Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

10 alimentos para fortalecer o pulmão e respirar melhor

Legenda: 
Alimentos para fortalecer o pulmão: maçã

Manter a saúde pulmonar é um requisito básico para ter uma vida saudável, pois problemas nesse órgão do sistema respiratório podem resultar em doenças sérias que comprometem a qualidade de vida, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a asma e outros distúrbios.

A alimentação pode ser sua aliada para cuidar da saúde pulmonar, uma vez que existem diversos alimentos bons para os pulmões. Neste artigo, veja dez opções para acrescentar no cardápio e melhorar sua saúde pulmonar sem dificuldade.

 

Alimentos bons para o pulmão

Os alimentos naturais, principalmente frutas, legumes e verduras, são os melhores alimentos para fortalecer o pulmão, uma vez que são nutritivos e saudáveis. Na hora de montar uma alimentação para proteger os pulmões, dê preferência a esses alimentos:

Beterraba

Tanto a beterraba em si quanto suas folhas são ricas em nitratos, compostos que melhoram a função pulmonar, uma vez que relaxam os vasos sanguíneos, diminuem a pressão sanguínea e otimizam a captação de oxigênio.

Fora isso, as beterrabas também são ricas em nutrientes importantes para manter a saúde pulmonar, como magnésio, potássio, vitamina C e carotenoides, substâncias com propriedades antioxidantes que combatem a ação degenerativa dos radicais livres nos pulmões.

Para aproveitar todos os nutrientes desse alimento para fortalecer o pulmão, você pode fazer um prato simples de Beterraba Cozida ou uma receita complexa de Pão de Beterraba Nesfit. Você pode consumir beterraba até na sobremesa, em um Brownie de Beterraba.

Maçã

Por causa da alta quantidade de antioxidantes, em especial de quercetina, a maçã reduz significativamente o declínio da função pulmonar de ex-fumantes. Comer maçãs regularmente também promove a manutenção da saúde pulmonar e pode diminuir os riscos do surgimento de câncer de pulmão e asma.

Além disso, há estudos que associam o consumo de cinco ou mais maçãs por semana com um menor risco de desenvolvimento de doenças pulmonares que dificultam a respiração, conhecidas como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Para experimentar os benefícios desse alimento bom para o pulmão de uma maneira deliciosa, você pode fazer diversas receitas saudáveis, como o Bolo De Maçã Sem Açúcar e o Crumble de Maçã e Aveia.

Abóbora

Tal como a beterraba, a abóbora também é rica em carotenoides, pigmentos naturais com propriedades antioxidantes fundamentais para manter a saúde pulmonar, encontrados especialmente em vegetais vermelhos, amarelos e laranjas.

Alguns dos principais carotenoides presentes nesse alimento bom para o pulmão são betacaroteno, luteína e zeaxantina, que possuem também funções anti-inflamatórias e fortalecem o sistema imunológico, sendo importantes para a saúde geral.

Para fazer uma refeição rica em carotenoides e alimentos para fortalecer o pulmão, você pode preparar um Nhoque de Abóbora Gratinado ou um Creme de Abóbora, que levam outros alimentos bons para o pulmão além da abóbora, como cúrcuma, espinafre, azeite e pimenta-do-reino.

Tomate

Versátil e saboroso, o tomate é uma fonte de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, inclusive para a manutenção da função pulmonar. Um dos principais nutrientes desse alimento é o licopeno, um carotenoide com propriedades antioxidantes que protege o pulmão dos danos causados pelos radicais livres e pode prevenir o câncer de pulmão e a inflamação das vias aéreas.

Além disso, de acordo com um estudo da “Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health”, consumir dois ou mais tomates por dia pode ajudar no reparo dos danos dos pulmões de ex-fumantes, melhorando a função pulmonar dessas pessoas.

Os tomates são coadjuvantes de diversas receitas saborosas, mas também existem pratos em que esse alimento bom para o pulmão é o protagonista, como o Tomate Recheado.

Vegetais folhosos

As folhas verdes são benéficas para os pulmões, uma vez que são ricas em diversos nutrientes importantes para esse órgão, como ferro, magnésio, potássio, cálcio, vitaminas e os conhecidos carotenoides, que protegem os pulmões da ação degenerativa dos radicais livres.

Como essa é uma categoria ampla de alimentos para fortalecer os pulmões, as receitas são muito diversas, como o Suflê de Espinafre e a Linguiça Refogada com Abóbora e Couve, que combina dois alimentos bons para o pulmão.

Outras opções de vegetais folhosos são: repolho, alface-romana, acelga suíça, agrião, acelga chinesa, folhas de beterraba e couve-galega. Como não faltam opções e receitas, escolha seus favoritos e enriqueça sua nutrição com esses alimentos para fortalecer o pulmão.

Pimenta

Além de dar um toque picante aos pratos, a pimenta também ajuda na manutenção da saúde pulmonar, por meio de diversos nutrientes. A vitamina C é um dos compostos que torna esses alimentos bons para os pulmões, uma vez que possui propriedades antioxidantes que estão ligadas a uma melhor função pulmonar.

Alguns tipos de pimenta mais picantes, como a pimenta-malagueta e a pimenta-caiena, possuem um fitonutriente chamado “capsaicina”, que protege a mucosa do sistema respiratório.

Além de serem muito usadas para temperar e finalizar pratos principais, as pimentas também podem ser utilizadas para preparar acompanhamentos saborosos, como a Geleia de Pimenta, a Pimenta em Conserva e o Molho de Pimenta Caseiro, que podem fazer parte de uma alimentação para fortalecer o pulmão.

Laranja

Outro alimento bom para o pulmão e que ameniza os sintomas dos distúrbios ligados à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a laranja, tanto na forma de fruta pura quanto de suco.

Os benefícios desse alimento para o pulmão estão ligados à alta concentração de vitamina C, que, por causa de suas propriedades antioxidantes, protege os pulmões dos radicais livres que degeneram suas células. Junto com os carotenoides, essa vitamina protege as células dos pulmões do estresse oxidativo.

Seja tomando um suco de laranja no café da manhã ou comendo uma laranja após o almoço, o importante é incluir essa fruta na alimentação. Para combinar vários alimentos bons para o pulmão, você pode fazer o Smoothie De Laranja, Manga e Cenoura, pois a cenoura e a manga também são ricas em vitamina C.

Chá verde

Segundo estudos recentes, uma maneira simples de prevenir a DPOC e outras doenças pulmonares é beber duas ou mais xícaras de chá verde por dia, uma vez que essa bebida possui catequinas, fitonutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que reduzem a inflamação das vias respiratórias e protegem os pulmões de irritações.

Outros estudos promissores associam o consumo regular de chá verde com a prevenção do câncer de pulmão, o que é mais um ótimo motivo para aumentar o consumo dessa bebida calmante.

Além de ser um bom alimento para fortalecer o pulmão, o chá verde também pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, devido às suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias.

Gengibre

Com sabor inconfundível e picância característica, o gengibre traz diversos benefícios para o sistema respiratório, como promover o descongestionamento das vias aéreas e uma melhor circulação do ar pelos pulmões, otimizando a respiração.

Rica também em antioxidantes e anti-inflamatórios, essa especiaria previne infecções e pode beneficiar pessoas com asma e outros problemas respiratórios, uma vez que limpa as vias respiratórias.

Esse descongestionante natural pode ser acrescentado a bebidas e comidas, como à Sopa de Maçã, Abóbora e Gengibre, ao Suco Verde de Pera, Couve e Gengibre , e à Sopa Creme de Laranja e Gengibre, que levam outros alimentos bons para o pulmão, como abóbora, maçã, couve, laranja e cenoura.

Azeite

Além de ser uma boa fonte de gorduras saudáveis, o azeite é um alimento nutritivo que pode ser facilmente adicionado a vários pratos, desde saladas até sopas e massas.

O alto consumo desse óleo vegetal traz benefícios para pessoas com problemas respiratórios, como asma e DPOC, e até para fumantes, uma vez que ele é rico em vitamina E, nutriente com funções antioxidantes que combate o envelhecimento precoce das células do corpo, inclusive do pulmão.

Como o azeite, a maioria dos alimentos para fortalecer o pulmão é rica em antioxidantes, substâncias que combatem a ação prejudicial dos radicais livres nas células do corpo. Aprenda um pouco mais sobre esses compostos importantes e saiba como adicioná-los à sua alimentação no artigo “Antioxidantes: o que são e onde podemos encontrá-los”.


Perguntas frequentes

  • Quais são alguns alimentos bons para o pulmão?

    Os principais alimentos para fortalecer o pulmão são: beterraba, abóbora, tomate, maçã e vegetais folhosos, como espinafre e couve. Além dessas, outras comidas boas para o pulmão são: chá verde, laranja, azeite, pimenta e gengibre.

  • Como adicionar alimentos para fortalecer o pulmão à alimentação?

    Você pode fazer pequenas trocas no dia a dia, como cozinhar com azeite, pimenta e gengibre. Outra possibilidade é inovar na cozinha e experimentar novas receitas com alimentos bons para o pulmão, como pratos com beterraba, abóbora, tomate e vegetais folhosos.

Fontes:

https://www.healthline.com/nutrition/lung-cleansing-foods

https://www.asbestos.com/treatment/nutrition/lung-healthy-foods/

https://parade.com/906361/nicolepajer/the-best-foods-for-healthy-lungs-and-the-ones-to-avoid/

https://health.usnews.com/wellness/food/slideshows/the-best-foods-for-lung-health

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas