Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Amaranto

O que é amaranto e quais são as suas propriedades?

Compartilhar
Legenda: 
Amaranto
Atualizado em  novembro 2023

O amaranto (nome científico: Amaranthus spp.) é um grão bem pequeno e redondo, com cor amarelada. Ele é bem versátil, podendo ser preparado de várias formas: cozido, estourado, torrado, etc – um dos motivos porque esse cereal pode ser útil para a sua alimentação saudável!

Mas afinal, o que é amaranto? Quais são os benefícios desse grão milenar? Vem aqui que a gente fala um pouco sobre o que é amaranto e suas propriedades.

 

O que é amaranto?

Como dissemos no começo, o amaranto é um pequeno grão redondo, com cor amarelada. Eles vêm de plantas com flores longas (podendo ser alaranjadas, rosas ou púrpuras), com folhas grandes e manchas avermelhadas, que podem ter caules arroxeados. Por conta desse formato alongado das flores, o amaranto também é chamado de rabo-de-gato ou rabo-de-raposa.

O habitat do amaranto são as altas regiões do Equador, Bolívia, Peru e Argentina, sendo uma planta que pode atingir até 2 metros de altura. As flores ainda podem ser bem longas, podendo alcançar até 1 metro de comprimento.

Muitas pessoas já sabem o que é amaranto, pois suas flores podem originar uma infusão de uso medicinal popular. Contudo, por hora, não vamos focar nas suas flores e folhas, mas sim nos grãos.

 

Propriedades dos grãos

Fibras e proteínas

As fibras são muito importantes para o nosso corpo, especialmente para o trânsito intestinal, prevenindo a constipação. Adicionar o amaranto à sua alimentação irá te ajudar nas suas quantidades de consumo diário de fibras.

Enquanto isso, as proteínas ajudam na nossa estruturação (formação de músculos), ajudam na imunidade, produzem hormônios e enzimas, entre outras funções.

Minerais

O amaranto pode conter boas quantidades de minerais – como manganês, magnésio, fósforo e ferro. Isso quer dizer que esses pequenos grãos podem ajudar bastante na nossa saúde óssea e muscular, e para fornecer energia para as células.

Para as pessoas que não consomem muitos alimentos fonte de minerais, complementar a alimentação com amaranto pode ser uma boa opção, já que ele é fácil de ser incluído nos pratos e tem boas quantidade de minerais que ajudam, especialmente, na saúde óssea.

Antioxidantes

Talvez você já soubesse o que é amaranto, mas sabia que ele tem uma quantidade significativa de antioxidantes? Os antioxidantes presentes nesses grãos (polifenóis, antocianinas, vitamina C, entre outros) têm muita serventia para a nossa saúde.

As propriedades antioxidantes do amaranto podem ajudar no nosso sistema imunológico – tanto no combate de doenças, como para manter as nossas células de defesa saudáveis –, além de ajudar a prevenir doenças do coração e câncer.

Propriedades anti-inflamatórias

Embora alguns processos inflamatórios sejam comuns, doenças de inflamação crônica são bem perigosas – como a diabetes, câncer e doenças autoimunes (no qual o próprio corpo causa diversas inflamações).

O amaranto é um alimento que possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ser úteis para pessoas com doenças de inflamação crônica, que praticam exercícios frequentemente (já que os exercícios podem gerar processos de inflamações nos músculos) e para ajudar na nossa saúde em geral.

 

O amaranto e o colesterol

O colesterol é um composto gorduroso presente no nosso corpo. E, apesar de sempre associarmos ele com algo negativo, nem sempre é assim. Precisamos do colesterol para o bom funcionamento do nosso corpo – apenas quando os níveis estão alterados podemos ter problemas, e dos sérios.

Os altos níveis de colesterol, especialmente do “colesterol ruim” (LDL), podem desencadear diversos problemas, especialmente cardiovasculares. E é aí que o amaranto pode nos ajudar! Estudos apontam que o grão pode ser útil para a diminuição de LDL no sangue, enquanto aumenta o HDL (o “colesterol bom”).

E aí? Você sabia o que é amaranto e as suas propriedades? Gostou desse texto sobre o que é amaranto? Se sim, não deixe de ler mais do nosso conteúdo no Que Bem que Faz e saciar sua fome de informação!


Perguntas frequentes

  • Como preparar o amaranto?

    O amaranto é bem versátil e pode ser preparado de diversas formas: cozido, torrado, extrusado, moído ou estourado. Então, fique bem tranquilo quanto a isso: escolha o que mais te agradar e prepare sem medo.

  • Amaranto tem glúten?

    Não. O amaranto é livre de glúten e pode ser usado sem medo em receitas para pessoas que não podem consumir essa proteína – como pães, biscoitos e vitaminas.

  • Amaranto é fruta?

    Não. O amaranto é um grão, assim como a aveia. Há também quem chame de amaranto a flor, popularmente conhecida como rabo-de-gato ou rabo-de-raposa.

Fontes:

http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S0004-06222009000400010&script=sci_abstract https://hortodidatico.ufsc.br/amaranto/ https://www.healthline.com/nutrition/amaranth-health-benefits#TOC_TITLE_HDR_3

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.