Legenda: Alimentação equilibrada

Claro ou escuro? Barulho ou silêncio? Oito ou oitenta? Tem mesmo que ser assim? Não, não tem! A nossa vida não precisa – e nem deve – ser marcada por extremos e regras. 

Banner Molico

Precisamos de equilíbrio. Em todos os aspectos. E na alimentação não podia ser diferente. A busca por uma forma de viver mais saudável é sempre bem-vinda. Mas não podemos esquecer que isto não está apenas relacionado ao que comemos e ao nosso peso. O bem-estar é super importante!

Afinal de contas, uma vida saudável não deve ser motivo de sofrimento para ninguém, né? Senão, a gente já desiste antes mesmo de começar! É preciso ter equilíbrio. Deu vontade de comer um chocolatinho? Não tem problema, faz a próxima refeição mais leve ou capricha no exercício do dia. Ninguém vai poder julgar você.

Por isso, o QbemQfaz quer ajudar a gente a ter uma alimentação equilibrada e saudável. Que Bem que Faz estar feliz, né? Vem com a gente!

 

Alimentação equilibrada? Mas por onde começar?

A pergunta que você deve estar se fazendo é exatamente essa. Como começar? Calma que a gente vai explicar tudinho. O primeiro passo é entender a necessidade de mudar os hábitos alimentares, e uma das principais razões para isso é a sua saúde. Um bom hábito alimentar pode reduzir bastante as chances de desenvolver algumas doenças.

Segundo a nutricionista Priscilla Lima, a mudança de hábitos é como “subir uma escada”.

“A mudança começa sempre pelo primeiro passo: a decisão de mudar. Mesmo que durante a subida tenha recaídas, ela muitas vezes faz parte do processo de quem busca melhorar. Sendo possível, assim, aprender com as quedas”, diz

É isso mesmo, ir anotando o que comemos, se bebemos água ou não, nos ajuda a ter mais consciência das nossas ações e assim conseguimos perceber onde podemos melhorar.

Além desses benefícios, uma alimentação saudável também pode ajudar você na perda daquela barriguinha saliente, que pode estar te incomodando há um certo tempo, né? Vale lembrar que magreza não é sinônimo de saúde; mas, sim, várias doenças estão relacionadas ao sobrepeso – como diabetes, doenças do coração, entre outras.

 

Mas o que é uma dieta balanceada?

Calma, isso não quer dizer que você precise pesar tudo que vai comer. Uma dieta equilibrada ou balanceada é aquela que fornece ao corpo os nutrientes de que ele precisa para funcionar corretamente. Para isto, é recomendável que a maioria de suas calorias venham de:

  • Frutas frescas;
  • Vegetais frescos;
  • Grãos inteiros (arroz integral, aveia, cereais...);
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico...);
  • Castanhas;
  • Proteínas magras (ovos, carnes brancas...);

A nutricionista Priscilla Lima descreve uma alimentação equilibrada como “aquela que nos abraça, nos acolhe e que atende as nossas necessidades”.

“A alimentação equilibrada é capaz de promover saúde, prevenir doenças, mudar a composição corporal, seja por meio do emagrecimento, ganho de músculo... uma alimentação equilibrada nos permite viver mais e melhor”, completa Priscilla.

 

E o que devemos evitar?

Este ponto é importante: há alimentos que são prejudiciais à nossa saúde. Para Priscilla, alguns deles devem ser evitados de serem consumidos em excesso.

“Os alimentos que possuem gorduras trans, como batata frita, pipoca de micro-ondas. Alimentos como a margarina, refrigerantes, álcool, adoçantes artificiais, embutidos, enlatados são alimentos que quando consumidos em excesso durante a rotina podem não fazer tão bem ao organismo”, explica.

Mas você deve estar se perguntando, qual é a melhor forma de equilibrar a alimentação saudável com o bem-estar? A especialista Priscila Lima tem a resposta.

“Ouvindo os sinais que o corpo dá diariamente. Dores de cabeça, queda de cabelo e outros sintomas pelo corpo são um sinal de que algo não vai bem. E uma forma de equilibrar a alimentação saudável e bem estar é estabelecendo uma rotina saudável e prazerosa. Alimentos nutritivos em sua maioria, atividade física regular e sono de qualidade são  ingredientes indispensáveis para uma boa saúde”, conclui.

 

Benefícios de uma alimentação equilibrada

Já percebemos que mudar o hábito alimentar pode ser um pouco complicado no começo. Mas perseverança é a palavra-chave aqui. Persista um pouco no começo, que você vai colher os frutos desta mudança.

Todos os nutrientes que precisamos são retirados da alimentação. Portanto, se você não cuida dela, você pode ter mais doenças, infecções, entre outros problemas.

 

Dicas para uma vida mais saudável

Não dissemos que valia a pena ficar até o fim? Achou que íamos te abandonar logo agora? De jeito nenhum. Separamos algumas dicas maravilhosas para ajudar você nesta mudança de hábito. Lembre-se, pode ir aos poucos e com equilíbrio, que tudo vai dar certo. Vamos às dicas?

1. Vá devagar
Já ouviu o ditado que apressado come cru, né? Pois bem, os apressadinhos também têm 115% de chances a mais de se tornarem obesos. Portanto, vá com calma.

2. Faça sempre uma lista de compras
Pode soar estranho, mas isso realmente ajuda você a mudar seus hábitos alimentares. Com tudo bem anotado, é mais difícil cair na tentação de comprar aquela guloseima. Também não vá ao mercado com fome, para minimizar os riscos de querer comprar e comer tudo o que ver pela frente.

3. Beba bastante água
Essa é fácil, né? Beba água, fique hidratado. Muitos estudos apontam que beber água pode beneficiar a perda de peso, a manutenção do peso e, até mesmo, aumentar ligeiramente o número de calorias que você queima diariamente.

4. Durma o suficiente
Dormir bem é uma das chaves do sucesso para uma vida saudável. Quando você não descansa bem, você acaba compensando comendo mais. E normalmente não são comidas saudáveis. Isso sem falar que a falta de sono pode causar um envelhecimento prematuro.

5. Faça exercícios regularmente
Exercitar-se é extremamente importante e traz inúmeros benefícios à saúde, tais como: redução do risco de doenças, maior expectativa de vida, perda de peso, entre outros. E as atividades físicas podem estar presentes no dia a dia. Escolha subir escadas ao invés de pegar o elevador. Vai comprar pão em uma padaria próxima? Por que não ir andando? Vá inserindo exercícios no seu cotidiano e verá os benefícios que eles irão trazer.

6. Ame a si mesmo
É exatamente isso que você leu. É importante nos amarmos para ter uma vida saudável. Ver-se com uma imagem negativa afeta sua saúde, principalmente mental.

7. Respire profundamente
Que todos nós precisamos de oxigênio para sobreviver, isso com certeza você já sabe. Mas será que você sabe respirar corretamente? A maioria de nós não. Normalmente, as pessoas comuns fazem respirações superficiais e respiram a 1/3 da sua capacidade pulmonar. Os atletas já são treinados para respirar adequadamente.

Para uma respiração completa, seus pulmões precisam estar totalmente cheios, seu abdômen se expandir e haver um movimento mínimo em seus ombros. É algo interessante para se treinar, não acha? Vamos testar?

Exercício de respiração deitado

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados e um travesseiro sob a cabeça;
  • Coloque um travesseiro sob os joelhos para apoiar as pernas;
  • Coloque uma das mãos na parte superior do tórax e a outra abaixo da caixa torácica para sentir o movimento do diafragma;
  • Inspire lentamente pelo nariz, sentindo seu estômago se expandir para pressionar sua mão;
  • Mantenha a mão no peito o mais imóvel possível;
  • Envolva os músculos do estômago e atraia-os em direção à coluna enquanto expira com os lábios franzidos;
  • Mais uma vez, mantenha a mão na parte superior do peito o mais imóvel possível.

8. Prepare suas próprias refeições
Ao fazer isto, você tem o controle do que está comendo, e consegue optar por ingredientes mais saudáveis e aproveitar sempre o que tem em casa. Além disso, cozinhar é uma ótima terapia.

Aproveite e acesse o Receitas Nestlé, que tem dicas incríveis!

9. Monte o prato “perfeito”
Montar seu prato de uma maneira equilibrada também é extremamente importante. Opte por um prato colorido composto por aproximadamente 50% de hortaliças, 25% de proteínas, 12% de leguminosas e 12% de carboidratos.

 

Receitas saudáveis e fáceis de fazer

Agora que já estamos convencidos de que uma boa alimentação faz bem para a saúde, que tal aprender algumas receitinhas novas? Confere aí:

*É sempre bom lembrar que é recomendado consultar um especialista para ter uma dieta planejada corretamente para você.

 

Perguntas Frequentes

O que é uma alimentação balanceada?
Uma alimentação equilibrada é composta de alimentos dos quais o nosso corpo precisa para desempenhar suas funções e atingir seus objetivos. Ela é capaz de promover saúde, prevenir doenças, mudar a composição corporal, seja por meio do emagrecimento, ganho de músculo… uma alimentação equilibrada nos permite viver mais e melhor.

Como mudar os hábitos alimentares?
Para mudar os hábitos alimentares é sugerido um bom acompanhamento, aquele que escuta e identifica em que grau o indivíduo está e quais alimentos, hábitos e rotinas serão necessários ajustar. Começar aos poucos reduzindo o consumo do açúcar, do sal, o sedentarismo e contar com um diário alimentar ajuda muito na mudança de hábitos alimentares.

Quais são os alimentos que não podem faltar na alimentação equilibrada?
Alimentos acessíveis àquela pessoa. Que contenham as vitaminas e minerais necessários para a sua saúde. Sendo assim, é importante para ter uma alimentação equilibrada, a presença de alimentos saudáveis, água, descanso e controle do estresse e ansiedade.

Quais alimentos devemos diminuir em nossa rotina?
Os alimentos que possuem gorduras trans, como batata frita, pipoca de micro-ondas. Alimentos como a margarina, refrigerantes, álcool, adoçantes artificiais,embutidos, enlatados são alimentos que quando consumidos em excesso durante a rotina podem trazer malefícios ao organismo.

Quais são as melhores formas de equilibrar alimentação saudável e bem estar?
Ouvindo os sinais que o corpo dá diariamente. Dores de cabeça, queda de cabelo e outros sintomas pelo corpo é um sinal de que algo não vai bem. E uma forma de equilibrar a alimentação saudável e bem estar é estabelecendo uma rotina saudável e prazerosa. Alimentos nutritivos e saudáveis em sua maioria, atividade física regular e sono de qualidade são ingredientes indispensáveis para uma boa saúde.

 

Fontes:

https://www.healthline.com/health/balanced-diet#importance

https://www.healthline.com/nutrition/healthy-eating-for-beginners#TOC_TITLE_HDR_6

https://www.healthline.com/nutrition/healthy-eating-tips#TOC_TITLE_HDR_9

http://www.fundacaodilsongodinho.org.br/site/index.php/infantil/item/340-alimentacao-equilibrada-e-forte-aliada-para-a-manutencao-da-saude#:~:text=Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20equilibrada%20%C3%A9%20forte%20aliada%20para%20a%20manuten%C3%A7%C3%A3o%20da%20sa%C3%BAde,-31%20Mar%202017&text=Nesta%20sexta%2Dfeira%2C%2031%20de,vida%20e%20uma%20boa%20alimenta%C3%A7%C3%A3o

https://www.bonde.com.br/saude/nutricao/afinal-o-que-e-uma-alimentacao-equilibrada--154450.html

https://personalexcellence.co/blog/healthy-living/

https://drauziovarella.uol.com.br/infograficos/veja-como-montar-um-prato-ideal-infografico/

https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/na-medida-certa-como-montar-um-prato-equilibrado

https://www.healthline.com/health/how-to-breathe#stronger-diaphragm

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.