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Alimentos para imunidade: saiba os principais nutrientes e onde encontrá-los!

Legenda: 
Alimentos para imunidade: laranja, limão siciliano e outras frutas

Um cardápio saudável e nutritivo, com alimentos variados, pode trazer muitos benefícios para o sistema imunológico e diminuir as chances de contrair doenças. Os alimentos para imunidade são aqueles que contêm os nutrientes essenciais para fortalecer a defesa do corpo.

Vitamina A, D e E, zinco e ômega 3 são alguns desses que promovem benefícios para nosso sistema imune. Você sabe onde encontrá-los? Vem com a gente e descubra as propriedades e, de quebra, uma receita deliciosa!

 

Fortalecer o sistema imunológico com a alimentação

A alimentação nutritiva facilita diversas funções do corpo, inclusive a fortalecer o sistema imunológico. Refeições planejadas com os nutrientes certos podem ajudar nosso corpo a combater doenças e se recuperar de forma melhor e mais rápida.

Nutrição e imunidade

Existem muitos nutrientes importantes para o sistema imunológico! Zinco, vitamina D, vitamina A, probióticos, ômega 3 e selênio são alguns exemplos. Eles estão presentes em diversos alimentos, como carnes, sementes, frutas e vegetais.

Também são encontrados em produtos fortificados. Para não ter erro, mantenha uma alimentação variada para consumir os nutrientes! A seguir, vamos ver as propriedades desses nutrientes e onde encontrá-los.

 

Alimentos para imunidade: os nutrientes essenciais

Aqui vai uma lista de nutrientes essenciais encontrados nos alimentos para imunidade que vão fazer a diferença no seu organismo, vem ver:

1. Zinco

O zinco ajuda com o desenvolvimento e a ativação das células imunológicas. Ele está presente na carne vermelha, nos frutos do mar, no frango, em cereais fortificados e outros.

2. Magnésio

O magnésio regula a função imunológica, aumentando a resposta do nosso corpo às doenças. Para encontrar esse nutriente, nozes, amêndoas, castanha-de-caju e verduras são algumas das opções.

3. Selênio

Se você procura a redução de inflamações, selênio é o nutriente que você precisa! Ele está na castanha-do-pará, no atum, na sardinha, no camarão, no arroz integral e nos ovos.

4. Vitamina A

A vitamina A também é amiga do nosso sistema de proteção! Produção de células de defesa e melhores respostas contra vírus e infecções são alguns dos benefícios. Que tal incluir queijo, gema de ovo, manga, mamão, cenoura, batata-doce e fígado nas próximas refeições? São alguns dos alimentos com esse nutriente.

5. Vitamina D

Produtora de proteínas que ajudam a ativar o sistema imunológico, a vitamina D se encontra, entre outros alimentos, no salmão, no atum, na sardinha, nos ovos, nos queijos, nos cogumelos, nos cereais. Por estar em pequenas quantidades nestes alimentos, vale também se expor um pouco por dia ao sol, e incluir também alimentos fortificados com essa vitamina – esteja sempre de olho no rótulo! ;) .

6. Vitamina E

Essa vitamina é uma ótima antioxidante e é responsável pelo aumento das células de defesa: queremos! Amêndoas, avelã, castanha-de-caju, amendoim e semente de girassol são algumas das fontes.

7. Probióticos

São as bactérias do bem, e que ajudam a manter a flora intestinal saudável – e uma flora instestinal saudável ajuda a imunidade. Os probióticos estão no iogurte natural, no kefir, no leite fermentado e outros.

8. Ômega 3

O principal benefício dele é a ação anti-inflamatória. Vale investir na semente de chia e de linhaça, no salmão, na sardinha, em alimentos fortificados e nas nozes, que são algumas opções de fontes.

Hora de colocar as dicas em prática e adicionar esses nutrientes no cardápio! Para ajudar, separamos uma receita que, além de nutritiva e gostosa, ajuda a manter e aumentar a imunidade. Feita com arroz integral, salmão e castanha-de-caju, contém:

  • Magnésio
  • Selênio
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Ômega 3

Confira a receita de Arroz de Forno com Salmão!

Fontes:

ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia, Orientações Nutricionais para aumentar a Imunidade 2020.

https://ods.od.nih.gov/News/The_Scoop_-_Summer_2020.aspx

Roseli O. S. Sarni., Fabíola L. S. Souza, Renata R. Cocco, Márcia C. Mallozi, Dirceu Solé, Micronutrientes e sistema imunológico 2010.

Menezes Coppola, Mario; Gil Turnes, Carlos, Probióticos e resposta imune. Ciência rural, v. 34, n.4, jul-ago, 2004.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas