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19 alimentos para eliminar gases e receitas infalíveis contra pum e arroto

Legenda: 
Alimentos para eliminar gases: figo

Lembra que o Que bem que faz já falou algumas vezes sobre fibras e como elas são importantes para fazer cocô regularmente? Não lembra? Então, vamos refrescar a memória. A gente já explicou porque todo mundo fala de fibras e indicou quais frutas, vegetais, grãos e cereais são os mais ricos nesse nutriente. E por que resolvemos falar sobre o assunto de novo? É que elas, as fibras, aparecem mais uma vez como heroínas. Agora, na lista de alimentos para eliminar gases.

A primeira coisa a saber sobre um alimento que elimina gases é que ele precisa ter fibras. Afinal, é impossível parar de falar delas quando o assunto é a saúde do intestino e do trato digestivo. E vamos combinar, as comidas ricas em fibras são tão gostosas e saudáveis que a gente nem cansa de repetir o quanto elas são importantes.

Nesse caso nem precisa pensar muito, porque soltar puns e arrotos o tempo todo não é nada agradável. Aliás, também não é educado e muito menos elegante. Não à toa desde criança somos ensinados que fazer isso, especialmente na frente das pessoas, é proibido. Porém, apesar disso, algumas vezes é inevitável - para quem não adiciona alimentos para evitar gases na dieta - e aí é tentar esconder o rubor das bochechas que estarão mortas de vergonha depois do barulho trovejoso que os gases fizeram.

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Probióticos: companheiro da fibras

Tudo bem que ao conhecer as fibras ficamos fãs. Entretanto, é preciso dizer que elas não estão sozinhas e que têm nos probióticos um grande companheiro na hora de dar adeus a essa história de ficar soltando pum e arrotando por aí sem controle.

Os alimentos para evitar gases que contêm probióticos levam em sua composição bactérias do bem. Você deve estar estranhando essa história de bactérias do bem, né? Mas elas existem e atuam no intestino como verdadeiras vassouras que saem limpando tudo e jogando fora a sujeira, em outras palavras o cocô. Isso dificulta a formação de gases intestinais.

 

Quais as causas dos gases?

Quem nunca deu uma boa risada ao perceber que um pum barulhento saiu sem querer que atire a primeira pedra. Quando falamos isso até parece engraçado, mas se você anda soltando gases indiscriminadamente, toda hora e em todo lugar, é bom prestar mais atenção e procurar um especialista para te recomendar o tratamento adequado e uma dieta para evitar gases, até porque comer mal tem tudo a ver com esse problema.

Contudo, além de uma má alimentação - o que comprova a importância de consumir alimentos para eliminar gases - outros fatores também provocam o excesso de puns e arrotos. Exemplo disso são as infecções intestinais causadas por vermes.

A intolerância alimentar é outra causa de gases em excesso. A mais famosa é a intolerância à lactose e a doença celíaca, que é a alergia ao glúten.

E vejam só quem também aparece por aqui. A ansiedade. Como assim? Esse transtorno acaba levando as pessoas a comerem depressa demais ou ficarem o tempo todo falando enquanto comem. Isso acaba facilitando a entrada de ar no estômago que leva aos arrotos.

Bebidas gaseificadas em excesso, o consumo de pouca água e a falta de atividade física também estão nessa lista.

 

Quais os melhores alimentos para evitar gases?

Falamos que os alimentos para eliminar gases são os ricos em fibras e probióticos. Mas, quais são eles? Muitos! Neste artigo listamos 19. Entre eles, frutas, leguminosas, verduras, folhas e até massas. Aqui estão elencados abacaxi, ameixa, mamão, figo, lentilha, soja, aveia, linhaça, abóbora, grão-de-bico, vagem, abobrinha, pepino, agrião, pão integral, arroz integral, rúcula, alface e iogurte.

Para cada alimento que elimina gases citado, 5 receitas incríveis que deixarão você com a saúde do intestino tinindo de tão boa.

 

Receitas para dar adeus aos puns e arrotos

1. Abacaxi

2. Ameixa

3. Mamão

4. Figo

5. Lentilha

6. Soja

7. Aveia

8. Linhaça

9. Abóbora

10. Grão-de-bico

11. Vagem

12. Abobrinha

13. Pepino

14. Agrião

15. Pão integral

16. Rúcula

 

17. Arroz integral

18. Alface

19. Iogurte


Perguntas Frequentes

  • 1. Quais os melhores alimentos para eliminar gases?

    Os alimentos para eliminar gases são os ricos em fibras e probióticos. Entre eles, frutas, leguminosas, verduras, folhas e até massas. Na lista podem estar abacaxi, ameixa, mamão, figo, lentilha, soja, aveia, linhaça, abóbora, grão-de-bico, vagem, abobrinha, pepino, agrião, pão integral, arroz integral, rúcula, alface, iogurte e leite fermentado.

  • 2. Quais as causas dos gases?

    Entre as causas dos gases estão má alimentação, infecções intestinais causadas por vermes. Intolerância alimentar e até ansiedade. No caso da ansiedade, as pessoas comerem depressa demais ou ficam o tempo todo falando enquanto comem. Isso acaba facilitando a entrada de ar no estômago que leva aos arrotos. Bebidas gaseificadas em excesso, o consumo de pouca água e a falta de atividade física também estão nessa lista.

  • 3. Por que os probióticos ajudam a eliminar gases?

    Os alimentos para evitar gases que contêm probióticos levam em sua composição bactérias do bem que atuam no intestino como verdadeiras vassouras que saem limpando tudo e jogando fora a sujeira, em outras palavras o cocô. Isso dificulta a formação de gases intestinais.

     

Referências

https://www.infoescola.com/sistema-digestivo/flatulencia/ https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/ https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/sintomas-de-dist%C3%BArbios-digestivos/gases https://www.scielo.br/j/abem/a/PZdwfM5xZKG8BmB9YH59crf/?lang=pt&format=pdf https://www.ufrgs.br/telessauders/perguntas/como-manejar-constipacao-intestinal-em-adultos-na-atencao-primaria-saude/ https://www.awebic.com/alimentos-para-eliminar-os-gases/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas