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15 alimentos ricos em colágeno (ou que aumentam a produção)

Legenda: 
Alimentos ricos em colágeno: pimentão vermelho

Com certeza você já ouviu falar em colágeno. Mas você sabe do que se trata? E quais são os alimentos ricos em colágeno? Será que ele está apenas relacionado à saúde da pele? Para responder essas e outras perguntas, decidimos fazer este artigo para você. Então, se você tem curiosidade no assunto, fica com a gente que vamos explicar tudo.

 

Colágeno: o que é?

Primeiramente, precisamos saber que o colágeno é uma proteína. Mas não é qualquer proteína. É a que mais encontramos no nosso corpo. Para se ter uma ideia, de todas as proteínas presentes em nosso organismo, o colágeno é responsável por um terço delas. É muita coisa, não?

Há em torno de 40 tipos de colágeno em nosso organismo. Porém, quatro deles são os mais presentes. Eles são:

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I é responsável por formar as fibras e está presente em nosso tecido conjuntivo relacionado a ligamentos, pele, ossos e tendões.

Colágeno tipo II

O colágeno tipo II também forma fibras, porém não tão organizadas quanto as do tipo I. Encontra-se principalmente em cartilagens.

Colágeno tipo III

O colágeno de tipo III está relacionado à organização das células em nossos órgãos e formam fibras ainda mais finas em relação ao tipo I.

Colágeno tipo IV

Por fim, o colágeno tipo IV é encontrado na "membrana basal", uma espécie de estrutura que lembra uma folha de células de colágeno, responsável por envolver tecidos diferentes.

Viu só? Muita gente só o relaciona à pele, mas o colágeno também tem papel fundamental para o bom funcionamento dos nossos músculos, ossos e ainda nos ligamentos e tendões. Então se você quer ficar com sua pele linda e saudável e sua saúde óssea e muscular em dia, vale a pena dar uma conferida na nossa lista de alimentos com colágeno.

 

Alimentos ricos em colágeno

As farmácias costumam oferecer inúmeras opções de suplementos de colágenos para vender. Mas e em relação à nossa alimentação? Quais alimentos têm colágeno? Há frutas com colágeno? Vamos aprender agora mesmo.

1. Carnes

Ora, se já sabemos que o colágeno é uma proteína, não surpreende que ele seja encontrado em abundância em inúmeros tipos de carnes (que são excelentes fontes de proteína). Aqui, podemos citar as carnes de boi e de frango. E sendo ainda mais específico, as partes de boi ou frango que contenham ossos ou tecido conjuntivo têm ainda mais colágeno presente nelas.

Um exemplo é o pescoço de frango. Um estudo mostrou que ele pode ser usado no tratamento de artrite, já que é riquíssimo em colágeno. Mas você pode estar se perguntando: qual carne tem mais colágeno? Bem, tanto a bovina quanto a de frango são ricas, especialmente nas partes já citadas.

2. Caldo de ossos

Pode soar estranho, mas os caldos de ossos são um dos alimentos mais ricos em colágeno. Isso se deve ao alto teor de colágenos nos tecidos conjuntivos dos animais.

Uma boa maneira de preparar é ferver o osso em água. Para dar um gostinho melhor, você pode temperar da forma que mais lhe agradar.

3. Peixe – de preferência com a pele

Sabe aquele salmão delicioso que você escolhe para o jantar algumas vezes? Pois bem, ele é uma ótima fonte natural de colágeno. Mas para que você obtenha o máximo de colágeno possível, é primordial também ingerir a pele do peixe. Ela é rica em colágeno Tipo I.

4. Pimentões vermelhos

Para a produção do colágeno, há um nutriente extremamente importante nesse processo: a vitamina C. E o pimentão vermelho está repleto dela. Isso não significa que os pimentões verde e amarelo não sirvam. Mas é no vermelho que você irá encontrar a maior quantidade de vitamina C.

5. Órgãos

Sabe aquelas carnes de órgãos (como rim, fígado, coração...) que algumas pessoas descartam? Pois é, deveriam pensar duas vezes. Elas são riquíssimas em colágeno tipo I.

6. Claras de ovos

Já que estamos falando de proteína, o ovo não poderia ficar de fora dessa lista. E quando pegamos a clara do ovo especificamente, ela é rica em prolina, um dos aminoácidos que precisamos para produzir o colágeno.

7. Frutas cítricas

Já sabemos da importância da vitamina C na produção do colágeno, certo? Então, nada mais justo do que colocar frutas cítricas nesta lista. Mas quais são as frutas com colágeno? Aqui podemos citar especialmente o limão e a laranja, assim como a toranja e a lima.

8. Tomate

Tomates também são ricos em vitamina C. Principalmente aqueles secos ao sol. Além disso, eles contêm boa fonte de um antioxidante chamado licopeno, responsável por proteger nossa pele dos danos dos raios solares.

9. Frutas vermelhas

Aqui temos mais uma opção de frutas com colágeno: as frutas vermelhas. Amoras, mirtilos, framboesa, morango, todas são ricas em vitamina C. Elas contêm ainda uma boa quantidade de ácido elágico, outro defensor ferrenho da pele em relação aos danos causados pelo sol.

10. Alho

Mais um alimento que ajuda na produção de colágeno, além de dar todo um sabor à sua comida. Rico em enxofre, o alho pode ajudar na produção desta proteína. Então, não tem porque deixar o alho de fora de nossa dieta, correto?

11. Folhas verdes escuras

Mais uma fonte natural de colágeno. As verduras de folha verde escura, como a couve, acelga, espinafre, entre outras, são extremamente ricas em quase todos os nutrientes, inclusive a vitamina C. Mas além disso, essas folhas contam ainda com mais uma “carta na manga”: a clorofila. Ela pode proporcionar um crescimento na produção de procolágeno em nosso corpo, que nada mais é do que o precursor do colágeno.

12. Ostras

Outro alimento importante na produção de colágeno. As ostras são ricas em cobre, que também atua na produção dessa proteína tão importante em nosso corpo.

13. Feijão

A paixão do brasileiro, o feijão também é um alimento repleto de proteínas. Proteínas essas que podem ajudar na produção do colágeno. Outro nutriente presente no feijão é o cobre, que acabamos de citar no tópico acima.

14. Brócolis

Em quase todas as listas de alimentos ricos em alguma coisa benéfica para o nosso corpo, o brócolis está presente. E mais uma vez a vitamina C aparece aqui (viu como ela está diretamente relacionada à produção de colágeno?).

15. Espirulina

Para encerrar essa lista, trouxemos esse alimento que não é tão comum. A espirulina é uma microalga que se encontra em águas doces ou salgadas. Mais de 60% dela consiste em aminoácidos (peça-chave na produção do colágeno). Normalmente, ela é utilizada em suplementos e em medicamentos.

Mas você pode encontrá-la em pó em lojas especializadas de produtos naturais. Apenas uma colher de sopa dela rende 6 gramas de proteína.

Como já vimos, o colágeno não age só para manter a nossa pele linda e saudável. É muito mais complexo do que isto. E infelizmente, com o passar do tempo, essa produção vai ficando ainda mais escassa. Além disso, outros fatores como os raios solares e a poluição, atrelados a maus hábitos de vida (beber em excesso e fumar) auxiliam na formação de radicais livres, que são o inimigo número 1 do colágeno.

Portanto, passe a incluir na sua dieta cada vez mais alimentos ricos em colágeno. Se ainda assim, os índices estiverem baixos, procure um especialista.


Perguntas Frequentes

  • Qual é o papel do colágeno em nosso corpo?

    O colágeno é uma proteína (a mais presente em nosso corpo) que está relacionada à pele, às articulações e aos ossos.

  • Quais são os alimentos ricos em colágeno?

    Comidas ricas em proteínas, como ovo, peixe, carne, e frutos do mar, laticínios e feijão. Elas fornecem ao nosso corpo uma quantidade de aminoácidos necessários para o organismo produzir o colágeno.

  • Quais alimentos ricos em colágeno tipo 2?

    O colágeno tipo 2 é mais encontrado em cartilagens.

  • Quais são as frutas com colágeno?

    Principalmente aquelas ricas em vitamina C, como as frutas vermelhas e as cítricas.

    Fontes:

    https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost

    https://www.medicinenet.com/collagen_diet/article.htm

    https://www.webmd.com/diet/foods-high-in-collagens#2

    https://www.eatingwell.com/article/7896640/best-foods-to-eat-for-a-collagen-boost/

    https://www.eatthis.com/collagen-rich-foods/

    https://www.goodhousekeeping.com/health/diet-nutrition/g29486608/collagen-rich-foods/

    https://www.everydayhealth.com/skin-beauty/collagen-health-benefits-food-sources-supplements-types-more/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/collagen-foods

    https://www.healthline.com/nutrition/collagen#bottom-line

Fontes:

https://www.healthline.com/health/beauty-skin-care/collagen-food-boost https://www.medicinenet.com/collagen_diet/article.htm https://www.webmd.com/diet/foods-high-in-collagens#2 https://www.eatingwell.com/article/7896640/best-foods-to-eat-for-a-collagen-boost/ https://www.eatthis.com/collagen-rich-foods/ https://www.goodhousekeeping.com/health/diet-nutrition/g29486608/collagen-rich-foods/ https://www.everydayhealth.com/skin-beauty/collagen-health-benefits-food-sources-supplements-types-more/ https://www.medicalnewstoday.com/articles/collagen-foods https://www.healthline.com/nutrition/collagen#bottom-line

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas