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Alimentos ricos em lipídios: veja 10 opções para sua dieta

Legenda: 
Alimentos ricos em lipídios: abacate

Você é daqueles que foge de todo e qualquer tipo de gordura? Sim? O que acha de rever isso? O corpo humano precisa de certos tipos de gorduras, enquanto outros realmente podem ser descartados. E é aí que entram os lipídios - o nome mais “científico” das gorduras e óleos: eles desempenham várias funções em nossos corpos. Portanto, é um erro achar que a gordura não traz nenhum benefício ao nosso organismo.

Mas é claro que existem os alimentos corretos para isso. Por isso, hoje vamos falar sobre alimentos ricos em lipídios.

 

O que são lipídios

Antes de adentrarmos no mundo dos alimentos fontes de lipídios, precisamos entender melhor sobre o que estamos falando: os lipídios são compostos orgânicos insolúveis em água. Eles são formados por óleos e gorduras, e produzem uma boa quantidade de energia. Além disso, desempenham algumastrês funções básicas em nosso organismo como: estão presentes nas estruturas das membranas celulares; armazenam energia; ajudam a manter a temperatura do nosso corpo; e agem como importantes moléculas de sinalização.

Agora que já sabemos isso, a pergunta que fica é: quais alimentos são ricos em lipídios? Calma, vamos explicar agora mesmo.

 

Alimentos ricos em lipídios

1. Abacate

Já é sabido que nosso organismo precisa de certos tipos de gorduras saudáveis para um bom funcionamento. E no abacate você pode encontrar isso facilmente. Ele é repleto de ácido oleico, um tipo de ácido que pode proporcionar vários benefícios à nossa saúde.

Além disso, eles são altamente ricos em fibras e em uma substância conhecida como luteína, que atua na saúde dos olhos.

2. Chocolate amargo

Gostoso e também saudável – quer coisa melhor? Esse é o chocolate amargo. Em 100 gramas, encontramos quase 30 g de lipídios. Além disso, é rico em fibras, cobre, magnésio, ferro e manganês. Mas lembre-se de escolher um que tenha pelo menos 70% de cacau.

3. Peixes gordurosos

A grande parte dos peixes é rica em lipídios, principalmente aqueles gordurosos. Isto porque eles são ricos em ácidos graxos ômega-3, um dos tipos de gordura que está relacionada a um menor risco de derrames e doenças cardíacas. Esses peixes podem ser arenque, cavala, sardinha e salmão.

4. Ovos Inteiros

Outro alimento rico em lipídios é o ovo. Ele chegou até ser dado como vilão das dietas, por conta da gordura e do colesterol contidos em suas gemas; porém, isso já ficou para trás. Alguns estudos realizados recentemente mostraram que o colesterol encontrado no ovo não interfere diretamente em nosso colesterol sanguíneo. Além disso, os ovos são riquíssimos em nutrientes, como proteínas, por exemplo.

5. Sementes de linhaça

Você pode estar se perguntando: onde estão alimentos ricos em lipídios de origem vegetal? Um deles são as sementes de linhaça. Elas são ricas em ácidos graxos ômega-3 e fibras, e você pode ingeri-las misturadas em um smoothie ou com um iogurte, por exemplo.

6. Sementes de Chia

Mais um da turma das sementes para a nossa lista de alimentos ricos em lipídios. Você pode até não saber, mas as sementes de chia são ricas em gorduras. E aqui estamos falando de 80% de gordura em sua composição, sendo a maioria dessas gorduras (ou lipídios) compostas pelos ácidos graxos ômega-3.

7. Nozes

Outro alimento fonte de lipídios, as nozes são ricas em gorduras saudáveis – além de vitaminas, fibras, proteínas, e muitos outros nutrientes.

Estudos mostram que as pessoas que ingerem nozes com regularidade são menos propícias a ganhar peso a longo prazo.

8. Azeite Extra Virgem

Se você se perguntar em quais alimentos encontramos lipídios, o azeite de oliva extravirgem é uma ótima resposta. Além disso, ele é rico nas vitaminas K e E, assim como em vários antioxidantes.

Se pudéssemos escolher um rei entre todos os óleos e gorduras saudáveis, seria o azeite de oliva extravirgem.

9. Azeitonas

Assim, como o azeite de oliva extravirgem, as azeitonas também são ótimas fontes de lipídios. Pesquisas mostraram que um composto das azeitonas (oleuropeína) pode contribuir na prevenção do diabetes.

Porém, não vá exagerar: as azeitonas também são ricas em sódio, portanto, consuma com moderação. Uma porção aceitável é de 5 azeitonas grandes ou 10 pequenas.

10. Cocos e óleo de coco

Para encerrar a nossa lista de alimentos ricos em lipídios, trouxemos o coco e o óleo de coco. Ambos são as fontes mais ricas de gordura saturada do mundo: quase 90% de seus ácidos graxos são saturados. Mas não se assuste: o alto consumo de coco não está relacionado a aumento algum de doenças cardíacas A palavra-chave aqui de novo é equilíbrio!.

E agora? Aprendeu quais são os alimentos ricos em lipídios? Agora você já sabe também que há gorduras saudáveis que precisamos ingerir para um melhor funcionamento do nosso organismo, não é?

Veja também nossos artigos sobre 10 alimentos ricos em fósforo e 15 alimentos ricos em colágeno.


Perguntas Frequentes

  • O que são lipídios?

    Os lipídios são compostos orgânicos insolúveis em água. Eles são formados por óleos e gorduras e produzem uma boa quantidade de energia. Além disso, eles desempenham três funções básicas em nosso organismo: estão presentes nas estruturas das membranas celulares; armazenam energia; e agem como importantes moléculas de sinalização.

  • Precisamos ingerir gordura?

    Sim, o nosso organismo necessita de alguns tipos de gorduras saudáveis para seu melhor funcionamento.

  • Quais são os alimentos ricos em lipídios?

    Há vários, mas podemos citar o ovo e peixes gordurosos como fontes de lipídios de origem animal, e as sementes de chia e linhaça, assim como a azeitona, como fontes de lipídios de origem vegetal.

    Fontes:

    https://open.maricopa.edu/nutritionessentials/chapter/lipids/

    https://www.healthline.com/nutrition/10-super-healthy-high-fat-foods

    https://www.news-medical.net/life-sciences/What-are-Lipids.aspx

    https://www.livestrong.com/article/312609-list-of-foods-with-lipids/

    https://www.medicalnewstoday.com/articles/322295#12-healthful-high-fat-foods

    https://med.libretexts.org/Courses/American_Public_University/APUS%3A_An_Introduction_to_Nutrition_(Byerley)/Text/04%3A_Lipids/4.02%3A_What_Are_Lipids%3F

    https://www.helpguide.org/articles/healthy-eating/choosing-healthy-fats.htm#

    https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/lipidios.htm

    https://brasilescola.uol.com.br/biologia/lipidios.htm

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas