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Alimentos termogênicos: 10 opções capazes de acelerar seu metabolismo

Legenda: 
Alimentos termogênicos: pimenta

Hoje vamos apresentar alguns dos melhores alimentos termogênicos que podem te ajudar a acelerar o seu metabolismo. Mas antes disso, algumas perguntas precisam ser respondidas:

 

Afinal, o que são alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos são alimentos difíceis de serem absorvidos pelo organismo. À primeira vista isso não parece ser algo muito bom – afinal, se são difíceis de absorver, provavelmente, eles não fazem bem. Mas não é bem assim: justamente por serem alimentos de difícil absorção, os alimentos termogênicos fazem com que o organismo gaste mais energia do que gastaria para absorver os nutrientes de um alimento convencional. Quem nunca comeu alguma comida apimentada e em seguida sentiu calor? Isso acontece porque a pimenta é um alimento termogênico. Os termogênicos fazem com que a temperatura corporal aumente e assim, mesmo em repouso, o organismo trabalha com mais vigor, produzindo um consumo energético que potencializa a queima de calorias.

 

Quais são os benefícios dos alimentos termogênicos?

Os alimentos termogênicos são grandes aliados dos praticantes de atividade física. Estudos mostraram que pessoas que consomem alimentos termogênicos antes de treinar têm um consumo de calorias em média 10% maior do que pessoas que praticaram exercícios sem consumir esses alimentos. Por potencializar o consumo energético no organismo, os alimentos termogênicos estimulam o corpo a utilizar a gordura como fonte de energia, auxiliando no processo de perda de peso e no aumento da disposição.

Agora que você já sabe o que são os alimentos termogênicos e seus benefícios, nós preparamos para você uma lista de comidas capazes de dar um boom no seu metabolismo. E sabe o que é o melhor? Algumas delas provavelmente já fazem parte da sua cozinha! Confira abaixo.

 

Alimentos termogênicos

1. Chá verde

Muito presente na cultura oriental, o chá verde é um termogênico natural rico em antioxidantes, que aceleram o metabolismo e ajudam na queima de calorias. Além da ação termogênica, o chá verde é diurético e pode ajudar na proteção contra cânceres e doenças do coração.

2. Guaraná em pó

Por conter uma grande quantidade de cafeína, o guaraná em pó estimula o sistema nervoso central, enchendo você de energia. O alimento ainda é rico em ômega 3, retarda a fadiga, alivia dores de cabeça e controla o colesterol – além de ficar uma delícia acompanhando frutas como banana e maçã.

3. Castanha-do-pará

Rica fonte de selênio – mineral com propriedades antioxidantes capazes de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico, e prevenir contra cânceres e doenças do coração –, a castanha-do-pará é um poderoso alimento termogênico que também ajuda no controle do colesterol, por ser rico em gorduras boas (mono e poli-insaturadas).

4. Açaí

O açaí é um alimento termogênico rico em proteínas, vitamina C e antioxidantes. Além de te dar energia para fazer atividade física, esse fruto ajuda a controlar e prevenir processos inflamatórios e reduz a pressão arterial.

5. Chocolate amargo

A boa notícia para os chocólatras de plantão é que o chocolate amargo também faz parte da lista de alimentos termogênicos. O doce é fonte de diversos minerais, como magnésio, cobre, ferro e manganês. O alimento ainda é rico em antioxidantes que aceleram o metabolismo, além de ajudar a controlar a pressão e estabilizar o colesterol e a glicose.

6. Mostarda

Rica em antioxidante, a mostarda é um poderoso alimento termogênico. Além de conter cálcio e magnésio, o tempero é capaz de regular a tireóide e ajudar a diminuir o risco de doenças do coração.

7. Pimenta

Amada por uns e odiada por outros, a pimenta é um alimento termogênico que contém piperina e capsaicina, compostos químicos responsáveis tanto por seu sabor picante como por suas propriedades antioxidantes. Para quem treina, esse alimento é uma ótima opção, pois acelera o metabolismo e potencializa a queima de gordura. A pimenta ainda pode auxiliar a digestão e aumentar a libido.

8. Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico rico em gingerol, substância antioxidante capaz de ajudar na prevenção de cânceres e no combate a infecções. A raiz, que pode ser consumida em diversas receitas, aumenta a temperatura corporal e faz com que o organismo queime mais calorias, além de melhorar a digestão e reduzir o apetite.

9. Canela

Essa especiaria de cheiro e gosto tão característicos é rica em antioxidantes e minerais, como cálcio e manganês. O alimento aumenta a temperatura corporal e ajuda no controle da diabetes, podendo reduzir infecções e controlar o colesterol – além de deixar a pele ainda mais bonita.

10. Aveia

A aveia é fonte de fibras, proteínas e antioxidantes. Por ser um cereal de difícil absorção, o organismo precisa de muita energia para digeri-la, o que faz com que o gasto de calorias seja maior e a sensação de saciedade, prolongada.

Gostou dessas informações sobre alimentos termogênicos? Para mais artigos como esse, acompanhe as publicações do Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Posso comer alimentos termogênicos à noite?

    Alguns alimentos termogênicos possuem uma grande concentração de cafeína. Se consumidos durante a noite, podem prejudicar o sono. Por isso, o recomendado é que eles sejam consumidos ao longo do dia.

  • Comer alimentos termogênicos todos os dias faz mal?

    Não. Mas é preciso ter atenção, pois o excesso no consumo desses alimentos pode levar a sintomas de insônia, dor de cabeça e tontura.

  • Alimentos termogênicos emagrecem?

    Os alimentos termogênicos potencializam a queima de calorias, mas eles, por si só, não são capazes de gerar emagrecimento. Seu consumo deve estar aliado a uma alimentação saudável e à prática frequente de atividades físicas.

    Fontes

    https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

    https://www.health.harvard.edu/diet-and-weight-loss/does-metabolism-matter-in-weight-loss

    https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/8-beneficios-do-chocolate-amargo

    https://www.scielo.br/j/bjft/a/3SgqmCfbZcVrvzKCkrqBq5n/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Alimentos%20ricos%20em%20polifen%C3%B3is%2C%20considerados,o%20a%C3%A7a%C3%AD%20(Euterpe%20oleracea).

Fontes

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://www.health.harvard.edu/diet-and-weight-loss/does-metabolism-matter-in-weight-loss https://www.oswaldocruz.com/site/dicas-de-saude/dicas-de-saude/8-beneficios-do-chocolate-amargo https://www.scielo.br/j/bjft/a/3SgqmCfbZcVrvzKCkrqBq5n/?format=pdf&lang=pt#:~:text=Alimentos%20ricos%20em%20polifen%C3%B3is%2C%20considerados,o%20a%C3%A7a%C3%AD%20(Euterpe%20oleracea).

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas