Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Quais são os alimentos bons para a bexiga?

Legenda: 
Alimentos bons para a bexiga: pera

A bexiga é um órgão flexível, localizado na pelve e cuja função é armazenar a urina que é produzida pelos rins, para que ela possa ser eliminada do corpo. É um órgão muito importante, pois elimina as impurezas que o rim filtrou.

Sabendo que é um órgão tão importante para o sistema urinário, é claro que devemos cuidar para que ele permaneça sempre saudável e em bom funcionamento. E é pensando nisso que a Que Bem Que Faz trouxe esse texto, com alguns alimentos bons para a saúde da bexiga e dicas de receitas para expandir seu cardápio.

 

Alimentos bons para a bexiga

Quando se fala em alimentos bons para a bexiga, o importante é evitar alimentos que possam causar irritação no órgão – que geralmente são aqueles que possuem uma composição nutricional mais difícil de ser filtrada pelos rins. Por conta disso, a bexiga acaba recebendo muitas dessas impurezas, havendo o risco de ocorrer uma irritação na bexiga.

Veja agora alguns alimentos que não causam irritação na bexiga, ou mesmo que podem evitá-la.

Pera

A pera é uma fruta que traz diversos benefícios para o organismo, contém baixo índice de açúcar e é rica em fibras dietéticas, em antioxidantes e anti-inflamatórios. A pera é uma boa opção não apenas para quem busca manter uma bexiga saudável, mas também o sistema digestivo e o sistema endócrino.

A pera é um alimento versátil, podendo ser consumida como vitamina, suco, geléia, tortas, molhos e de várias outras formas. Uma recomendação de receita que você pode fazer em casa é essa deliciosa receita de Flan de Pera.

Banana

A banana é uma fruta rica em potássio e fibras, dois nutrientes que fazem bem tanto para o sistema digestivo, quanto para o sistema urinário. Isso se dá porque o sistema digestivo está muito próximo do sistema urinário – ou seja, se o intestino não está funcionando devidamente, a barriga pode inchar e pressionar o trato urinário, o que pode levar a infecções de urina e outros problemas de irritação na bexiga.

A banana também é boa para a bexiga por se tratar de uma fruta alcalina – ou seja, que não é ácida –, o que faz com que a bexiga não fique irritada e receba nutrientes necessários para ter um bom funcionamento.

Uma recomendação de receita com banana é o tradicional Bolo de Banana, Aveia e Mel.

Alho

O alho já é um alimento conhecido pelos diversos benefícios que traz para a saúde do organismo. Ele é um antibiótico natural que pode ajudar a melhorar problemas como infecções, problemas digestivos, fadiga, etc.

O alho, por ser capaz de evitar infecções, também ajuda a prevenir infecções urinárias, melhorando a saúde da bexiga. Muito usado no preparo de praticamente todos os pratos principais, o alho pode ser consumido em qualquer momento do dia, sem restrições de quantidade.

Para aqueles que não gostam do sabor do alho, existem suplementos feitos com esse alimento e que não possuem sabor.

Nozes

As nozes trazem diversos benefícios para o organismo, melhorando a saúde do coração, do fígado, dos rins e de outros órgãos. No entanto, é preciso tomar certos cuidados ao ingerir nozes: apesar de sua maioria não fazer mal à bexiga, alguns tipos de nozes podem causar irritação ou alergias. Consulte um médico e um nutricionista antes de inserir esse alimento em sua dieta.

Uma dica de receita com nozes, que pode ser consumida no café da manhã e no lanche da tarde, é a deliciosa Torta de Nozes com Damascos.

Frutos silvestres

Frutos silvestres são provavelmente a melhor opção de alimentos bons para a bexiga – pois, além de ricos em vitamina C, possuem outros nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem reduzir ou evitar inflamações e irritações na bexiga, melhorando o funcionamento do órgão.

Os frutos silvestres – como o morango, o mirtilo e a framboesa – também possuem um alto teor de água em sua composição, sendo grandes ajudantes no processo de limpeza do trato urinário e auxiliando na produção de uma urina mais livre de impurezas e menos ácida.

Uma receita deliciosa feita com um desses frutos silvestres é a de Mousse de Framboesa com KIT KAT Branco.

Batata

A batata é um alimento extremamente versátil e adorado por muitos, rico em amido e fibras. Por conta disso, acaba se tornando a opção de alimento alcalino que mais faz bem para a saúde da bexiga.

Uma receita diferente e que se aproveita bem da versatilidade da batata é a receita de Batata Rosti de Queijo.

Vegetais crucíferos

Provavelmente os tipos de vegetais que mais trazem benefícios para o organismo, pois ajudam a prevenir doenças como o câncer e a cirrose hepática. Incluem vegetais como o brócolis, a couve, a couve-flor, a rúcula, o repolho e outros.

Esses vegetais são ricos em vitamina C, E, K, ácido fólico e fibras. Todos esses nutrientes são bons para melhorar a saúde da bexiga, ajudando a reduzir ou prevenir inflamações, infecções ou irritações que atingem o órgão.

Uma receita que pode ser feita com um desses vegetais é a saborosa e nutritiva receita de Gratinado de Couve-flor.

Ovo

O ovo não necessariamente faz bem para a bexiga, mas também não faz mal algum. É uma grande fonte de proteínas e não possui índices de acidez; por conta disso, é facilmente digerido pelo sistema digestivo e não contém muitas impurezas que devem ser filtradas. Ou seja, o ovo é um alimento que você pode comer sem medo, pois não causa irritações à bexiga.

O ovo também é um alimento muito versátil. E, pensando nessa versatilidade, uma dica de receita com ovo que você pode adicionar ao seu cardápio são os maravilhosos Ovos Benedict (Ovos Beneditinos).

Grãos integrais

Os grãos integrais funcionam da mesma forma que o ovo: não necessariamente trazem benefícios para a bexiga, mas também não fazem mal algum. São fontes de carboidratos fáceis de digerir e que, portanto, têm suas impurezas filtradas mais facilmente pela bexiga.

Alguns grãos incluem arroz, quinoa e aveia – e, portanto, a receita que recomendamos é o Bolo de Aveia e Banana.

Proteína magra

Proteínas magras são uma ótima opção de alimento para evitar irritações na bexiga. Podem ser encontradas em alimentos como carne de peixe e frango, verduras, legumes e frutas. Ou seja, é possível encontrar proteína magra em uma grande variedade de alimentos.

A receita de Peixe ao Coco é um exemplo do que pode ser feito com essas proteínas magras.

Você pode encontrar as informações nutricionais sobre esses e outros alimentos na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO. Procure também pela orientação de um nutricionista, para que ele possa montar uma dieta de acordo com as necessidades do seu organismo.

 

Alimentos que fazem mal à bexiga

Apesar de existirem tantos alimentos que fazem bem para a bexiga, alguns podem trazer um grande mal, deixando o órgão mais propício a desenvolver irritações e inflamações. Fique atento à quantidade que será consumida desses alimentos pois, em grandes quantidades, pode fazer mal para a saúde.

Alguns alimentos que podem fazer mal para a saúde da bexiga são:

  • bebidas gasosas, como: água com gás e refrigerante;
  • bebidas ricas em cafeína, como: café e chá;
  • chocolate;
  • alimentos apimentados;
  • bebidas alcoólicas;
  • alimentos cítricos ou ácidos;
  • tomate e seus derivados;

Esses e outros alimentos podem fazer mal para a bexiga; por isso, procure sempre a orientação de um nutricionista para esclarecer suas dúvidas sobre alimentos que fazem mal à saúde da bexiga.

 

Hábitos que melhoram a saúde da bexiga

Além da alimentação, alguns hábitos podem melhorar o funcionamento da bexiga e facilitar o esvaziamento da urina do organismo. Praticar exercícios e beber muita água são alguns desses hábitos.

Beber água ajuda os rins a filtrar melhor as impurezas e a produzir a urina que será armazenada na bexiga, além de ser a maior ajuda contra o cálculo renal. Já a prática de atividades físicas relaxa os músculos da bexiga, incentivando o esvaziamento da urina.


Perguntas frequentes

  • Qual fruta faz bem para a bexiga?

    Frutas que sejam ricas em antioxidantes, anti-inflamatórios e que possuam uma grande quantidade de água em sua composição são ideais para quem quer ter uma bexiga saudável, porque essas frutas evitam inflamações, infecções e irritações. Alguns exemplos dessas frutas são o morango e a framboesa.

  • Quais alimentos irritam a bexiga?

    Alimentos com cafeína – como o café e muitas variedades de chá –, alimentos apimentados e alimentos cítricos, costumam fazer mal para a bexiga. O recomendado é que se consuma esses alimentos com moderação.

  • Quais alimentos fortalecem a bexiga?

    Alimentos ricos em fibras e proteínas, que possuam nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e principalmente com alto teor de água em sua composição.

    Referências

    http://www.oncoguia.org.br/conteudo/a-bexiga/655/120/

    https://www.urologyhealth.org/healthy-living/care-blog/10-foods-your-bladder-will-fall-in-love-with

    https://www.byramhealthcare.com/blogs/10-foods-that-are-great-for-bladder-health

    https://www.healthline.com/health/overactive-bladder/overactive-bladder-diet

    https://www.cxbladder.com/us/blog/what-are-the-best-foods-for-bladder-health/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas