Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Alimentos ricos em carboidratos

Legenda: 
Carboidrato: castanhas, granola e uva passas em uma tigela

Quem tem energia para dar e vender provavelmente tem uma dieta equilibrada que não deixa a desejar no carboidrato. Sim, porque os carboidratos também fazem parte de uma alimentação saudável. Não são só o pão, a pizza ou as massas em geral que são alimentos ricos em carboidratos: eles são encontrados também em frutas e legumes, e fazem muito bem à saúde, desde que consumidos com moderação e de preferência em sua forma integral.

Vamos para um exemplo prático: dê uma olhada no seu prato. Se nele estiverem inseridos alimentos como legumes, vegetais, grãos e cereais, você está se alimentando bem e, ao mesmo tempo, ingerindo quantidades ideais de carboidratos para garantir a sua energia, já que esse nutriente é fundamental para isso.

Por isso, geralmente ninguém precisa sofrer o tempo todo pensando se comida X, Y ou Z tem carboidrato, achando que vai engordar se adicioná-los ao cardápio! Olha essa listinha que preparamos com alimentos ricos em carboidratos. Mas, antes, vamos descobrir porque os carboidratos são importantes na nossa alimentação.

 

Qual é a função do carboidrato no organismo?

Os carboidratos são para o corpo humano quase o que o combustível é para um veículo. Já dá para ver que eles são importantes para a nossa sobrevivência, né? Sem carboidratos, fica difícil funcionar.

Digamos que o fígado e os músculos sejam o reservatório do carro, e os carboidratos o combustível. Pois bem: depois de inseridos no organismo, os carboidratos passam por alterações e se transformam em glicose, que nada mais é que açúcar. Esse combustível fica armazenado no reservatório, fazendo o carro funcionar. É o que o açúcar faz no nosso corpo: fica guardado no fígado e músculos, e nos dá energia para trabalhar, praticar exercícios, passear – enfim, cumprir nossas tarefas diárias.

Porém, é preciso ficar atento: pouco combustível no reservatório pode fazer o carro parar no meio do caminho. O contrário também não é bom, pois combustível em excesso vai derramar e causar prejuízos. Aí está também a explicação para aqueles que vivem perguntando se carboidratos engordam: a verdade é que eles só vão fazer alguém engordar demais se forem consumidos em excesso.

Onde encontrar carboidratos?

  • Nas fibras: frutas, vegetais, nozes, sementes, feijão e grãos inteiros.
  • Nos açúcares totais: açúcares existentes nos próprios alimentos, como laticínios; e também nos açúcares adicionados, muito usados em produtos como pães, doces e sobremesas.
  • No álcool de açúcar: esse o corpo não absorve totalmente e tem menos calorias. O álcool de açúcar está presente em alimentos como adoçantes de calorias reduzidas.

 

11 alimentos ricos em carboidratos que fazem parte da nossa rotina

1. Batata-doce: você provavelmente já sabia a importância de ter esse entre seus alimentos prediletos, principalmente se é adepto dos exercícios físicos – afinal, a batata-doce dá uma super energia e sensação de saciedade. A batata-doce também é rica em vitaminas A, C e E, antioxidantes e minerais, e fortalece o sistema imune.

2. Feijão: uma das bases da alimentação brasileira. Há quem diga que o almoço não é almoço, se não tiver feijão no prato. Além de ser um alimento rico em carboidratos, ele também contém fibras e ferro.

3. Arroz: falou do feijão, tem que ter arroz para acompanhar. Mas dê preferência ao arroz integral, para garantir uma dieta rica em carboidratos sem exageros. O arroz integral é mais nutritivo porque o beneficiamento dele é retirado apenas da casca.

4. Brócolis: esse vegetal é uma grande fonte de vitaminas, proteínas e carboidratos para adicionar às refeições. Só para animar mais a ter brócolis no prato, pesquisas indicam que esse vegetal previne doenças do coração, úlceras e gastrites.

5. Couve-flor: rica também em vitaminas e minerais, a couve-flor tem ação anti-inflamatória, ajuda na desintoxicação, fortalece os ossos e contribui para o desenvolvimento do cérebro.

6. Aveia: essa fonte de carboidratos é rica também em fibras, ferro, fósforo, potássio e vitaminas E e K. A aveia reduz os níveis de colesterol, melhora a imunidade e enfraquece a absorção dos açúcares pelo organismo. A aveia pode ser consumida em flocos ou farelo, e ambos têm alto valor nutritivo.

7. Ovo: considerado pelos especialistas como um dos alimentos mais completos em nutrientes, também é rico em vitaminas do complexo B, vitaminas A e D, proteína, gordura saudável, fósforo, selênio e sais minerais. É necessário lembrar também da colina – um nutriente que age diretamente no sistema nervoso central – que os especialistas afirmam favorecer a memória.

8. Tapioca: quando os portugueses chegaram ao Brasil, essa já era uma comida típica dos indígenas. Feita com a fécula da mandioca, ela nos dá, como toda fonte de carboidratos bons, energia – com a vantagem de não conter glúten, o que a torna uma ótima substituta do pão.

Frutas ricas em carboidratos

9. Abacate - a lista de benefícios dessa fruta é sem igual. Além de carboidratos, tem 20 tipos diferentes de vitaminas e minerais, ferro, potássio, zinco e fósforo. E, só para dar mais vontade de comer abacate, ainda acrescentamos nessa lista o fato de ela não conter colesterol e nem sódio.

10. Ameixa: muita famosa no combate à constipação, pois um dos principais carboidratos contidos nela é a fibra: basta um copo de suco para você ter um verdadeiro laxante natural. O efeito é garantido pelo sorbitol, que é um álcool de açúcar com esse potencial para soltar o intestino.

11. Mamão: age de maneira parecida com a da ameixa no organismo, evitando a prisão de ventre. Os oxidantes dessa fruta também ajudam na redução das inflamações. Além disso, ainda podemos encontrar no mamão: proteína, potássio, vitaminas A e C e vitaminas do complexo B.

 

Mais 20 alimentos ricos em carboidratos

1. Mel
2. Melancia
3. Abacaxi
4. Banana
5. Abóbora
6. Beterraba
7. Açúcar comum
8. Açúcar demerara
9. Pipoca
10. Suco de laranja
11. Bolo
12. Pão
13. Macarrão
14. Grão-de-bico
15. Lentilha
16. Ervilha
17. Inhame
18. Quinoa
19. Mandioca
20. Repolho

Muito bem! Agora já vimos qual é a função dos carboidratos no organismo e descobrimos uma porção de alimentos saudáveis e ricos em carboidratos: são frutas, legumes e verduras que vão dar aquela energia para você no dia a dia. Com tantas boas opções de carboidrato para colocar na dieta, vimos que ninguém precisa cortar nada. É só equilibrar.


Perguntas frequentes

  • 1. O que são carboidratos?

    O carboidrato é considerado um nutriente muito importante para o organismo humano, pois é fonte de energia, garantindo a realização de todas as tarefas do dia a dia.

  • 2. Quais os alimentos ricos em carboidratos?

    Frutas, legumes, cereais, grãos e vegetais fazem parte da lista de alimentos ricos em carboidratos. Exemplos são: feijão, arroz, aveia, tapioca, mamão, ameixa, abacate, ovo, couve-flor e brócolis.

  • 3. Carboidrato engorda?

    O carboidrato tem potencial de fazer engordar se for consumido em excesso em alguns alimentos – a exemplo das massas, como o pão francês. Para evitar o aumento de peso, é importante consumir esses alimentos de forma moderada e de preferência em sua versão integral.

    Fontes

    http://www.ufal.edu.br/usinaciencia/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf

    https://www.anad.org.br/carboidratos-simples-versus-carboidratos-complexos/

    https://www.unicesumar.edu.br/wp-content/uploads/2020/02/Carboidrato-1.pdf

    http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-professor/quimica/novaeja/m4u4/7.Os%20Carboidratos%20engordam.pdf

    https://www.sindustrigo.com.br/noticias-setorial-mercado/os-20-alimentos-mais-ricos-em-carboidrato/9920/

    https://www.infoescola.com/plantas/brocolis/

    https://www.nestle.com.br/proposito/individuos-e-familias/nestle-vidas-mais-saudaveis/infograficos/que-tal-aumentar-seu-consumo-de-fibras

    https://www.unimedvtrp.com.br/conheca-os-beneficios-da-batata-doce/

    https://www.ecycle.com.br/couve-flor/

    https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-health-benefits-of-eggs#TOC_TITLE_HDR_2

    https://www.healthline.com/nutrition/12-proven-benefits-of-avocado#TOC_TITLE_HDR_2

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/161547#nutrition

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas