Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos bons para o estômago: saiba quais são

Legenda: 
Alimentos bons para o estômago: kimchi

Quando se trata de uma dieta saudável, o estômago é provavelmente um dos órgãos com que devemos tomar mais cuidado ao nos alimentarmos. Isso porque o estômago é um órgão sensível e, dependendo do que ingerimos, o alimento pode acabar não sendo tão bem recebido pelo organismo.

Pensando nisso, a Que Bem Que Faz fez esse artigo com alguns alimentos que são ótimos para a saúde do estômago, com algumas dicas de receitas que podem ajudar a dar uma variada no cardápio e transformar a dieta em um momento divertido e saboroso. Acompanhe com a gente!

 

Iogurte

O iogurte é uma boa opção para manter um estômago saudável – pois contém bactérias benéficas chamadas de probióticos, que ajudam na digestão. Essas bactérias não são boas apenas para o estômago, como também para o intestino, melhorando a saúde do sistema digestivo de modo geral.

Os probióticos possuem propriedades capazes de reduzir inchaços, prisão de ventre, diarreia, dor e outros problemas digestivos. Importante ter em mente que nem todo iogurte possui probióticos; portanto, ao fazer compras, verifique se há a informação de que o iogurte contém probióticos em sua composição nutricional.

Uma dica com iogurte é a receita de Iogurte com Açaí que, além de super fácil de fazer, é nutritiva e energética.

 

Maçã

Maçãs são grandes fontes de uma fibra chamada pectina, que possui a capacidade de reduzir sintomas de diarréia e dores no estômago. Caso a pessoa esteja com dores de estômago, o ideal é que a maçã seja consumida em forma de compota, pois é mais facilmente digerida pelo estômago. No entanto, comer a fruta inteira também é uma opção saudável para o sistema digestivo.

Pensando nisso, essa receita de Purêzinho de Maçã e Mamão é uma boa opção para melhorar dores de estômago.

 

Kombucha

O kombucha é um chá fermentado feito com chá preto ou verde, junto de açúcar, bactérias específicas e fermento, e então deixado para fermentar por cerca de uma semana. Durante essa fermentação, são produzidas bactérias probióticas.

Essas bactérias são boas não apenas para o estômago, como também para a saúde digestiva no geral. Pode aliviar dores estomacais, sintomas de indigestão, diarreia e outros problemas digestivos.

 

Mamão

Um clássico para aqueles dias de prisão de ventre. O mamão é uma fruta tropical rica em enzimas digestivas chamadas de papaína; essas enzimas ajudam no processo digestivo, quebrando moléculas de fibras.

Uma opção nutritiva de receita com mamão para adicionar ao seu cardápio com certeza é a Vitamina de Mamão e Cenoura, ideal para tomar no café da manhã ou entre refeições, para regular o sistema digestivo.

 

Hortelã

A hortelã é uma ótima opção para quem quer melhorar a saúde do estômago. O chá de hortelã possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar no alívio de gases e dores estomacais.

De modo geral, chás são bons para a saúde do estômago – sendo recomendado o seu consumo pelo menos 30 minutos antes das refeições, pois eles podem ajudar no processo de digestão.

 

Beterraba

A beterraba é uma grande fonte de fibras, sendo uma grande aliada para as dietas que buscam um estômago saudável.

Além disso, a beterraba está associada a diversos benefícios para a saúde, como a regulagem da pressão arterial, a melhora do sistema imunológico, prevenção contra a anemia, controle do colesterol, entre outros. Sendo assim, não há dúvidas de que a beterraba é uma ótima opção para quem quer seguir uma dieta saudável.

Uma dica de receita com beterraba é o saboroso e nutritivo Muffin de Beterraba, que é ideal para o café da manhã ou para lanches da tarde.

 

Missô

Um clássico da culinária japonesa, o missô é preparado como uma sopa. O missô é feito através de um processo de fermentação, fazendo com que o alimento produza bactérias probióticas – que, como já dito, são boas não apenas para o estômago, como também para todo o sistema digestivo.

Os probióticos presentes no missô também ajudam a melhorar problemas intestinais como diarreia e dores estomacais.

 

Gengibre

O gengibre é muito usado como um alimento medicinal, muitas vezes consumido como chá, mas serve também como acompanhamento ou tempero em pratos de origem oriental.

O gengibre possui benefícios para diversas partes do corpo, auxiliando a combater resfriados, gripes, dores estomacais, diarréia e outros problemas que o corpo possa estar apresentando.

 

Kimchi

Tradicional prato da culinária coreana, o kimchi é feito com acelga fermentada. Possui probióticos bons para o estômago e para todo o resto do sistema digestivo. Kimchi também é rico em fibras, o que auxilia no processo de digestão e de produção de fezes.

 

Salmão

O salmão é uma grande fonte de um ácido graxo conhecido como ômega-3, que possui propriedades anti-inflamatórias boas para a saúde do estômago. Ou seja, é uma boa opção para quem busca melhorar a saúde do sistema digestivo.

Uma dica de receita de salmão para diversificar sua dieta é a deliciosa receita de Mini Quiche Express de Salmão.

Além desses alimentos, existem muitos outros bons para a saúde do estômago e do sistema digestivo em geral. O importante é atentar-se a alimentos ricos em fibras, ômega-3 e com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que fortaleçam as paredes do estômago.


Perguntas frequentes

  • Qual fruta é boa para o estômago?

    Frutas como maçã, mamão, banana e goiaba são boas para o estômago.

  • Quais alimentos são bons para fortalecer o estômago?

    Alimentos com ação antioxidante e anti-inflamatória são boas opções para fortalecer o estômago, pois previnem que surjam lesões nas paredes do órgão, além de melhorar o processo de digestão.

  • Quais alimentos fazem mal ao estômago?

    Alimentos gordurosos, apimentados ou ultraprocessados podem fazer mal ao estômago, causando azia ou outros desconfortos.

    Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/best-foods-for-digestion#TOC_TITLE_HDR_2

    https://www.healthline.com/nutrition/best-foods-for-upset-stomach#TOC_TITLE_HDR_1

    https://www.nhs.uk/live-well/eat-well/good-foods-to-help-your-digestion/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas