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Alimentos para fígado: opções para manter o fígado saudável

Legenda: 
Alimentos para o fígado: uva

O fígado é um órgão extremamente importante para o bom funcionamento do organismo, pois tem como função a eliminação de substâncias tóxicas e a produção da bile, que é essencial para a digestão de gorduras.

Quando não seguimos uma alimentação balanceada, ou se temos hábitos considerados poucos saudáveis, podemos acabar desenvolvendo um acúmulo de gordura no fígado, o que pode desencadear outras doenças como a cirrose, a hepatite e o câncer de fígado.

Sabendo disso, a Que Bem Que Faz selecionou alguns alimentos que fazem bem para a saúde do fígado; e também algumas dicas de receitas para expandir suas opções de cardápio na dieta.

 

Alimentos bons para o fígado

Uma dieta para quem quer manter a saúde de seu fígado em dia se baseia em reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados ou com altos índices de gordura e açúcar. Outros hábitos que a pessoa deve evitar se quiser ter um fígado saudável são o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo, pois esse dois hábitos estão diretamente relacionados com doenças hepáticas como a cirrose.

Veja agora alguns alimentos que são grandes aliados para quem busca ter um fígado saudável e algumas receitas com esses alimentos.

Café

Se precisa de uma desculpa para tomar uma boa xícara de café, essa é perfeita: o café é um grande aliado do fígado quando o assunto é combate e prevenção de doenças hepáticas.

Isso se dá porque o café bloqueia a produção de gordura e colágeno do fígado, que, se produzidos em excesso, podem causar problemas como cirrose ou mesmo câncer de fígado. O café também possui glutationa, que é uma enzima antioxidante e com propriedades antienvelhecimento, o que ajuda a oxidar células cancerígenas e rejuvenescer as demais células.

Apesar de possuir todos esses benefícios, o café ainda possui muita cafeína, o que pode fazer mal para o coração ou para o cérebro se consumido em grandes quantidades. O ideal é que se consuma de três a quatro xícaras de café por dia.

Mirtilo

Não apenas o mirtilo, mas muitas frutas silvestres possuem propriedades que fazem bem para a saúde do fígado – pois contém polifenóis, que são antioxidantes que podem proteger o fígado de lesões ou mesmo ajudar em sua regeneração.

Estudos mostram que o suco de mirtilo, além de aumentar a capacidade do fígado de se proteger contra células cancerígenas, pode também ajudar a combater a fibrose hepática (gordura no fígado grau 3).

Uma opção de receita deliciosa com mirtilos é a tradicional Torta de Mirtilos e Pera.

Uva

A uva também é uma boa opção para quem quer ter uma alimentação que seja boa para o fígado, pois suas sementes, casca e polpa possuem uma grande quantidade de antioxidantes, que protegem o fígado contra lesões e outros possíveis danos.

Você pode optar por comer uvas inteiras ou através de suplementos de extrato de semente de uva. Uma recomendação de receita que utiliza uvas é essa saborosa receita de Pavê de Uvas e Baunilha.

Beterraba

A beterraba, assim como a uva e o mirtilo, possui propriedades antioxidantes. Esses antioxidantes são chamados de betalaína e podem ajudar a reduzir inflamações e lesões no fígado. Além disso, a beterraba faz bem para a saúde do coração.

Apesar da beterraba ser uma grande aliada para a saúde do fígado, é o seu suco que possui maiores propriedades antioxidantes – pois, além de combater inflamações e lesões no fígado, ainda ajuda a aumentar a produção da bile.

Como é o suco de beterraba que possui maiores propriedades antioxidantes, a receita que recomendamos é a nutritiva Vitamina Neston Morango, Laranja e Beterraba; mas, se quiser dar uma variada no cardápio, pode optar também pela receita de Brownie de Beterraba.

Brócolis

Na verdade, qualquer vegetal crucífero é considerado como uma boa opção em uma dieta para melhorar o fígado. Esses vegetais são bons por possuírem fibras, que ajudam no processo de digestão.

Vegetais crucíferos também ajudam no combate contra o câncer, pois possuem propriedades rejuvenescedoras que auxiliam na regeneração de células, retardando o possível desenvolvimento do câncer.

Receitas que levam brócolis e que podem ser adicionadas à sua dieta incluem a deliciosa receita de Farfalle ao Brócolis Cremoso e a receita de Frango com Curry e Brócolis.

Nozes

Nozes e leguminosas no geral são ideais para quem quer ter um fígado saudável, pois são alimentos ricos em vitamina E e outros antioxidantes, que ajudam no bom funcionamento do órgão, evitando processos oxidativos que podem evoluir para doenças mais graves como cirrose hepática e câncer de fígado.

As nozes também possuem ômega-3, uma gordura boa que é saudável para o órgão, pois é facilmente secretada, o que evita o acúmulo de gordura no fígado e, consequentemente, a esteatose hepática.

Uma dica de receita com nozes é a de Bolo de Nozes com Maçã-verde.

Azeite

O azeite age de forma parecida com as nozes: rico em gorduras boas, é uma boa opção para substituir o óleo na hora de preparar alguns alimentos. Além disso, ele melhora o metabolismo, ajudando não apenas no funcionamento do fígado, mas também no emagrecimento.

Aveia

A aveia é rica em fibras, o que pode auxiliar no processo da digestão. Mas não apenas isso: as fibras que a aveia possui são capazes de reduzir inflamações, ou seja, são ideais para o bom funcionamento do fígado.

Uma boa recomendação de receita com aveia é a receita de Torta de Banana e Aveia.

Toranja

Resultado do cruzamento entre a laranja e o pomelo, a toranja é rica em nutrientes como a vitamina C, naringina e naringenina, que são antioxidantes capazes de proteger o fígado de lesões e inflamações.

Um estudo indica que a naringina presente na toranja é capaz de proteger o fígado contra a esteatose hepática causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Peixe

Na verdade, não é qualquer peixe que faz bem para o fígado. Os peixes que ajudam a melhorar a saúde do fígado são os gordurosos, como o salmão ou o arenque.

Peixes gordurosos são ricos em ômega-3, que é uma gordura boa que é muito bem recebida pelo fígado – diferente das gorduras saturadas, que fazem mal ao órgão. Além disso, o ômega-3 também ajuda na redução de triglicerídeos, prevenindo doenças do coração.

Alguns exemplos de peixes gordurosos são:

  • Atum voador;
  • Cavalinha;
  • Anchovas;
  • Truta;
  • Sardinhas.

Sabendo disso, uma recomendação de receita com um desses peixes gordurosos é a saborosa receita de Escondidinho de Mandioquinha e Salmão.

Pera espinhosa

A pera espinhosa é derivada de um cacto e não se parece nada com uma pera – mas isso não quer dizer que não seja deliciosa e que não tenha nutrientes bons para a saúde do fígado.

A pera espinhosa é usada já há muitos anos como opção para o tratamento de úlceras, ferimentos, fadiga e doenças hepáticas. Isso se dá porque ela possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ou seja, é capaz de reduzir inflamações, normaliza o nível de enzimas produzidas pelo organismo e regula o colesterol.

Você pode encontrar mais informações nutricionais sobre esses e outros alimentos bons para o fígado na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO.

 

Alimentos que fazem mal para o fígado

Apesar de existirem muitos alimentos que fazem bem para o organismo, há também opções não tão saudáveis, podendo até causar alguns problemas de saúde. Portanto, é preciso conhecer quais os alimentos que devemos evitar ou reduzir o consumo para desenvolver uma dieta saudável e nutritiva.

Alguns desses alimentos que devemos nos atentar incluem:

  • Alimentos gordurosos: alimentos fritos, fast food, comidas instantâneas. Geralmente, alimentos ultraprocessados costumam ser perigosos, pois seu alto índice de gordura saturada é secretada com dificuldade pelo fígado, proporcionando o acúmulo de gordura no órgão.
  • Álcool: doenças hepáticas, em sua maioria, estão relacionadas ao consumo excessivo de álcool. O ideal é que não haja consumo ou, se possível, que não seja consumido regularmente.
  • Alimentos com muito açúcar: alimentos muito açucarados podem ser perigosos para o fígado, podendo causar doenças como a diabetes.
  • Alimentos ricos em sódio: alimentos muito salgados, assim como os açucarados, podem ser perigosos para a saúde do organismo, podendo causar doenças como pressão alta, colesterol alto, pedra nos rins, etc.
  • Alimentos ricos em amido: o amido geralmente é uma opção saudável e os alimentos que possuem amido também são ricos em fibras, o que ajuda no funcionamento do sistema digestivo. No entanto, o amido pode ser perigoso para pessoas com predisposição para desenvolver problemas hepáticos, pois se trata de um alimento processado.

Procure sempre a orientação de um nutricionista para seguir uma dieta saudável e que não seja danosa para o seu corpo.


Perguntas frequentes

  • Quais alimentos são bons para o fígado?

    Alimentos com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, ricos em ômega-3 e fibras são bons para a saúde do fígado.

  • O que faz mal para o fígado?

    Alimentos gordurosos, com muito açúcar, muito sal e bebidas alcóolicas. Alimentos ricos em amido também podem fazer mal em alguns casos.

  • Qual chá faz bem para o fígado?

    Qualquer chá com ação antioxidante e anti-inflamatória faz bem para o fígado, mas o mais recomendado, devido a suas propriedades medicinais, é o chá verde.

    Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/11-foods-for-your-liver

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/323915

    https://health.usnews.com/wellness/food/slideshows/foods-that-are-good-for-your-liver

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23554912/

    https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30031061/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas