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Adoçamento Natural: o sabor doce que vem direto da natureza

Créditos: 
GettyImages
Legenda: 
Adoçantes

Você sabia que o açúcar comum, aquele branco e refinado, que usamos no dia a dia, não é o único jeito de adoçar os alimentos que tanto amamos? Claro, existem os adoçantes químicos que já fazem essa substituição, mas a indústria de alimentos segue inovando diariamente e buscando opções mais saudáveis e naturais de deixar sua vida mais doce. Além do que, você sabe: açúcar refinado demais não é legal.

O adoçamento natural, com base em técnicas e matérias-primas diversas, acabou se tornando popular como uma maneira de substituir o açúcar branco refinado. A seguir, a gente te apresenta alguns adoçantes baseados em ingredientes da natureza. Preparados?

Bom, além das opções mais conhecidas como stévia, mel e açúcar de coco, existe um outro jeito de extrair doçura de ingredientes naturais, quer saber como?

 

O que é a maltose?

Vamos falar um pouquinho de ciência? Juro que não vai ser difícil! Seguinte, aquele açúcar branquinho que você vê sendo usado na maioria dos alimentos é mais conhecido como sacarose. Ele surge da união de dois açúcares “menores”, chamados de glicose e frutose. No entanto, existem outros jeitos de se obter açúcares, e um meio encontrado para chegar neles é a maltose.

Diferente do açúcar refinado, a maltose é resultado do encontro de duas glicoses unidas, sem o elemento da frutose. É bem comum encontrar esse tipo de adoçamento hoje em dia em alimentos como achocolatados e bebidas energéticas, que usam como base sementes e outras partes de plantas à medida que elas usam energia para germinar. Assim, alimentos como cereais, algumas frutas e até a batata-doce podem ser usados no processo de criação desse adoçante natural.

A maltose, ou extrato de malte, é usada pela indústria alimentícia por ser versátil: ele se adapta tanto a temperaturas altas como ao congelamento sem perder suas características. A maltose não contém frutose, ou seja, apresenta benefícios à saúde, se consumida de maneira moderada (claro).

Um dos processos comuns, utilizado inclusive na produção de achocolatados, é o processamento de malte e cevada. Apesar desses dois cereais estarem associados à cerveja (e já serem ótimos por isso, vamos combinar), eles podem servir para o adoçamento. Através de um processo de extração de alta tecnologia, essa dupla é incorporada aos alimentos que precisam ser adoçados. Isso se chama maltagem, e depois dela o alimento não apenas fica saboroso, mas também nutritivo, sendo rico em vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais!

Mas há também uma série de outras opções de adoçamento mais conhecidas vindas da natureza direto para seu paladar. Quer saber quais? Então a gente te conta!

 

Outras opções de adoçantes naturais

Existem alternativas de adoçantes produzidos em laboratório que são bem populares, como o ciclamato de sódio e o aspartame, mas sabia que a natureza já oferece há bastante tempo alternativas de adoçamento tão eficazes quanto eles? E o melhor, mais saudáveis! Vem com a gente conhecer algumas delas.

Stévia

Um bom exemplo é a stévia, extraída das folhas de um arbusto de mesmo nome encontrados na vegetação nativa daqui da América do Sul.

O adoçante à base dessas folhas é resultado do extrato de dois compostos da stévia: o esteviosídeo e o rebaudiosídeo A. Apesar do sabor ligeiramente diferente, ele acaba servindo como uma boa alternativa ao açúcar branco refinado extraído da cana, com a vantagem de conter zero calorias, o que o torna ideal para dietas mais restritivas.

A stévia também ajuda – quando consumida com moderação, certo? – a regular a pressão arterial, os níveis de açúcar no sangue e também a insulina, ou seja, é um adoçante natural indicado para pessoas que convivem com diabetes.

Xilitol

Outra opção é o xilitol, cuja doçura e sabor se assemelham mais ao açúcar branco refinado. Ele é extraído do milho ou da madeira de bétula, uma planta de pequeno porte com muitas propriedades medicinais, e é encontrado em muitas frutas e vegetais. Ele possui apenas 2,4 calorias por grama, e isso quer dizer 40% menos calorias que o açúcar branco refinado.

Uma de suas características é a ausência da frutose, o açúcar natural contido nas frutas, que, em excesso pode causar problemas de saúde, como por exemplo a temida e silenciosa gordura no fígado.

Açúcar de Coco

O coco também dá origem a uma substância com poder de adoçamento, além de ter nutrientes como ferro, zinco, cálcio e potássio. O açúcar de coco é extraído da seiva do coqueiro e contém índice glicêmico – ou seja, açúcar –, menor do que o do açúcar branco refinado. Além disso, ele contém uma fibra solúvel chamada inulina. Um dos efeitos dessa tal inulina no organismo é o retardo da digestão, prolongando a sensação de saciedade e ajudando a promover uma flora intestinal saudável. Aliás, aproveite para conferir esse texto com dicas de alimentação rica em fibras, que vai te ajudar a melhorar o funcionamento do seu intestino!

Mel

Mais antigo que o açúcar de cana é o mel de abelha. Desde o Egito Antigo há relatos de seu uso tanto como alimento quanto para adoçar receitas. O mel é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes como ácidos fenólicos e flavonóides.

Agora que você conhece todas essas opções, pode muito bem dar uma variada de vez em quando, que tal? Trocar o açúcar por stevia no café ou procurar um achocolatado maltado para o seu leitinho, adoçar seu chá com mel e por aí vai. Além de ser bom para a saúde, a gente aposta que você vai curtir sentir o gostinho de outros tipos de doce.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios de usar adoçantes naturais?

    Boa parte deles pode ser usada em dietas que exigem restrições ao açúcar branco refinado, como a dos diabéticos. Mas também pode ser benéfica para todos, já que esses ingredientes têm componentes nutricionais importantes, como vitaminas, minerais e antioxidantes, sendo uma opção mais saudável.

  • Quais tipos de adoçantes naturais são mais comuns?

    No Mercado, há adoçantes naturais como a stévia e o xilitol, mas há alternativas com ingredientes já familiares ao paladar do brasileiro, como o açúcar feito com base no coco ou mesmo o tradicional mel de abelha.

  • É possível extrair adoçantes de cereais e grãos? Como?

    Sim, é possível! Cereais como cevada e malte são usados pela indústria alimentícia como alternativas ao açúcar refinado para o adoçamento de alimentos. O processo de extração desses açúcares se chama maltagem, resultando na maltose, ou extrato de malte.

Referências

https://www.healthline.com/nutrition/natural-sugar-substitutes https://www.healthline.com/nutrition/healthy-natural-sweeteners https://super.abril.com.br/mundo-estranho/de-que-sao-feitos-os-adocantes/ https://www.healthline.com/nutrition/maltose https://jandonline.org/article/S2212-2672(16)31187-X/fulltext https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5320817/ https://www.livestrong.com/article/497215-the-benefits-of-malt-extract-beverages/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas