Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos para a cartilagem

Legenda: 
Alimentos para a cartilagem: alho

A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos do nosso corpo, sendo que os demais são os ossos, o sangue e as gorduras. Temos cartilagens em muitos lugares do nosso corpo, e elas têm a função de diminuir impactos e atritos entre os ossos, sustentação, revestir articulações e auxiliar nos movimentos.

O colágeno é uma das estruturas que compõem as cartilagens, por isso é importante consumir alimentos que mantenham a produção de colágeno em dia. Por esse motivo, vamos listar alguns alimentos para cartilagem para que você não tenha que recorrer a suplementos de colágeno.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre os tipos de cartilagens e como elas participam no nosso corpo?

  • Cartilagem elástica: presente em estruturas do ouvido e na região da garganta (na epiglote e na laringe).
  • Cartilagem fibrosa: presente entre os discos das vértebras e em alguns tendões e ligamentos.
  • Cartilagem hialina: presente nos ossos – responsável pelo crescimento.

Alguns minerais – como o manganês, o cobre e o enxofre – e a vitamina C podem ser grandes aliados das nossas cartilagens e tecidos.

  • Vitamina C: atua como antioxidante, ajuda na formação de colágeno e no processo de cicatrização. Age largamente na pele.
  • Enxofre: mineral que participa na formação de tecidos e cartilagens.
  • Manganês: é encontrado em uma série de órgãos e membros, já que atua na formação de ossos e colágeno.
  • Cobre: ele colabora na formação de algumas células do sangue, além de ser usado para lutar contra radicais-livres e na produção de colágeno.

Agora que você já sabe de tudo isso, vamos ver alguns alimentos bons para cartilagem.

 

Carnes

Carnes vermelhas e brancas são ricas em enxofre e por isso podem ser considerados bons alimentos para repor cartilagem. As carnes brancas – como o frango e os peixes – são alimentos ricos em colágeno para cartilagem.

Os miúdos também são ricos em cobre; sendo assim, podem ser alguns dos melhores alimentos para a cartilagem dentre as carnes.

 

Ovos

Os ovos não possuem ligamentos, ossos e cartilagens, mas, ainda assim, podem ajudar na formação de colágeno, pois contêm prolina. A prolina é um aminoácido que, resumidamente, é uma pequena parte que forma uma proteína.

 

Frutas cítricas

A maioria das frutas possuem quantidades satisfatórias de manganês, mas as frutas cítricas em especial são riquíssimas em vitamina C – uma vitamina que está ligada com a produção de colágeno. Dentre elas estão:

  • Laranjas
  • Limões
  • Toranjas
  • Abacaxi
  • Tangerina
  • Entre outras

 

Frutas silvestres

As frutas silvestres, frutas vermelhas ou berries são ricas em vitamina C e antioxidantes. Ainda que o consumo dessas pequeninas não seja tão comum, elas são uma boa fonte de vitaminas e fibras. Dentre elas estão:

  • Morangos
  • Mirtilos
  • Frambuesas
  • Amoras
  • Cerejas
  • Cranberries

 

Alho

O alho possui diversas propriedades e uma delas é ser um dos alimentos para cartilagem, já que possui altos níveis de enxofre. Mas, atenção: o consumo excessivo de alho, principalmente cru, pode trazer muitos prejuízos. Então, consuma em pequenas quantidades.

 

Verduras

As verduras de folhas verdes-escuras são super ricas em minerais como o cálcio e o magnésio, além de terem propriedades antioxidantes. Entre elas está o espinafre, que apesar de não ser tão rico em cálcio, é rico em vitamina C, o que o torna um bom alimento para repor a cartilagem.

As verduras apresentam altos índices de clorofila, que possui propriedades antioxidantes e podem ajudar no colágeno da pele.

 

Castanha de caju

As castanhas são ricas em gorduras saudáveis, magnésio, zinco, potássio e selênio. As castanhas de caju, em especial, são ricas em zinco e cobre, minerais que colaboram na produção de colágeno.

 

Leguminosas

As leguminosas, como o feijão, possuem minerais que participam na síntese (formação) de colágeno em nosso organismo. As leguminosas são alimentos para a cartilagem por possuírem bons níveis de vitamina C e zinco.

 

Gelatina

A gelatina é riquíssima em colágeno e é pouco calórica, o que é muito benéfico para quem quer manter uma alimentação balanceada. Gelatinas são ótimos alimentos para a cartilagem e podem ajudar na saúde da pele, articulações e ossos, sem comprometer tanto os níveis de açúcares e gorduras.

Lembramos que, se você possui alguma condição em relação às suas cartilagens ou recentemente está notando muitas dores nas articulações, o mais importante é procurar orientação médica. Caso você apenas queira aumentar um pouco o consumo de alimentos para a cartilagem, procure um nutricionista e sane todas as dúvidas. Ele saberá manejar sua alimentação de maneira saudável e balanceada.

Para mais artigos sobre saúde e alimentação, visite o site do QbemQfaz e fique nutrido de informação! Garantimos que existem diversos textos muito interessantes para você.


Perguntas frequentes

  • Qual a função do colágeno?

    O colágeno é uma proteína que compõe as cartilagens, além de contribuir para a resistência da pele e saúde de unhas e cabelos. Ela também faz parte das fibras dos nossos ossos e músculos.

  • Posso tomar suplementos de colágeno?

    Os suplementos só são necessários caso a sua alimentação não consiga suprir suas necessidades diárias de colágeno. Além disso, recomenda-se um acompanhamento médico caso você queira iniciar uma suplementação com colágeno.

  • O que pode desgastar a cartilagem?

    Além do histórico familiar de possíveis doenças em relação à cartilagem, o desgaste das cartilagens pode estar ligado a exercícios de alto impacto, esforço repetitivo e deformações das articulações.

  • Referências

    https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/cartilagem

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost#tomatoes

    https://mol.icb.usp.br/index.php/6-1-tecido-cartilaginoso/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas