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Alimentos que ajudam na digestão: 10 opções para melhorar a saúde do sistema digestivo

Legenda: 
Alimentos que ajudam na digestão: iogurte natural

Uma dieta saudável depende de muitos fatores, que vão desde o objetivo final que se tem com a dieta, até quais alimentos restringir e quais dar maior preferência de consumo. Dietas que buscam melhorar a saúde do sistema digestivo costumam incluir alimentos ricos em fibras, vitaminas, ômega-3, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Levando esses pontos em consideração, a Que Bem Que Faz organizou uma lista com 10 alimentos que ajudam na digestão e, também, algumas dicas de receitas para expandir o seu cardápio e transformar sua dieta em um momento prazeroso. Vem com a gente!

 

Alimentos bons para o sistema digestivo

O sistema digestivo é uma parte crucial para a saúde do organismo, pois é nele que todos os alimentos que consumimos são quebrados e transformados em nutrientes e minerais energéticos, essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Alguns alimentos específicos podem ajudar mais nesse processo do que outros, pois possuem nutrientes capazes de acelerar o processo digestivo; ou mesmo de enviar nutrientes para o próprio sistema digestivo, deixando-o mais forte e mais saudável.

Alguns bons alimentos para o sistema digestivo são:

Mamão

O mamão já é popularmente conhecido por fazer bem ao sistema digestivo – a dúvida é, quais os benefícios que o mamão traz ao sistema digestivo?

O mamão é uma fruta tropical que contém uma enzima chamada papaína. Essa enzima possui poderosas funções antioxidantes e, além disso, é capaz de quebrar as fibras proteicas de muitos alimentos, soltando o intestino.

Uma recomendação é consumir o mamão no café da manhã, pois o seu sistema digestivo entrará em melhor funcionamento se receber um auxílio para trabalhar logo nas primeiras horas do dia.

Uma dica de receita com mamão que pode ser consumida durante o café da manhã, ou durante lanches da tarde, é a receita de Barquinhas de Mamão.

Maçã

A maçã é uma fruta que, além de prevenir cálculos renais (as chamadas pedras no rim) também possui uma casca que é rica em fibras – que auxiliam na produção de fezes, deixando o processo de digestão mais tranquilo.

A fruta pode ser consumida a qualquer hora do dia. Por ser rica em fibras, é possível que ela prenda o intestino; sendo assim, ela pode ser consumida junto de alguma fruta que seja conhecida por soltar o intestino como o mamão, para equilibrar.

E é pensando nisso que a dica de receita com maçã para ter um bom funcionamento do sistema digestivo é essa nutritiva receita de Neslac Vitamina de Maçã e Mamão.

Iogurte natural

O iogurte natural é feito com leite fermentado por bactérias do ácido láctico. Esse processo de fermentação propicia a proliferação de bactérias boas para o organismo, chamadas de probióticos.

Os probióticos são bactérias que ajudam a manter a saúde da microbiota da flora intestinal; dessa forma, o sistema digestivo pode manter o seu bom funcionamento e, consequentemente, o organismo em si se mantém forte e com uma alta imunidade.

Uma dica de receita feita com iogurte natural é a receita de Pasta de Ricota e Iogurte.

Sementes de chia

Sementes de chia, se misturadas com algum líquido, adquirem uma consistência gelatinosa rica em fibras. Elas funcionam como prebióticos, que são fibras que o organismo não é capaz de digerir, servindo de alimento para as bactérias boas presentes no sistema digestivo. Isso faz com que eles sejam fortalecidos, proporcionando o funcionamento saudável de todo o sistema digestivo e, consequentemente, do sistema imunológico.

Uma recomendação de receita que combina os probióticos do iogurte com os prebióticos da chia é essa deliciosa receita de Vitamina de Iogurte com Maracujá e Chia.

Vegetais de folhas verdes escuras

Os vegetais de folhas verdes escuras são grandes fontes de fibra insolúvel – ou seja, tratam-se de alimentos que o sistema digestivo não é capaz de digerir. Ao invés disso, ele se torna um tipo de fibra importante para uma formação saudável das fezes.

Vegetais de folhas verdes escuras também são uma rica fonte de magnésio, que ajuda em problemas como azia e constipação. Alguns vegetais de folhas verdes escuras que podemos encontrar com facilidade são:

  • Couve de bruxelas;
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Couve.

Uma dica de receita com um desses vegetais listados é a receita de Torta de Espinafre.

Ameixa

A ameixa também é uma grande fonte de fibras; e, além disso, possui propriedades laxativas, que relaxam o trato intestinal, facilitando a passagem das fezes para o reto.

A ameixa também é rica em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce. Isso faz dela uma opção boa não apenas para o interior do organismo, como também para seu exterior, fazendo bem para a pele e o cabelo.

Essa receita de Muffin de Ameixa com Neston pode ser servida no café da manhã ou lanche da tarde, sendo uma opção saborosa e saborosa e nutritiva.

Salmão

O salmão é rico em ácidos graxos chamados de ômega-3, que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias e ajudam nas contrações musculares do trato intestinal, facilitando o processo digestivo.

Ele é uma opção para pessoas que possuem doenças intestinais relacionadas a inflamações, intolerâncias alimentares, alergias e outros problemas, pois é capaz de reduzir as inflamações do sistema digestivo.

Uma dica de receita com salmão, que pode ser servido no café da manhã por se tratar de uma opção leve, é a receita de Wrap Cremoso de Salmão.

Gengibre

O gengibre é uma planta que costuma estar relacionada à solução de problemas como inchaço, náusea, indigestão e outros, que podem ou não estar relacionados ao sistema digestivo.

Por conta disso, o gengibre é uma ótima opção para quem quer ter um sistema digestivo saudável, pois ele acelera o esvaziamento gástrico e aumenta as contrações musculares do trato digestivo, auxiliando na digestão.

Abacate

O abacate é uma fruta rica em fibras e nutrientes como o potássio, que ajudam no processo de digestão. O abacate também possui um baixo teor de frutose em sua composição, o que diminui a possibilidade de a pessoa ter gases.

Apesar do abacate ser rico em nutrientes, é necessário tomar cuidado ao consumi-lo, pois é uma fruta rica em gorduras, que podem se proliferar em outras regiões do organismo e causar algum problema de saúde – como a gordura no fígado, por exemplo. Consulte um nutricionista sobre a quantidade adequada de abacate que o seu organismo pode consumir e com que frequência.

Uma dica de receita com abacate é a deliciosa e tradicional receita de Vitamina de Abacate.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta é uma erva medicinal e aromática que traz diversos benefícios para a saúde do organismo. O óleo essencial que é feito a partir dessa planta possui efeitos que são benéficos para a saúde do sistema digestivo; além disso, contém um composto chamado de mentol, que possui propriedades capazes de aliviar sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Esse óleo também atua como um relaxante muscular para o trato digestivo, o que pode ajudar na digestão, melhorando problemas como indigestão e prisão de ventre.

Você pode encontrar mais informações nutricionais sobre esses e outros alimentos na Tabela Brasileira de Composição de Alimentos - TACO e manter-se atualizado sobre quais os melhores alimentos para uma dieta nutritiva e deliciosa.


Perguntas frequentes

  • Quais são os alimentos bons para o sistema digestivo?

    Alimentos ricos em fibras, antioxidantes, anti-inflamatórios e vitaminas são boas opções para quem quer ter um sistema digestivo mais saudável. Algumas sugestões de alimentos incluem: vegetais cozidos, azeite, frutas, folhas verdes escuras, etc.

  • Quais alimentos são mais fáceis de digerir?

    Carboidratos costumam ser alimentos mais fáceis de serem digeridos, podendo ser completamente digeridos em uma ou duas horas. Alguns exemplos de carboidratos são: pão integral, arroz, cereal matinal, batata, etc.

    Referências

    https://www.healthline.com/nutrition/best-foods-for-digestion

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/326596

    https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/5-foods-to-improve-your-digestion

    https://clinicalaparos.com.br/frutas-para-ma-digestao/

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas