Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Conheça quais são os alimentos bons para o pâncreas

Legenda: 
Alimentos bons para o pâncreas: orégano

O pâncreas é um órgão que faz parte do sistema endócrino, com a função de segregar o suco pancreático, a insulina e o glucagon. Ou seja, é um órgão muito importante e que merece cuidados – pois, a depender do estilo de vida que a pessoa leva, pode desencadear doenças como a diabetes, a pancreatite ou mesmo o câncer de pâncreas.

Para evitar maiores problemas na saúde do pâncreas, começar uma dieta saudável é um bom primeiro passo. E é pensando nisso que a Que Bem Que Faz selecionou alguns alimentos que são benéficos para a saúde do pâncreas, além de algumas receitas que deixarão sua dieta mais divertida e gostosa. Vamos lá?

 

Alimentos bons para o pâncreas

Uma dieta que ajude a ter um pâncreas saudável é aquela que possui uma diversidade de verduras, legumes e frutas em sua composição. O pâncreas necessita de fibras, proteínas magras, vitaminas e minerais para conseguir executar suas funções sem maiores problemas.

Bons alimentos para pâncreas costumam ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir possíveis inflamações no órgão e a facilitar o processo de secreção de enzimas e insulina para o organismo.

Vejamos agora alguns alimentos que ajudam no bom funcionamento do pâncreas de alguma forma.

Raíz de cúrcuma

A raíz de cúrcuma, da mesma família do gengibre, é muito usada como tempero. Ela possui um composto bioativo chamado curcumina, que ajuda a reduzir inflamações no pâncreas; sendo assim, ela pode ser consumida tanto para tratar problemas relacionados ao pâncreas, como também para prevenir o surgimento desses problemas.

A curcumina também mostrou-se eficaz na prevenção de doenças como a diabetes e a proliferação de células cancerígenas, podendo evitar o desenvolvimento do câncer de pâncreas.

Iogurte

O iogurte é uma boa opção para melhorar a saúde do pâncreas, pois é rico em probióticos, que são bactérias boas para o sistema digestivo. A relação entre o sistema digestivo e o pâncreas é que, se a microbiota do intestino não se encontra saudável, pode desenvolver problemas que avançam para o sistema endócrino, atacando diretamente o pâncreas.

O consumo diário de iogurte natural ou alimentos que possuem probióticos é recomendado para garantir uma digestão mais eficiente e, consequentemente, um pâncreas mais saudável.

Uma recomendação de receita com iogurte é a leve e nutritiva receita de Iogurte Croc-Croc.

Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos são uma família de vegetais considerados os mais benéficos para a saúde. Vegetais como o brócolis, o repolho e a couve, por exemplo, são ricos em flavonóides – que são compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de prevenir possíveis danos nas células do pâncreas e reduzir marcadores de inflamação.

Além disso, o consumo diário desses vegetais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de pâncreas.

Para quem quer conhecer novas opções de receitas que tenham esses vegetais como ingrediente principal, veja essa deliciosa receita de Mini Quiche Integral de Brócolis.

Batata-doce

A batata-doce é um alimento rico em nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ela também ajuda a combater e prevenir a diabetes – pois, devido aos seus efeitos anti-hiperglicêmicos, a regeneração de células pancreáticas e a resistência do organismo à insulina são fortificadas.

Adorada por pessoas que praticam regularmente atividades físicas, a batata-doce é um alimento indispensável para a maioria das dietas; e é pensando nisso que a recomendação de receita para esse alimento é a de Batata-doce com Carne Cremosa.

Alho

O alho é um ingrediente presente no preparo de refeições em muitos lares brasileiros. Seu sabor intenso pode, por vezes, substituir o sal em algumas receitas, sendo uma opção saudável para quem quer diminuir a dose de sal de sua alimentação.

O alho é rico em enxofre, ou seja, assim como os vegetais crucíferos, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na regeneração das células pancreáticas, além de reduzir possíveis inflamações no órgão.

Orégano

O orégano é uma erva muito usada para temperar diversos tipos de alimentos. Possui propriedades que evitam a oxidação do pâncreas em decorrência de doenças como a diabetes e também ajuda contra possíveis inflamações.

Limão

O limão, por se tratar de uma fruta ácida, auxilia na produção de enzimas digestivas, garantindo um bom funcionamento tanto do sistema digestivo, quanto do pâncreas.

Por se tratar de uma fruta versátil, pode ser preparada de várias formas, sendo geralmente consumida em forma de sucos e sobremesas. Sendo assim, a recomendação de receita para essa fruta é a já conhecida receita de Torta de Limão.

Tofu

O tofu, prato típico da culinária oriental, é rico em proteínas e possui um baixo teor de gordura. Por conta disso, ele se torna uma boa opção para quem busca manter não apenas o seu pâncreas saudável, como também o sistema digestivo.

O baixo teor de gordura e altos índices de proteína presentes no tofu fazem com que ele melhore o funcionamento do trato digestivo, o que, consequentemente, irá proteger o pâncreas de possíveis danos.

O tofu é um alimento versátil, que pode ser servido em receitas vegetarianas como a de Sopa de Ervilha com Tofu, ou em pratos que não sejam vegetarianos, como a receita de Peixe com Pasta de Tofu.

 

Alimentos que fazem mal ao pâncreas

Apesar de haver muitos bons alimentos para o pâncreas, é preciso ter em mente que alguns também podem causar grandes danos ao órgão. Alguns desses alimentos incluem:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Alimentos fritos;
  • Alimentos ricos em gordura;
  • Carboidratos refinados (pão branco e alimentos com alto teor de açúcar).

Além dos hábitos alimentares, o estilo de vida que uma pessoa leva pode influenciar na saúde não apenas de seu pâncreas, mas também de todo o organismo. Por isso, busque praticar atividades físicas regularmente.

Recomenda-se também a procura pela orientação de um nutricionista; dessa forma, dúvidas relacionadas a alimentos bons para o pâncreas e para outros órgãos podem ser esclarecidas e uma dieta específica para a pessoa pode ser prescrita.


Perguntas frequentes

  • Quais alimentos fazem mal para o pâncreas?

    Alimentos com alto teor de gordura e açúcar, alimentos fritos e bebidas alcoólicas costumam fazer mal para o pâncreas. Se possível, mantenha um consumo moderado desses alimentos.

  • Por que o pâncreas inflama?

    O pâncreas inflama pois ele sofre danos que derivam do estilo de vida que uma pessoa leva. Pessoas que consomem regularmente bebidas alcoólicas têm maiores chances de desenvolver inflamação no pâncreas em relação a pessoas que não bebem, por exemplo.

    Referências

    https://www.healthline.com/health/pancreatitis-diet

    https://health.clevelandclinic.org/best-and-worst-foods-for-pancreatitis-pain/

    https://www.emedihealth.com/nutrition/healing-foods-for-pancreas

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/320994

    https://doctor.ndtv.com/living-healthy/6-best-foods-to-save-your-pancreas-from-any-damage-1834865

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32068926/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas