Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos que saciam a fome

Legenda: 
Alimentos que saciam a fome: arroz

Sabe quando a gente está com tanta fome, mas tanta fome que acha que é capaz de comer tudo o que está na geladeira? Cuidado! Além de não ser legal a gente chegar a esse ponto e sempre se alimentar aos pouquinhos durante o dia, não é a quantidade de comida que a gente ingere que vai deixar a gente plenamente satisfeito no fim da refeição. É preciso saber quais alimentos saciam mais nossa fome e como eles afetam nosso corpo.

Tudo o que você precisa é saber Que bem que faz uma refeição saudável e equilibrada – e é isso que este artigo vai trazer. Sabia que as fibras são uma ótima pedida? Elas são responsáveis por melhorar a digestão de tudo que comemos e também preenchem nosso estômago rapidamente, fazendo com que a gente se sinta satisfeito mais facilmente.

Antes de mais nada, é preciso entender que a fome não é motivada apenas por necessidades fisiológicas. Há uma série de gatilhos emocionais que podem despertá-la, em que a gente acaba comendo para compensar esses estresses. O resultado é fazermos escolhas que não dão a saciedade que nosso corpo tanto pede.

Comer pode e deve ser uma atividade prazerosa – mas, para o prazer ser completo, ele precisa estar livre de qualquer culpa ou consequência danosa à nossa saúde. Portanto, além do nutricionista, recomendamos que todos façam acompanhamento psicológico, já que a saúde mental é muito importante e está diretamente relacionada à saúde do nosso corpo.

Ah, além de indicarmos alimentos repletos de fibras, também ensinamos a fazer deliciosos pratos com a ajuda do nosso parceiro, o site Receitas Nestlé. Tudo de bom, né? Então vem conosco!

 

Quais são os alimentos que saciam a fome?

A saciedade nada mais é do que aquela mensagem que nosso corpo envia ao cérebro quando ingerimos os nutrientes necessários para mantê-lo em pleno funcionamento até a próxima refeição. O segredo é aprender que essa saciedade não depende exatamente da quantidade de comida que comemos, mas sim do tipo de alimento.

As fibras são essenciais para o sentimento de saciedade e plenitude. Há dois tipos delas: solúveis e insolúveis. As solúveis criam uma espécie de gel, que reveste o estômago, enviando ao cérebro a mensagem de saciedade mais rapidamente, mesmo que o estômago não esteja cheio.

Esse tipo de fibra, inclusive, é responsável por fazer nosso corpo eliminar gorduras com mais facilidade, reduzindo o risco de doenças cardíacas e hipertensão. Já as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal, ou seja, facilitam a evacuação. São as que atuam como laxantes naturais, porque aumentam o volume e a maciez das fezes, reduzindo a constipação.

As proteínas também podem te ajudar a se sentir mais pleno, já que elas ajudam na produção de serotonina, um neurotransmissor importantíssimo para a gerência do nosso humor. Baixos níveis de serotonina fazem com que nossa vontade de comer açúcares aumente. Nada contra um bom doce, mas isso precisa ser algo esporádico, não um hábito.

 

Alimentos ricos em fibras

Aqui, vamos te dar algumas dicas de alimentos saborosos que possuem muitas fibras, além de sugerir receitas que contenham esses ingredientes.

Abacate

Com alto valor nutritivo, a fruta é carregada de fibras, mas também fornece ao nosso organismo mais de 20 vitaminas e minerais, como potássio e ácido fólico, além de gorduras boas.

Vitamina de Neston com Iogurte e Abacate

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes e sirva bem gelado.

Feijão

É um alimento básico que está presente no prato de grande parte dos brasileiros, e é repleto de nutrientes como proteínas, ferro, potássio, magnésio, vitaminas e carboidratos. Outro elemento presente nele, claro, é a fibra.

Feijão Tropeiro

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela, cozinhe o feijão em água com o louro até que os grãos estejam macios (sem desmanchar).
2. Escorra a água e despreze o louro.
3. Em uma panela frite o bacon e a linguiça.
4. Escorra o excesso de gordura, junte o alho e a cebola e deixe refogar.
5. Adicione os ovos e mexa até que estejam cozidos. Junte o feijão, o MAGGI Caldo dissolvido em meia xícara (chá) de água quente e a couve.
6. Misture bem e deixe cozinhar para tomar gosto.
7. Acrescente a farinha, misturando bem, e sirva a seguir.

Arroz

Parceiro do feijão no prato do brasileiro, o arroz também é rico em fibras. O tipo mais indicado, no entanto, não é aquele branquinho, mas sim o arroz integral, já que o processo de refinamento para a produção do arroz branco retira boa parte das fibras presentes no cereal. Outros nutrientes presentes no arroz são potássio, fósforo e magnésio.

Arroz com Rúcula

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela aqueça o óleo e frite o arroz.
2. Adicione o Caldo MAGGI de Galinha e a água fervente e mexa até dissolver todo o caldo.
3. Abaixe o fogo e cozinhe o arroz com a panela semi-tampada.
4. Quando o arroz começar a secar, junte a rúcula e deixe terminar o cozimento.

Aveia

Além das fibras, a aveia também fornece ao nosso organismo a vitamina K, além de reduzir os níveis de colesterol e fortalecer nossa imunidade. A aveia é rica em minerais importantes para nosso corpo, como ferro, fósforo e potássio. É um produto barato, versátil e bem nutritivo.

Pão de Cebola com Aveia e Ervas

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata a cebola, os ovos, o azeite, o fermento biológico e o sal.
2. Transfira a mistura para um recipiente e junte a Aveia NESTLÉ e a milharina, misturando bem.
3. Acrescente a linhaça, as ervas e despeje a massa em uma forma de bolo inglês (9 cm x 17 cm x 7 cm) untada com azeite.
4. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar.
5. Sirva.

Mamão

A presença de antioxidantes auxilia na redução de processos inflamatórios. Este fruto também é rico em fibras e muito indicado para consumo no café da manhã, já que ele contribui para o processo digestivo das refeições feitas ao longo do dia. O mamão também tem doses consideráveis de carboidratos, potássio, vitaminas A e C.

Taça de Mamão e Morango com Iogurte e Nesfit

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente coloque o Iogurte NESTLÉ, o mel, o mamão e amasse formando um creme.
2. Distribua em duas taças, espalhe as sementes de girassol, o Cereal NESFIT e os morangos. Sirva a seguir.

Milho

Rico também em proteínas e carboidratos, o milho é consumido geralmente de maneira mais natural possível, preservando a casca e a película que envolve seus grãos, locais em que estão presentes a maior parte das fibras do cereal. Além disso, é rico em vitaminas do complexo B e vários sais minerais como ferro, fósforo, potássio e zinco.

Frango de Panela de Pressão com Milho-Verde

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em uma panela de pressão, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte o frango e deixe dourar bem.
2. Adicione os tomates, o milho, o colorau, o MAGGI Caldo e a água.
3. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos, após iniciar a pressão.
4. Retire a pressão, abra a panela cuidadosamente e deixe cozinhar por mais 5 minutos, em fogo baixo, com a panela destampada.
5. Salpique o cheiro-verde e misture bem. Sirva a seguir.

Laranja

Antes de mais nada, é preciso deixar claro: a maior parte das fibras da laranja está em seu bagaço. Portanto, o suco da laranja, ainda que rico em vitamina C, não é o suficiente para aproveitar as fibras da fruta.

Cheesecake de Laranja

Ingredientes

Base

Recheio

Cobertura

Modo de preparo

Base

1. Em um recipiente, misture o Biscoito NESFIT com a manteiga.
2. Forre o fundo e as laterais (não precisa subir as bordas por completo) de uma forma de aro removível (22 cm de diâmetro).
3. Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 5 minutos. Reserve.

Recheio

4. Em um liquidificador, bata os ovos, a essência de baunilha e as raspas de laranja.
5. Junte o Leite MOÇA, a ricota e o Requeijão NESTLÉ e bata bem até formar uma preparação cremosa e homogênea.
6. Coloque sobre a massa pré-assada e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, coberto com papel-alumínio, por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme. Reserve.

Cobertura

7. Em uma panela, misture o suco de laranja, a fécula e o açúcar e leve para ferver até espessar.
8. Espere esfriar e sirva sobre a cheesecake decorando com os gomos de laranja.

Maçã

Esta fruta é famosa pela alta concentração de fibras e de água, dois elementos essenciais para uma boa digestão de alimentos. Ela também garante uma sensação maior de saciedade, além de ser rica em potássio.

Bolo Integral de Maçã e Canela

Ingredientes

Calda

Massa

Modo de preparo

Calda

1. Em um recipiente, misture as maçãs com a canela em pó. Reserve.
2. Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado.
3. Junte a água quente e mexa com uma colher de cabo longo.
4. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.
5. Despeje a calda em 10 mini-formas para bolo inglês (10 x 5 x 3 cm) untadas com manteiga, e distribua as fatias de maçã reservadas no fundo das formas.
6. Deixe esfriar.

Massa

7. Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
8. Junte, aos poucos, o NESTLÉ Creme de Leite Levíssimo, os ovos, o Leite MOLICO e as farinhas peneiradas até obter um creme homogêneo.
9. Desligue e junte o fermento em pó, misturando delicadamente.
10. Despeje a massa sobre as formas reservadas e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos.
11. Deixe amornar e desenforme.
12. Espere esfriar e sirva.

Alface

Baixíssimas calorias e bastante fibra: é uma combinação perfeita para quem quer emagrecer, já que a alface promove uma boa sensação de saciedade, especialmente se for consumida junto com arroz e feijão. Outra propriedade da alface é o efeito sedativo promovido pela lactucina, que ajuda no tratamento da insônia. Outro benefício do vegetal é a presença de potássio, vitamina A e K.

Trouxinha de Alface (Embrulhadinho Veloz)

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture o queijo branco, o tomate, o orégano, o azeite, o sal e o Requeijão NESTLÉ.
2. Coloque 1 porção desta mistura no centro de uma folha de alface e feche as pontas, formando uma trouxinha.
3. A trouxinha pode ser amarrada com cebolinha verde, para permanecer fechada, ou ainda ser fechada com um palito colorido.

Pera

Vitaminas A, C, potássio, cálcio e magnésio são alguns dos nutrientes encontrados na pera. A fruta é repleta de fibras, assim como a maçã, e também é recomendada para reduzir o açúcar no sangue.

Smoothie de Maracujá e Pera

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata o maracujá com o Leite NINHO, depois coe.
2. Retorne ao liquidificador e bata com a pera.
3. Coloque em um copo de servir e adicione o NESCAU Cereal.

Tangerina

As tangerinas são ricas em carboidratos e , potássio – mas são as fibras e vitamina C as grandes estrelas desse fruto, que garante imunidade elevada e sensação de saciedade. É uma boa pedida para o lanche.

Suco de Tangerina e Aveia

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Sirva bem gelado.

Batata-doce

Não à toa a batata-doce é recomendada aos atletas. Além de ser uma fonte saudável de carboidratos, o tubérculo é repleto de fibras, fazendo com que a sensação de plenitude seja maior – e, com isso, os atletas comem menos. A batata-doce também é rica em fibras, vitaminas e minerais, trazendo vários benefícios à saúde. Fonte de vitamina A, C e antioxidantes, o vegetal ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Batata-doce com Carne Cremosa

Ingredientes

Batata-doce

Recheio

Montagem

Modo de preparo

Batata-doce

1. Regue as batatas com o azeite e besunte toda a casca.
2. Coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até ficarem macias e cozidas. Retire o papel-alumínio e deixe por cerca de 10 minutos para dourar. Reserve.

Recheio

3. Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a carne, e mexa bem até dourar.
4. Coloque o MAGGI Gril e adicione a água fervente, as ervilhas, os champignons e a polpa de tomate, e cozinhe por cerca de 30 minutos.
5. Acrescente a farinha de trigo dissolvida no Leite NINHO e misture bem, deixando cozinhar, sem parar de mexer, até formar uma preparação cremosa.
6. Retire do fogo, acrescente o Requeijão Cremoso NESTLÉ e finalize com a cebolinha verde. Reserve.

Montagem

7. Abra as batatas com o auxílio de uma faca, formando uma cavidade, e coloque o recheio reservado.
8. Decore com parmesão ralado. Sirva.

Ameixa

Muito conhecida por conta de suas propriedades laxativas, a ameixa é indicada para quem tem prisão de ventre justamente por conta da alta concentração de fibras. O fruto é fonte de vitaminas e minerais. Um alerta: evite consumir ameixas em conserva, pois elas possuem uma quantidade excessiva de açúcares.

Purê de Maçã com Ameixas e Neston

Ingredientes

Modo de preparo

1. Descasque e retire as sementes das maçãs.
2. Em uma panela, coloque as maçãs com o açúcar e a água e leve ao fogo e deixe cozinhar até ficarem macias.
3. Passe pelo processador ou amasse com garfo. Reserve.
4. Junte as ameixas pretas picadas com o Cereal NESTON e despeje sobre o purê. Sirva a seguir.

Cenoura

A cenoura é muito conhecida por ser uma fonte de vitamina A – nutriente essencial para a pele e para a saúde dos olhos –, mas ela também é repleta de fibras. É um alimento muito nutritivo e versátil, presente em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.

Purê de Cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

1. Raspe as cenouras e cozinhe em água com o Caldo MAGGI, até que toda a água seque.
2. Passe pelo espremedor e coloque em uma panela.
3. Acrescente a manteiga e o leite.
4. Misture bem e cozinhe por 2 minutos em fogo baixo.
5. Sirva a seguir, polvilhado com a cebolinha.

Linhaça

Rica em fibras, ácidos graxos e proteínas, a linhaça também pode ajudar a prevenir o câncer e o envelhecimento precoce, por conta da presença de antioxidantes em sua semente.

Banana com Aveia, Leite em Pó Molico, Mel e Linhaça

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture o Leite MOLICO com o NESTLÉ Farelo de Aveia e as sementes de linhaça. Reserve.
2. Em um prato, disponha as rodelas de banana, polvilhe a mistura reservada e cubra com o mel. Sirva.

Manga

As fibras da manga são aparentes já na consistência do fruto. Comer um pouco de manga após o almoço pode te ajudar a ter uma digestão mais suave. Além disso, ela proporciona diversos nutrientes ao nosso organismo, como, vitaminas A, e C, minerais e antioxidantes e potássio.

Mousse de Manga com Pistache Sem Glúten

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um liquidificador, coloque as mangas, o leite de coco, a metade do pistache e o mel.
2. Bata bem e reserve.
3. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
4. Sirva decorado com o restante do pistache.

Banana

Com alto teor de água, fibras, carboidratos, potássio, e vitamina A, a banana é uma fruta essencial, que deve estar presente no dia a dia de qualquer pessoa que busque uma rotina alimentar saudável.

Açaí com Banana e Neston

Ingredientes

Modo de preparo

1. Em um bowl, coloque o açaí e distribua a banana. Salpique o NESTON e sirva.

Beterraba

Ótima fonte de potássio e substâncias como o folato, a beterraba também possui substâncias antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres.

Crepe de Beterraba com Recheio Cremoso de Frango

Ingredientes

Massa

Recheio

Modo de preparo

Massa

1. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma massa homogênea.
2. Aqueça em fogo baixo uma frigideira untada com manteiga e coloque uma porção da massa, cobrindo o fundo da frigideira. Deixe fritar até secar a superfície.
3. Vire o crepe do outro lado e deixe-o fritar por alguns instantes.
4. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve aquecido.

Recheio

5. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola.
6. Junte os tomates, o frango, o MAGGI Fondor e o espinafre, e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
7. Adicione o milho e o Creme de Leite NESTLÉ, misture bem e reserve aquecido.

Montagem

8. Coloque uma porção de recheio no centro de cada crepe, dobre-os ao meio e depois ao meio novamente, formando um triângulo. Arrume em um prato e sirva.


Perguntas frequentes

  • O que é fibra?

    As fibras são uma espécie de carboidrato presente especialmente em vegetais e alguns produtos de origem animal. Existem as fibras solúveis, que ajudam no processo de absorção de nutrientes, e as insolúveis, que não são digeridas pelo nosso corpo e ajudam na formação do bolo fecal.

  • Quais os benefícios das fibras?

    Os alimentos ricos em fibras reduzem o risco de da constipação e de doenças como diabetes e câncer. Também ajudam a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Importante frisar que parte desse efeito só ocorre com uma ingestão de água adequada.

  • Em quais alimentos as fibras estão presentes?

    Nas frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas. Também podem ser encontradas em alimentos fortificados.

     

Referências

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/os-alimentos-ricos-em-fibras#:~:text=S%C3%A3o%20boas%20fontes%20dessas%20fibras,mais%20firme%20a%20alguns%20alimentos https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado#TOC_TITLE_HDR_2 https://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_diet%C3%A9tica http://apps.einstein.br/revista/arquivos/PDF/1911-EC_V8_N4_p212-3.pdf https://www.nestle.com.br/proposito/individuos-e-familias/nestle-vidas-mais-saudaveis/infograficos/voce-sabe-quais-sao-os-beneficios-das-fibras https://www.nestle.com.br/proposito/individuos-e-familias/nestle-vidas-mais-saudaveis/infograficos/que-tal-aumentar-seu-consumo-de-fibras https://www.nestle.com.br/a-nestle/profissionais-de-saude/conteudos-bio/fibras-as-maiores-aliadas-contra-a-constipacao-intestinal https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/alimentos-que-promovem-mais-saciedade/ https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/prisao-de-ventre-constipacao-intestinal/#:~:text=A%20complica%C3%A7%C3%A3o%20mais%20comum%20da,idosos%20acamados%20e%20os%20cadeirantes.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas