Legenda: Alimentos Orgânicos

Dentro e fora das redes sociais, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, o que gera infinitos debates sobre as comidas que devemos ou não consumir, como os alimentos orgânicos. Fique conosco para aprender tudo sobre eles.

 

Confusa sobre comida orgânica?

Na internet, não faltam dicas de receitas e alimentos milagrosos que parecem bons demais para serem verdade. Surgem vários aspirantes a nutricionistas que A-D-O-R-A-M algumas comidas e condenam outras, aumentando ainda mais a confusão daqueles que buscam uma vida mais saudável. Você fica só a Nazaré confusa tentando decifrar quais são os verdadeiros heróis e vilões da alimentação.

Legenda: ?

E no meio de todo esse caos de informações, surge o debate sobre os alimentos orgânicos. Afinal, o que são? Por que são mais caros? Tudo que você precisa saber sobre esses produtos vai ser explicado tintim por tintim, para tirar todas as suas dúvidas e esclarecer de uma vez por todas as vantagens e desvantagens desses alimentos. Bora aprender?

 

Afinal de contas, o que são alimentos orgânicos?

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos por meio do cultivo sustentável, também chamado de orgânico. Assim, as frutas, verduras e legumes são cultivados sem o uso de agrotóxicos. Em bom português, eles são produzidos de forma mais ecológica.

Já a pecuária orgânica proporciona uma criação de gado em campos abertos, sem introdução de hormônios e anabolizantes na alimentação dos animais. Além disso, nesse tipo de criação, os animaizinhos têm direito a uma vida mais tranquila e menos estressante, aumentando seu bem-estar e, consequentemente, a qualidade do alimento que oferecem.

Alimentos orgânicos, então, deixam os animais e plantas mais felizes, sendo alternativas mais ecológicas e benéficas para todos. Além disso, a agricultura sustentável promove uma melhor situação para os produtores, com uma remuneração mais justa, o que também encarece o produto final.

 

Como vou saber se um produto é orgânico?

Para saber se um produto é realmente orgânico, é só verificar se ele possui o selo do SisOrg, o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica. Esse selo garante que o alimento possui diversas características fundamentais para ser considerado orgânico. Pronto, só olhando esse selo você já pode ter certeza que esse alimento foi produzido em sintonia com a natureza.

Legenda: Esse é o famoso selo que indica que o produto é mara

Por que os alimentos orgânicos são top?

Os alimentos orgânicos são aqueles produzidos dentro de um sistema sustentável que respeita as características culturais, socioeconômicas e ambientais da comunidade e do ecossistema local, protege os recursos naturais e não utiliza pesticidas ou agrotóxicos.

Resumindo: produtos orgânicos ajudam os animais, consumidores, produtores e o meio ambiente. Tudo de bom, né?

 

Por que os produtos orgânicos não são tão consumidos?

Perto de todos os benefícios listados, as desvantagens desses alimentos quase desaparecem. Mas, as poucas que existem são:

  • Maior preço final, devido à menor produtividade em relação ao cultivo comercial em larga escala;
  • Frutas, verduras e legumes às vezes menores e menos coloridos, devido à produção natural sustentável, que não utiliza nas plantações diversos aditivos que melhorariam seu aspecto visual.

Mesmo assim, eles são consumidos em menor escala quando comparados aos produtos não orgânicos. O que acha fazer parte da mudança e consumir mais alimentos produzidos de maneira sustentável?

 

Por que escolher a produção sustentável de alimentos?

Os alimentos orgânicos são produzidos de forma sustentável, por meio de técnicas que buscam minimizar os impactos negativos no meio ambiente. Assim, ao escolher um produto orgânico, você também está incentivando o desenvolvimento sustentável, e, se todo mundo fizer a sua parte, juntos podemos construir um futuro mais ecológico.

 

Quais são os benefícios da agricultura orgânica?

Através de técnicas que geram menor impacto ambiental, a agricultura orgânica busca alcançar o equilíbrio entre as necessidades da sociedade e as do meio ambiente, resultando em uma produção de alimentos em harmonia com a natureza. Algumas de suas vantagens são:

  • Baixo impacto negativo no meio ambiente;
  • Não contaminação dos solos com aditivos, como pesticidas;
  • Promoção do bem estar animal;
  • Remuneração justa para os produtores.

 

O tal do leite orgânico

Agora que você já sabe tudo sobre agricultura orgânica e produção sustentável de alimentos, pode estar se perguntando onde é que entra o leite orgânico nisso tudo. Calma que a gente te explica.

A produção do leite orgânico leva em consideração o bem-estar, segurança e prosperidade de diversos integrantes da cadeia produtiva, como meio-ambiente, animais e produtores.

Assim, as famílias produtoras beneficiadas nesse modelo de produção criam suas vaquinhas livres de confinamento, sem medicamentos industrializados, com alimentação mais saudável, sem agrotóxicos ou transgênicos, ou seja, esses animais são muito bem-tratados.

Logo, você pode ver que o Leite NINHO Orgânico é uma opção sustentável e ecológica para sua família e para o mundo.

 

Receitas

Depois de ler todas essas vantagens das comidas orgânicas, você deve ter percebido que esses produtos são realmente ecológicos e saborosos.

Que tal experimentar essas receitas incríveis que vão transformar você em um amante de NINHO Orgânico? 

 

Perguntas frequentes

1. Quais são os diferenciais dos alimentos orgânicos?
Eles são produzidos de maneira ecológica e sustentável, ajudando o meio ambiente, a natureza, os animais, os produtores e os consumidores.

2. Onde posso comprar alimentos orgânicos?
Em vários lugares! Esses super alimentos estão disponíveis em quase qualquer lugar. Supermercados, mercadinhos e feiras orgânicas são algumas das opções. Montar sua própria hortinha também é legal, caso você não seja daqueles que não conseguem manter nem um cacto vivo. Nesse caso, continue com os alimentos comprados mesmo.

 

Referências:

todamateria.com.br/alimentos-organicos/

dicasdemulher.com.br/alimentacao-organica/

blog.livup.com.br/conheca-os-maiores-produtores-de-alimentos-organicos-do-brasil/

todamateria.com.br/agricultura-organica/

saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/como-identificar-se-um-alimento-e-organico

lemanjue.com/blog/2019/8/1/dicas-para-identificar-alimentos-orgnicos

Assine a nossa Newsletter

A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com o desafiador cenário globalizado.

Digite um e-mail válido.