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Alimentação de origem vegetal: saiba mais!

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Alimentação de origem vegetal

Você sabia que uma alimentação de origem vegetal pode ser nutritiva, completa e saborosa? Inclusive, é possível alcançar a quantidade mínima de proteínas diária sem precisar ingerir carnes. A procura por alimentos de origem vegetal tem crescido tanto pelos benefícios à saúde quanto pela preocupação com o consumo sustentável.

Quer saber mais sobre a alimentação de origem vegetal e quais os seus benefícios? Saiba tudo no nosso artigo!

 

O que é alimentação de origem vegetal?

Como o próprio nome já diz, é uma alimentação 100% de origem vegetal, isto é, com frutas, legumes, verduras, cereais, sementes, tubérculos, oleaginosas, leguminosas (ex: feijão), óleos e cogumelos. Os alimentos de origem animal, como carnes, peixes, frangos, ovos, leites e derivados, ficam de fora.

 

Quem consome os alimentos de origem vegetal?

Obviamente, todo mundo come alimentos de origem vegetal. Mas há um grupo que foca sua dieta somente ou majoritariamente nesses tipos de alimentos. Entre eles: vegetarianos, veganos e flexitarianos (pessoas que querem reduzir o consumo de alimentos de origem animal).

São vários os motivos que levam uma pessoa a abrir mão dos alimentos de origem animal:

  • Benefícios para a saúde;
  • Proteção dos animais;
  • Redução de impactos ao meio ambiente;
  • Religião e outros.

Quem pode consumir alimentos de origem vegetal?

A alimentação 100% vegetal, quando bem planejada, oferece crescimento e desenvolvimento adequado e pode ser consumida em qualquer fase da vida, inclusive na gestação e na infância. No entanto, é essencial o acompanhamento de um nutricionista.

 

Quais os benefícios da alimentação de origem vegetal?

Isso porque os alimentos de origem vegetal são riquíssimos em vitaminas, minerais e fibras podendo ser divididos em grupos de cores. Cada cor carrega um grupo de nutrientes diferentes.

Os alimentos laranja, por exemplo, carregam a Vitamina A, enquanto que os vegetais vermelhos levam a Vitamina C e o Licopeno, sendo um potente antioxidante. Por isso, a dieta de origem vegetal deve ser variada e colorida para que se garanta que todos os nutrientes serão ingeridos

Ah, é bacana falar também que a ciência já comprovou que a alimentação de origem vegetal pode ajudar a prevenir e reduzir diversas doenças como: obesidade; doenças cardiovasculares; hipertensão; diabetes tipo 2; câncer.

 

Quantidade de proteínas por dia somente com alimentos de origem vegetal

É possível alcançar a quantidade mínima de proteínas por dia com a alimentação de origem vegetal. Mas, vale relembrar o quão é importante o acompanhamento de um nutricionista para montar um cardápio saudável e garantir que não falte nenhum nutriente.

Confira a tabela nutricional abaixo, com as quantidades de proteínas, comparando os alimentos de origem animal e de origem vegetal:

Carne Quantidade (190 kcal) Feijões Quantidade (190 kcal)
Bife grelhado 64g ou 1 unidade Lentilha cozida 168g ou 7 colheres de sopa
Carne cozida 80g ou 4 pedaços pequenos Grão de bico cozido 126g ou 5 ¼ colheres de sopa
Carne moída refogada 63g ou 3 ½ colheres de sopa Soja cozida 150,5g ou 5 ¼ colheres de sopa
Espetinho de carne 92g ou 2 unidades Feijão cozido 175g ou 7 colheres de sopa
Filé de frango grelhado 100g ou 1 unidade Ervilha seca cozida 253,7g ou 8 ¾ colheres de sopa
Salsicha 60g ou 1 ½ unidade Feijão branco cozido 168g ou 5 ¼ colheres de sopa

Perguntas frequentes

  • A proteína vegetal é inferior à proteína animal?

    A qualidade depende da fonte da proteína vegetal ou da sua combinação. Por isso, é sempre importante reforçar que a variedade é bem importante, e que o acompanhamento de um nutricionista é essencial para garantir que suas necessidades de proteínas e todos os outros nutrientes sejam atingidas.

  • A retirada do leite de vaca da dieta pode prejudicar o consumo de cálcio diário?

    A retirada do leite de vaca da dieta não é um problema desde que a pessoa consuma outros alimentos ricos em cálcio, como: couve, rúcula, agrião, mostarda, escarola, brócolis, tofu e gergelim, além de leites vegetais à base de amêndoa/aveia/ervilha/arroz/coco e que são enriquecidos com cálcio.

  • Existe algum nutriente que não é encontrado na alimentação de origem vegetal?

    Alguns nutrientes são encontrados em maiores quantidades em alimentos de origem animal - um exemplo disso é a vitamina B12. Essa vitamina é importante para o metabolismo do sistema nervoso e para as células vermelhas do sangue.. Nesses casos, pode ser válido consumir suplementos ou alimentos enriquecidos com vitamina B12. De novo, vale a orientação de um nutricionista para assegurar uma boa alimentação.

Fontes:

Sociedade Vegetariana Brasileira. (SVB). Disponível em: www.svb.org.br/2473-vegetarians-in-brazil

GUIA ALIMENTAR DE DIETAS VEGETARIANAS PARA ADULTOS. SOCIEDADE BRASILEIRA VEGETARIANA (SVB) SÃO PAULO. 2012. Disponível em: www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas