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Adote alimentos fit no cardápio e fique com os músculos bem durinhos

Legenda: 
Alimentos fit: torrada com ovo e abacate

Quem nunca malhou pensando: "ainda bem que meu personal não vê o que eu como no pós-treino" – que atire a primeira pedra. A animação na academia está em dia e os exercícios estão sendo cumpridos à risca e com muito entusiasmo. Porém... Xiii, quando aparece um porém na frase, significa que algo está errado. Já parou para observar o que você anda comendo? Se não houver alimentos fit no cardápio, é aí onde está o erro.

Nem sempre a pessoa está errando por vontade própria. Às vezes só falta mesmo uma boa orientação e informação. É claro que o Que bem que faz vai te deixar por dentro de tudo sobre alimentação fit!

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8 lições sobre ser fitness

Para começar, já vamos dar algumas dicas infalíveis para quem quer ter uma vida fitness – afinal, uma refeição fit não é o único caminho a seguir para conseguir esse objetivo. Até porque é preciso deixar bem claro que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), ter saúde não significa apenas não ter doenças: saúde é um conjunto de fatores que inclui bem-estar físico, mental e social.

Isso tudo é para dizer que ser fitness é unir exercícios físicos, alimentação fit e um estilo de vida saudável. Vamos lá para as 8 lições sobre fitness!

1ª lição: Comece entendendo que ser fitness é ter saúde e bem-estar;

2ª lição: Pratique atividade físicas regularmente, de uma forma moderada e que te dê prazer;

3ª lição: Durma pelo menos 8 horas por dia;

4ª lição: Coma alimentos saudáveis e se alimente regularmente;

5ª lição: Controle o peso do corpo;

6ª lição: Evite cigarro, bebida alcoólica e outros tipos de drogas;

7ª lição: Reserve tempo para momentos de lazer;

8ª lição: Evite estresse.

 

Alimentação fit, o que é?

Uma dieta baseada na alimentação fit é aquela onde a presença de frutas, raízes, leguminosas, arroz, cereais, hortaliças, legumes e carnes é garantida. Se esses alimentos não fazem parte da sua lista de compras, inclua imediatamente. É hora de encher o carrinho de carboidratos e proteínas, porque a comida fit que se preze é basicamente recheada desses nutrientes.

Se estamos falando de alimentos fit, então nossa conversa é sobre otimizar os esforços feitos nos treinos diários para fortalecer a musculatura. E o que os carboidratos e as proteínas têm a ver com isso?

A matemática aqui é simples: é só uma questão de equilíbrio. Os carboidratos são nosso combustível, dando energia para aguentar o treino. As proteínas vão ajudar no emagrecimento, mantendo a massa magra para os músculos ficarem durinhos. Por esse motivo, quando se fala em alimentação fit, os dois nutrientes andam juntos.

E onde encontrar carboidratos e proteína para ter uma alimentação saudável fitness? A lista é simples. Segue aí!

 

Monte um cardápio e facilite a vida fitness

Uma forma simples de manter a dieta em dia sem faltar comida fitness é montar um cardápio e estipular o que comer a cada dia – isso facilita sua vida, porque te dá praticidade. "Ah, mas eu não sei nem por onde começar". Calma gente! É para isso que o Que bem que faz existe. A gente só lembra que, mesmo com todas as nossas dicas, é sempre bom consultar um nutricionista. Vamos ao cardápio:

Café da manhã com refeição fit

Quem disse que o café da manhã é uma das principais refeições fit do dia, acertou. O chamado desjejum vai quebrar aquelas horas que ficamos sem nos alimentar por estarmos dormindo. É o momento de se alimentar muito bem e colocar na mesa comidas fitness deliciosas, como omeletes, vitaminas, sucos, saladas de frutas e o bom e velho cafezinho, para despertar e ficar cheio de energia.

Receitas com alimentos fit para o lanche da manhã ou da tarde

Muita gente pensa que uma alimentação saudável fitness não precisa ter lanches – mas isso não é bem assim. Lembra que nas nossas lições para uma vida fitness colocamos que é preciso se alimentar regularmente? Então, adicione lanches nos intervalos entre as principais refeições do dia, que você estará seguindo o caminho certo.

Alimentação fit para a hora do almoço

Quando a hora do almoço chega, você entende perfeitamente a importância de fazer um lanchinho entre as principais refeições. É que você não estará “varado de fome” e irá ficar satisfeito com porções adequadas de comidas fit, porque o lanchinho te deu saciedade. Para esse momento do dia, coloque na lista de refeições fit feijão, arroz, macarrão, salada, carnes, peixes e frango, tudo na medida certa.

Termine o dia com alimentos fit no jantar

A hora do jantar pede refeições fitness bem leves e de fácil digestão, para que o sono seja tranquilo e o descanso, proveitoso. Afinal, no dia seguinte tem muita malhação e trabalho. Aposte nas sopas, saladas, arroz, peixe e frango, e sua janta fit estará completa.

Depois de conhecer tudo sobre alimentos fit e alimentação fit, já não há mais desculpas para não ter sempre no prato comidas saudáveis. Uma boa alimentação, aliada à prática de atividade física, vai fazer toda a diferença na vida que você levará daqui por diante – com muita saúde, bem-estar e alegria.


Perguntas frequentes

  • 1. O que é uma alimentação fit?

    Uma alimentação fit é rica em carboidratos e proteínas. Os carboidratos são nosso combustível, pois eles nos dão energia para aguentar o treino. As proteínas vão ajudar no emagrecimento, mantendo a massa magra para os músculos ficarem durinhos.

  • 2. Qual o melhor alimento fit?

    Uma dieta baseada na alimentação fit é aquela em que a presença de frutas, raízes, leguminosas, arroz, cereais, hortaliças, legumes e carnes é garantida.

  • 3. Qual refeição fitness tem carboidratos?

    Os carboidratos são encontrados nos pães, arroz, milho, massas, frutas, tubérculos, cereais, raízes e leguminosas.

  • 4. Qual é a comida saudável fitness com proteína?

    As comidas fitness com proteínas são as carnes, feijões, nozes, soja, leite, peixes e ovos.

    Fontes:

    http://www.headcoach.com.br/artigos/Atividade%20f%C3%ADsica/Fitness%20sa%C3%BAde%20e%20qualidade%20de%20vida.pdf

    https://assets.unitpac.com.br/arquivos/revista/64/1.pdf

    https://www.scielo.br/j/rn/a/M8pXFzhdW9YdwCWs7ZGNn6G/?format=pdf&lang=pt#:~:text=O%20consumo%20adequado%20do%20caf%C3%A9,ingest%C3%A3o%20de%20gorduras%20e%20colesterol31

    https://qbemqfaz.com.br/bem-estar/nao-e-supersticao-de-vo-jantar-leve-ajuda-dormir-bem/

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf

    http://www.ufal.edu.br/usinaciencia/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf

    https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21445/3/Nutricao%20e%20sabor%20%28livro%20digital%29.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas