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Alimentos sem amido

Legenda: 
Alimentos sem amido: Pêssego

O amido é a reserva de energia da maioria das plantas, e pode ser encontrado em sementes, raízes e quase em toda parte delas. Ele é um carboidrato, e como todo carboidrato é um importante “combustível” para o nosso organismo. Como muitos alimentos com amido – batata, arroz, pão e macarrão, por exemplo – são a base da alimentação de muitas pessoas, o amido é a nossa maior fonte de carboidratos.

Agora, algumas pessoas precisam seguir uma dieta livre de amido, como aquelas que possuem diabetes ou espondilite anquilosante. E outras podem querer variar de vez em quando a dieta. Para ajudar tanto uns como os outros, listamos aqui alguns alimentos sem amido. Bora lá?

 

Carnes

As carnes – suína, bovina, de peixe e qualquer outra carne – são alimentos sem amido. Isso porque os animais, diferentemente das plantas, reservam energia em forma de glicogênio (carboidrato) e gorduras. Agora, pode ser que alguma carne processada contenha amido. Nesse caso, a dica é sempre ler com atenção o rótulo do produto.

 

Leite animal e derivados

O leite e os laticínios possuem outro carboidrato, a famosa lactose. Sendo assim, não há amido nos leites animais, queijos, iogurtes, e afins.

 

Ovos

Por serem produtos de origem animal, os ovos também são alimentos sem amido. E continuam assim independentemente do preparo, a não ser claro, que os usemos numa receita que contenha amido.

 

Vegetais sem amido

Apesar do amido ser presente nas plantas, grãos e etc, existem vegetais que não apresentam quantidades significativas de amido e podem fazer parte de uma dieta sem amido. São os chamados vegetais não-amiliáceos. Os mais comuns são:

  • Abobrinha
  • Alcachofras
  • Berinjela
  • Brócolis
  • Cebolas
  • Couve-flor
  • Espinafre
  • Nabos
  • Pepino
  • Pimentas
  • Repolho
  • Salsão
  • Tomate

Por fim: as folhas verdes (como o agrião, a alface e entre outras) são alimentos sem amido também. É muita opção, não?

 

Frutas

A maior parte das frutas possuem quantidades muito pequenas de amidos. Tão pequenas que podem ser consideradas alimentos sem amido. Dentre elas estão:

  • Ameixa
  • Cereja
  • Frutas vermelhas: morangos, amoras e etc
  • Frutas cítricas: laranjas, limões e etc
  • Maçã
  • Melão
  • Pera
  • Pêssego

As populares bananas, principalmente as verdes, são ricas em amido e, por isso, quem quer uma dieta livre de amido precisa evitá-las.

É importante ressaltar que qualquer mudança na dieta deve ser acompanhada por um profissional e, caso você seja portador de diabetes ou qualquer outra condição que esteja muito interligada com a alimentação, o recomendável é sempre o acompanhamento correto com os especialistas.

Para mais informações sobre alimentação e bem-estar, acesse QbemQfaz e se nutra de informação!


Perguntas Frequentes

  • Qual a importância do amido?

    Os carboidratos são nossa principal fonte de energia, ou seja, eles são os nutrientes mais facilmente convertidos em energia. O amido é um tipo de carboidrato e por isso tem importância energética.

  • Quais são os principais alimentos com amido?

    A batata (comum e doce), a mandioca, o trigo, a aveia, o arroz, o milho e a banana verde são os principais alimentos com amido. Alimentos com contém farinha de trigo, arroz ou aveia também contém amido - como pães, massas e bolos.

  • Amido modificado: o que é?

    O amido modificado, muito encontrado em alimentos industrializados (principalmente em doces), são amidos ou féculas modificadas cientificamente por meio de diversos métodos. Ele é útil para alterar consistência, aparência, “vida útil” e entre outros.

    https://www.ufrgs.br/alimentus1/terradearroz/grao/gr_grao_amido_popup.htm

    https://espondilitebrasil.com.br/dieta-sem-amido-para-espondilite-anquilosante/

    https://www.healthline.com/nutrition/high-starch-foods#TOC_TITLE_HDR_4

    https://www.ndtv.com/food/diabetes-non-starchy-foods-you-should-eat-to-manage-blood-sugar-levels-1921257

    https://www.diabetes.org/healthy-living/recipes-nutrition/eating-well/non-starchy-vegetables?loc=cyp

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas