificante, como no caso dos “zero açúcar” com 0,5g a cada 100g do produto, no máximo.

Esses alimentos podem ser usados por pessoas com alguma restrição alimentar, como os intolerantes à lactose, ou alguém que está fazendo dieta. Mas a necessidade de ler os rótulos ainda continua.

 

Alimentação e saúde

Algumas doenças, como a diabetes, a intolerância à lactose e alergias alimentares estão muito ligadas à alimentação. Pessoas com essas condições precisam de uma dieta diferente, além de sempre estarem atentos aos rótulos dos alimentos que compram.

Diabetes

Os diabéticos precisam regular o consumo de açúcares, e é aí que a importância de saber qual a diferença entre light, diet e zero entra. Nem sempre um produto light vai ser o mais adequado, já que ele ainda pode ter quantidades relativamente elevadas de açúcar.

Os produtos diet sem adição de açúcares e os zero açúcar são os mais recomendados para as pessoas com diabetes. Assim comem a menor quantidade de açúcar possível.

Intolerância à lactose

Intolerantes à lactose podem consumir produtos com baixo teor de lactose e/ou zero lactose. A diferença entre os dois parece bem sutil, mas é bem grande para quem não pode exagerar no consumo desse açúcar do leite.

Leites e derivados com baixo teor de lactose tem uma redução desse açúcar, mas ainda apresenta mais de 10 miligramas de lactose a cada 100g do alimento. Já os que são zero lactose menos ou exatamente 10 miligramas de lactose a cada 100g do laticínio.

Todos os produtos possuem no rótulo a descrição da presença ou não de lactose em negrito, o que facilita a leitura da embalagem.

Alergias alimentares

Pessoas com alergias alimentares sempre precisam estar muito atentas aos ingredientes e os rótulos para que reações alérgicas sejam evitadas. Explicando de maneira simples, as reações alérgicas são uma resposta do nosso sistema imunológico, que protege o nosso corpo contra agentes externos.

Quando nosso corpo entende que aquela substância nos faz mal, nossas células de defesa atacam e uma série de hormônios e outras substâncias são produzidas pelo organismo. Quando falamos de uma alergia alimentar, estamos falando de um corpo que entende que alguma substância presente na comida pode fazer mal ao organismo, fazendo com que as células de defesa entre em ação. Daí surgem as reações alérgicas.

As reações podem causar sintomas como:

  • Coceiras e manchas na pele;
  • Espirros;
  • Dores de barriga;
  • Vômitos e diarréias;
  • Falta de ar;

Em alguns casos mais graves, a pessoa ainda pode ter um choque anafilático. Essa resposta radical do nosso corpo resulta em inchaço no rosto, mãos e até na região da garganta, impedindo a passagem de ar.

Por isso, sempre esteja em dia com a sua saúde e saiba se tem alguma alergia, intolerância ou doenças. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo a prevenção e melhor a qualidade de vida.

Nossos textos não substituem um acompanhamento médico e nutricional. Sempre visite seu médico e faça seus exames de rotina, isso é qualidade de vida e autocuidado!

Se gosta de textos como esse, acompanhe as novidades do Que Bem que Faz e leia mais conteúdos sobre saúde e alimentação!


Perguntas frequentes

  • Qual a diferença entre light, diet e zero?

    A diferença entre light, diet e zero, é, de forma resumida:

    Light: produtos que tem uma diminuição de, pelo menos, 25% de algum nutriente;

    Diet: produtos que tem quantidades insignificantes ou a retirada total de algum nutriente - sendo substituído por outro;

    Zero: produtos que têm a retirada de algum nutriente;

  • O leite zero lactose é doce?

    Por incrível que pareça, os leites zero lactose tem um sabor levemente mais adocicado do que os leites comuns. Isso porque, quando é adicionada a enzima lactase para quebrar o açúcar presente no leite, a lactose passa a ser galactose e glicose. A lactose separada em galactose e glicose faz com que sintamos mais facilmente o sabor adocicado, por serem açúcares mais simples - ou seja, que são mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo.

  • Produtos diet ajudam a emagrecer?

    Bom, não necessariamente. Os produtos diet, muitas vezes, substituem os nutrientes que retiram, podendo torná-los mais calóricos. Um exemplo são a maior parte dos chocolates diet, que tem mais gordura adicionada para que a textura e o sabor continuem agradáveis, e consequentemente são mais calóricos do que o chocolate tradicional.

Fontes:

https://www.fsp.usp.br/crnutri/index.php/2017/01/11/alimentos-diet-light-zero-o-que-significam/

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/entenda-o-que-sao-produtos-light-e-diet#:~:text=Os%20produtos%20light%20(leve%2C%20em,j%C3%A1%20que%20n%C3%A3o%20cont%C3%AAm%20a%C3%A7%C3%BAcar.

https://www.ufrgs.br/lidia-diabetes/2017/05/05/produtos-diet-light-e-zero-qual-a-diferenca/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas