Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Alimentos funcionais: vegetais

Alimentos funcionais: o que são e onde encontrá-los?

Compartilhar
Legenda: 
Alimentos funcionais: vegetais
Atualizado em  novembro 2023

Hoje muito se fala sobre os benefícios de uma alimentação saudável, mas você já ouviu falar sobre alimentos funcionais? Será que eles são diferentes da comida que comemos no dia a dia? Vem conferir!

 

O que são os alimentos funcionais?

Segundo a ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária), os alimentos funcionais são aqueles que proporcionam benefícios extras à saúde. Assim, além de suas funções nutricionais básicas, eles reduzem o risco de doenças crônicas ou degenerativas, como câncer, hipertensão, Alzheimer, Parkinson, diabetes, entre outras.

 

Qual é a diferença dos alimentos funcionais para os alimentos industrializados?

Os alimentos funcionais são mais benéficos por serem naturais, enquanto que os alimentos industrializados, foram processados pela indústria e contém mais ingredientes, como os corantes, conservantes, etc.

 

Onde são encontrados os alimentos funcionais?

Existe uma grande variedade de compostos bioativos presentes nos alimentos funcionais que nos garantem diversos benefícios. Confira alguns exemplos:

  • Isoflavona: encontrada na soja e em seus derivados (proteína de soja, tofu e leites vegetais). Reduz os sintomas da menopausa e previne contra vários tipos de câncer.
  • Ômega 3: pode ser encontrado em peixes de águas profundas como salmão, sardinha, atum, anchova, arenque e em suplementos de óleo de peixe ou óleo de krill. Reduz o colesterol ruim e tem ação anti-inflamatória.
  • Catequinas: são encontradas no chá verde e em frutas vermelhas como amora, mirtilo, framboesa, uva roxa e vinho tinto seco. Estimulam o fortalecimento do sistema de defesa, previnem contra o câncer e reduzem o colesterol ruim.
  • Licopeno: é encontrado no tomate, molho de tomate, goiaba, pimentão vermelho e melancia. Reduz os níveis de colesterol ruim, a chance de alguns tipos de câncer e atua como antioxidante (diminui o envelhecimento precoce).
  • Flavonoides: encontrados em frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra, cereja. Reduzem os níveis de colesterol ruim, atuam na prevenção do câncer e tem ação anti-inflamatória e antioxidante (também reduzem o envelhecimento precoce).
  • Fibras solúveis e insolúveis: encontradas em cereais integrais como aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, feijões, lentilha, grão de bico, frutas com casca e vegetais em geral. Reduzem risco de câncer de cólon e ajudam no funcionamento do intestino. Atuam no controle da glicemia dos diabéticos e são boas aliadas em dietas de emagrecimento, pois aumentam a saciedade (sensação de satisfação do apetite, demorando mais para dar fome).

 

Como incluir alimentos funcionais em minha rotina alimentar?

Como descrito acima, alimentos funcionais nada mais são que alimentos in natura, variados e ricos em cores. Para iniciar uma vida saudável, dicas simples podem ser incluídas:

1. Inclua pelo menos uma fruta em sua alimentação diária: pode ser no café da manhã, em uma vitamina, como sobremesa de uma refeição ou lanche da tarde.
2. Inclua pelo menos ¼ do seu prato de vegetais no almoço ou jantar: pode ser uma salada crua, legumes assados ou feitos no vapor. O importante é consumir.
3. Variedade na hora da compra: essa semana você comprou banana, maçã e pera? Semana que vem compre banana, uva e abacaxi. O mesmo vale para vegetais, variedade é o caminho para novos nutrientes.
4. Faça lanches mais saudáveis: ao invés de abrir um pacote de bolacha, descasque uma fruta, faça uma panqueca com ovo, aveia e banana, inclua mais sementes ou castanhas. Além de mais nutrientes, proporcionam mais saciedade, fazendo com que não tenha aquela fome o dia todo.

Viram como é simples ser saudável? Uma dica boa é: a base da sua alimentação deve ser composta por alimentos sem rótulo. Começando por aí, é possível ter um consumo muito maior de alimentos funcionais e muito mais qualidade de vida.


Perguntas frequentes

  • O que é necessário para um alimento ser considerado funcional?

    Para ser considerado um alimento funcional, é preciso que esse alimento ofereça mais benefícios além de seu valor nutricional.

  • Qual a importância dos alimentos funcionais para a prevenção de doenças?

    Os alimentos funcionais possuem substâncias benéficas à saúde que são capazes de prevenir doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, alzheimer, diabetes, colesterol alto e etc.

  • Qual a origem dos alimentos funcionais?

    O conceito de alimento funcional surgiu no Japão para referir a alimentos que podiam ter benefícios ao corpo ou prevenir doenças, e mais tarde, esse conceito se alastrou para quase todo mundo!

     

Fontes:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

 

MORAES, F.P; COLLA, L.M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista eletrônica de farmácia, v.3(2), 2006.

 

VIDAL, A.M et al. A ingestão de alimentos funcionais e sua contribuição para a diminuição da incidência de doenças. Cadernos de graduação – ciências biológicas e da saúde, v.1, n.13, 2012.

Contribuição de: Carolina Horcajo Agostinetti

 

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.