Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Almoço fit: 10 receitas e um segredo para correr atrás de uma vida saudável

Legenda: 
Almoço fit: frango oriental

A vida saudável pode até ter alguns segredos, mas ela não tem nenhum mistério. Servir um almoço fit, por exemplo, é muito mais simples do que você pode imaginar. Isso mesmo: pode jogar aquela preguicinha de lado e ir se animando, porque chegou a hora de aprender como colocar comida fitness para almoço na mesa, que te ajude a manter a saúde, emagrecer e ainda fortalecer os músculos, sem complicações.

Você pode estar pensando que a sua dieta já é saudável e que, portanto, não precisa mais se preocupar. Mas... sabia que existe uma diferença entre almoço saudável e almoço fit? Não se preocupe, pois o Que bem que faz vai explicar agorinha mesmo o que difere um do outro e como os dois são importantes.

LEIA TAMBÉM:

 

Almoço fit x almoço saudável

Como falamos anteriormente, o almoço fit e o saudável são ambos essenciais para conservar nossa saúde e o bem-estar. Só que, entre um e outro, tem um pequeno detalhe que é preciso conhecer para não se confundir – especialmente se a intenção é desenvolver e fortalecer os músculos, já que depois de tanta malhação não custa nada ganhar massa magra.

Vamos lá! Não se afobe, que é tudo muito simples de entender.

O almoço saudável pode incluir qualquer tipo de alimento, dentro do que se indica como saudável, é claro. Pode colocar no prato até algumas massas, mas sem exageros. Uma opção é fazer comidas com massas integrais. É basicamente uma dieta bem variada, seguindo requisitos de moderação e equilíbrio. Significa que você terá um prato que estará contemplando todos os nutrientes, porém na proporção certa. Isso inclui vitaminas, fibras, minerais, carboidratos, proteínas e até gorduras, desde que boas.

Com relação ao almoço fitness, há uma pequena mudança – pois ele está focado nos carboidratos e nas proteínas. Para quem pratica atividade física e tem a intenção de fortalecer e desenvolver os músculos, os carboidratos e as proteínas não podem faltar num prato de comida fitness: os carboidratos dão energia para segurar o tranco e levar os exercícios numa boa, por isso são recomendados para o pré-treino; já as proteínas repõem aquilo que foi perdido no treino, fortalecem os músculos e evitam a fadiga, sendo ótimos no pós-treino.

Engana-se quem pensa que alimentos ricos em carboidratos engordam. Na verdade, o vilão da obesidade ou sobrepeso é mesmo a gula. Como citamos na alimentação saudável, consumidos com moderação e equilíbrio, os carboidratos são fundamentais na dieta de quem não dispensa uma boa malhação, porque são a principal fonte de energia, sendo importantes especialmente para quem pratica atividades físicas. E não se pode relaxar no consumo de proteínas: são elas que dão aquela estimulada no aumento da massa muscular e evitam a dor e a fadiga.

 

O que comer no almoço fitness simples

Quer uma boa notícia? Abra o armário, a geladeira e dê uma espiada na fruteira. É certeza que você já tem tudo o que precisa em casa para preparar várias das ideias para almoço fitness que vamos trazer aqui! Você só vai precisar de ovos, nozes, batata-doce, vegetais (brócolis, couve, pepino, berinjela, tomates, etc.) e frutas (morango, abacate, limão, laranja, kiwi, abacaxi, etc.) – que, por sinal, ficam ótimas nas saladas. As carnes podem ser bovina, suína, de frango e de peixes.

Invista em alimentos integrais. Eles são fonte de energia e ricos em fibras, dando mais saciedade e evitando aquela fome desesperada que leva a comer exageradamente. Entre as opções de um almoço fit com carboidratos e fibras estão arroz integral, chia, quinoa e aveia.

É sempre bom lembrar que, falando em almoço fitness, tem que ter salada. Elas geralmente vêm recheadas de fibras, vitaminas e minerais muito importantes para a saúde. Só tenha cuidado com o exagero na hora dos molhos: alguns deles podem deixar aquela saladinha fit bem rica em calorias.

E um último lembrete antes de irmos às nossas receitas: antes de sair por aí comendo tudo o que acha importante, consulte um nutricionista. Mesmo com as nossas dicas, falar com um especialista é primordial.

 

10 receitas de almoço fit para comer bem

Chegou o momento mais delicioso deste artigo. É hora de aprender a preparar almoço fitness simples e almoço fit rápido, para comer bem e não precisar passar fome para emagrecer.

1. Carne com Brócolis - é uma comida fitness para o almoço muito saborosa, feita com lagarto. Uma dica: troque o óleo por azeite.

2. Frango Oriental - feito com broto de feijão, cenoura e ervilha torta, está entre uma das melhores opções de almoço fit.

3. Bife de Lombo ao Forno - o lombo ganha os sabores incríveis do salsão, cheiro-verde e louro, e se encaixa muito bem entre as receitas para um almoço fitness de domingo.

4. Peixe na Acelga - o filé de pescada assado envolto em folha de acelga deixa o almoço fit delicioso e muito rico em nutrientes.

5. Salada de Cevadinha com Lentilha, Abobrinha Grelhada e Pesto de Agrião - é um almoço fitness simples e completo, perfeito para compor a dieta.

6. Salada com Antepasto de Abobrinha e Berinjela - os dois vegetais se misturam com alface, agrião, cebola e pimentão, e resultam em almoços fitness especiais.

7. Omelete Integral com Queijo Branco, Tomate e Orégano - feita com cereal matinal, essa omelete é ótima para quem quer um almoço fit rápido.

8. Pepinos Fantasia - recheado com ricota e peito de peru, e servido com molho de iogurte desnatado e mostarda, compõe um almoço fit maravilhoso.

9. Frango Agridoce à Moda Cantonesa - feito com peito de frango, abacaxi, pimentão e cebola, é uma ótima ideia para almoço fitness.

10. Peito de Peru com Abacaxi e Molho e Laranja - os almoços fitness ficarão inesquecíveis com essa receita.

 

Um segredo para a vida saudável

Os almoços fitness fazem toda a diferença na hora de emagrecer, ganhar massa magra e fortalecer os músculos, agora você já sabe. E, depois de conhecer 10 receitas maravilhosas para te ajudar a montar um cardápio perfeito com comida fitness para almoço, é importante não relaxar no segredo para ter uma vida saudável. E ele é simples: atividade física. Nem chega a ser um segredo, né gente?


Perguntas frequentes

  • 1. O que é um almoço fit?

    Almoços fitness são aqueles ricos em nutrientes que ajudam a emagrecer, desenvolver e fortalecer os músculos. Neles, a quantidade de carboidratos e gorduras é reduzida.

  • 2. O que comer em um almoço fitness?

    Para um almoço fitness simples é só adicionar no prato ovos, vegetais (brócolis, couve, pepino, berinjela, tomates, etc.) e frutas (morango, abacate, limão, laranja, kiwi, abacaxi, etc.) – que, por sinal, ficam ótimas nas saladas. As carnes podem ser bovina, suína, de frango e de peixes.

  • 3. Qual o nutriente mais importante no almoço fit?

    Para quem pratica atividade física e tem a intenção de fortalecer e desenvolver os músculos, os carboidratos e as proteínas não podem faltar no prato. O primeiro dá energia para segurar o tranco e levar os exercícios numa boa, por isso são recomendados para o pré-treino; enquanto o outro repõe aquilo que foi perdido no treino, fortalecem os músculos e evitam a fadiga.

     

Fontes

https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21445/3/Nutricao%20e%20sabor%20%28livro%20digital%29.pdf https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf http://www.ufal.edu.br/usinaciencia/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/A_Quimica_dos_Alimentos.pdf https://www.scielo.br/j/abem/a/vvvr8GQ3xwMJThHrXQW4jSj/?lang=pt https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/080_beneficios.pdf

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas