Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos para comer ao acordar: sugestões de café da manhã

Legenda: 
Alimentos para comer ao acordar: mingau com banana

Há quem diga que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e há quem pule essa parte do dia por achar desnecessário. Mas é fato que a alimentação de manhã é uma boa fonte de energia para quem tem compromissos logo cedo.

Os alimentos para comer ao acordar devem ser ricos em carboidratos, proteínas, fibras e minerais, para dar energia sem deixar de ser saudável, como um café da manhã com frutas. Exatamente por isso, listamos alguns alimentos para você comer de manhã e manter a saúde em dia.

 

1. Iogurte natural

Nossa primeira recomendação de alimento para comer ao acordar é o iogurte natural. Rico em cálcio, potássio e fósforo, ele possui pouco açúcar e gorduras. Além disso, o leite e seus derivados possuem vitaminas A e do complexo B. Ele é ótimo para comer com frutas no café da manhã e exatamente por isso recomendamos um iogurte com mel, aveia e morango, que possui frutas e cereais.

 

2. Ovo

Apesar dos ovos não estarem muito presentes nas mesas dos cafés da manhã brasileiros, eles são opções ricas em proteína e podem dar ao longo do seu dia muita energia e sensação de saciedade.

Existem várias receitas para inspirar quem quer incluir o ovo entre os alimentos para comer ao acordar. Uma das mais conhecidas é a de ovos mexidos. Nesse caso, é bom usar uma frigideira antiaderente para não precisar adicionar óleo.

 

3. Aveia

Outro bom alimento para comer ao acordar, a aveia crua é fonte de vitaminas B3 e C, rica em fibras, magnésio, manganês, zinco e selênio. Ela pode ser combinada com iogurtes,transformada em mingau ou até mesmo formar parte de massas, como por exemplo pães. Ela também é uma opção saborosa para se comer com frutas no café da manhã, podendo participar de saladas de frutas.

 

4. Mingau

O mingau pode ser feito com leite e de diversos cereais, é rico em vitaminas, fibras e minerais, e são deliciosos acompanhados de frutas e/ou frutos secos. O mais conhecido é o mingau de aveia, pois além de ajudar a regular o intestino e controlar o colesterol, a aveia pode fornecer sensação de saciedade, graças às fibras.

 

5. Frutas secas

As frutas secas são bons alimentos para comer ao acordar: são ricas em minerais, como o magnésio, potássio e selênio. Elas também possuem gorduras saudáveis, muito boas para o coração, além de ser fonte de antioxidantes.

Contudo, o consumo deve ser moderado, já que são muito ricas em gorduras. Por isso, experimente colocar alguns frutos triturados ou laminados por cima de iogurtes naturais, mingau ou por cima de frutas.

 

6. Frutas

Frutas costumam aparecer como uma das primeiras opções de alimentos para comer ao acordar. E não à toa: elas são ricas em nutrientes, contêm açúcares simples e muitas fibras. As mais conhecidas opções de fruta para o café da manhã são:

  • Banana: bananas amassadas, em vitaminas ou em pedaços.
  • Frutas vermelhas: em geleias, salada de frutas ou sucos.
  • Kiwi: em pedaços ou em um smoothie.
  • Laranja: suco (rico em vitamina C) ou em pedaços.
  • Mamão: vitaminas ou em pedaços.

A verdade é que todas as frutas podem entrar na sua lista de alimentos para comer ao acordar, e variar é sempre bom e garante diversidade de nutrientes.

 

6. Tapioca

A tapioca é feita com farinha de mandioca hidratada, virando uma espécie de tortilla quando preparada em frigideiras. Ela pode substituir o pão como alimento para comer ao acordar (especialmente para quem evita o glúten) e é versátil, podendo ser recheada com geleias, frutas ou o que preferir.

 

7. Pão integral

Existem diversos pães integrais, com os mais variados tipos de sementes, grãos e cereais. O pão integral é cheio de fibras, vitaminas e minerais (lembrando que cada tipo tem sua especificidade), e por isso é uma boa sugestão de alimento para comer ao acordar.

Você pode comprar o pão integral pronto ou fazer o seu próprio, com os ingredientes que preferir e precisar. Para te inspirar, aqui vão algumas receitas:

 

8. Café

O café tradicional é rico em cafeína, o que nos dá disposição e atenção, e possui diversas propriedades, como a de ajudar a reduzir a dor de cabeça e poder evitar doenças neurológicas.

Vale salientar que não são todos os grupos que podem consumir café com cafeína, por isso torna-se necessário saber de suas condições de saúde e ver se não será preciso optar por café descafeinado ou stomach-friendly (café para pessoas com problemas estomacais).

Ressaltamos que qualquer mudança na sua alimentação deve ser acompanhada de um nutricionista, tire suas dúvidas e saiba quais são os alimentos ideais para você.

Para mais artigos informativos sobre saúde e alimentação, visite a nossa página do QbemQfaz e fique por dentro de diversos assuntos.


Perguntas Frequentes

  • Comer fruta no café da manhã faz bem?

    Sim! As frutas são excelentes alimentos para comer ao acordar: são fontes de fibras e vitaminas que podem dar uma forcinha no seu trânsito intestinal, melhorar o humor e dar sensação de saciedade por mais tempo.

  • Quais são as melhores frutas para o café da manhã?

    As melhores frutas para o café da manhã são: bananas, frutas vermelhas, kiwi, laranja e mamão.

  • Qual a importância do café da manhã?

    O café da manhã é responsável por fornecer os primeiros nutrientes do dia e oferece as primeiras fontes de energia, podendo te deixar mais disposto para as atividades ao longo do dia. Além disso, após consumir os alimentos de manhã, a sensação de saciedade dura mais tempo e você pode demorar mais tempo para sentir fome, podendo “aguentar” mais até a próxima refeição do dia.

  • Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/12-best-foods-to-eat-in-morning#TOC_TITLE_HDR_9

    https://www.scielo.br/j/qn/a/T5Fz97sh8ywywPKZhHXwWbc/?lang=pt

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas