Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos bons para memória: conheça alimentos que ajudam a combater o esquecimento

Legenda: 
Alimentos bons para memória: azeite de oliva

Distração, confusão mental e dificuldade de se concentrar são alguns sintomas de que sua memória pode não estar funcionando direito. Conheça agora alguns alimentos bons para a memória.

Armazenada em nosso cérebro pelo hipocampo, a memória é um elemento constante e muito importante em nossas vidas. A idade, o stress, e também doenças como Alzheimer e demência, podem ser causas de uma memória fraca. No entanto, é importante lembrar que uma alimentação saudável, sono de qualidade e exercícios físicos regulares são importantes para fortalecer e estimular o cérebro a ter uma memória melhor. Conheça abaixo alguns alimentos bons para a memória.

 

Alimentos bons para a memória:

Uvas

As uvas, assim como o morango, laranja, cereja, maçã, cúrcuma, cacau e etc, são ricos em polifenóis ー que são substâncias ricas em antioxidantes naturais ー, conhecidos por proteger e fortalecer os neurônios. Os polifenóis são importantes na manutenção da memória, estimulando o aprendizado e as ações cognitivas, e agindo na prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

Um estudo feito em 2009 pela universidade de Cambridge, feito com um grupo de adultos de meia idade com dificuldades de memória, mostrou que aqueles que tomaram suco da uva por 12 semanas consecutivas tiveram uma melhora significativa na memória verbal e outras funções motoras.

Além disso, outro componente importante, encontrado principalmente nas uvas e em alguns tipos de amendoim, é o Resveratrol – uma espécie de nutriente que, além de combater infecções, desacelera o envelhecimento, estimulando a longevidade e auxiliando na manutenção da memória. Resumindo: as uvas são um ótimo alimento para a memória.

 

Azeite de oliva

O azeite de oliva – bem como outros óleos, azeites e oleaginosas – é rico em vitamina E, que possui uma importante ação antioxidante, contribui para a proteção das células e previne a degradação dos neurônios. O que tudo isso significa? Que a vitamina E é uma boa forma de ajudar a memória, estando, inclusive, presente em muitos tratamentos preventivos contra o Alzheimer. Assim, azeite de oliva, sementes de girassol, avelã ou amêndoas podem ser boas opções de alimentos bons para a memória.

 

Salmão

O salmão – assim como o atum, a sardinha, o espinafre, a alface e a couve-flor – é um alimento rico em Ômega-3, que auxilia no combate à fadiga, nas dificuldades de concentração e na confusão mental. É também um elemento utilizado no tratamento da demência, de Alzheimer e outras doenças que causam dificuldade de concentração e na memória. Recomenda-se o consumo de salmão (ou outro peixe de água fria, como os citados acima) de uma a duas vezes por semana, para que seu corpo receba as quantidades necessárias de nutrientes e de Ômega-3. Estes alimentos bons para a memória são saudáveis, auxiliando também a evitar problemas do coração e garantindo pele, cabelos e unhas saudáveis.

 

O complexo de vitaminas B

Castanha de caju, carne de frango, peixe ou boi, farelo de aveia, oleaginosas, frutos do mar, entre outros: as vitaminas do complexo B possuem grande atuação na manutenção dos neurônios e uma memória saudável, e estão presentes em todos esses alimentos listados. A deficiência de diversos tipos de vitamina B, como a vitamina B1 e B12, muito frequentemente é a causa da dificuldade de memorização e concentração em pessoas jovens. Isso acontece porque a vitamina B está presente na manutenção dos glóbulos vermelhos, sendo um dos elementos responsáveis para evitar a anemia. A anemia, por sua vez, também costuma ser um fator que causa a perda de memória.

A vitamina B12, presente na carne, ovos e leite, é conhecida por atuar no hipocampo – isto é, a zona do cérebro responsável pela memória. E sua deficiência causa fadiga, esquecimento, dificuldade de concentração, tontura e, por vezes, até perda do olfato.

É sempre bom lembrar que estes alimentos são bons para a memória e te ajudam a ter um estilo de vida mais saudável, mas que devem ser acompanhados de exercícios físicos e uma boa rotina de sono. Além disso, é importante o acompanhamento médico, para te ajudar a diagnosticar se as suas dificuldades de memória podem ser melhoradas apenas através de uma alimentação balanceada, ou se é necessário identificar e tratar alguma causa externa desse problema.


Perguntas frequentes

  • Quais são as causas mais comuns para a perda de memória?

    Idade, stress, falta de sono, má alimentação e depressão são causas comuns para a perda de memória. Algumas doenças, como Alzheimer, também podem levar à perda de memória.

  • Uma alimentação saudável ativa a memória?

    Sim, uma alimentação saudável pode ajudar a ter uma memória melhor e mais eficiente.

  • Quais são os alimentos bons para a memória?

    Alguns alimentos bons para a memória como frutas (uva, maçã, laranja, cereja), oleaginosas, carnes e peixes podem auxiliar a ter uma memória melhor.

     

Fontes:

https://www.health.harvard.edu/healthbeat/protecting-memory-strategies-for-healthy-brain-aging https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/FC419D32F0D6A023EAAF54E811252D16/S0007114509992364a.pdf/concord_grape_juice_supplementation_improves_memory_function_in_older_adults_with_mild_cognitive_impairment.pdf https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3372091/ https://www.healthline.com/health/food-nutrition/brain-food-for-fatigue https://www.healthline.com/health/food-nutrition/are-grapes-good-for-you#helps-prevent-metabolic-syndrome https://www.healthline.com/nutrition/ways-to-improve-memory#TOC_TITLE_HDR_14 https://www.healthline.com/health/dementia/vitamins-memory-loss#vitamin-e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4276978/ https://scienceline.org/2014/03/why-is-salmon-good-for-your-brain/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas