Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Bebida proteica: o que é e para que serve

Bebida proteica: o que é e para que serve

Compartilhar
Atualizado em  novembro 2023

As bebidas proteicas ficaram famosas por serem as queridinhas de quem está inserido no mundo fitness. Mas será que só os atletas podem aproveitar os benefícios para a saúde que elas podem oferecer? Vem com a gente entender um pouco mais sobre essas bebidas e como elas podem atuar para melhorar a saúde e a qualidade de vida!

 

O que é e para que serve a proteína?

Juntamente com a gordura e o carboidrato, a proteína é um nutriente pertencente à categoria dos macronutrientes, componentes fundamentais, que formam a base da pirâmide alimentar. Enquanto a gordura e o carboidrato agem na reserva e produção de energia, respectivamente, a proteína se encarrega da recuperação e fortalecimento dos tecidos após uma lesão ou esforço – é por isso que os praticantes de atividade física são super a favor da suplementação de proteína, já que usam bastante o tecido dos músculos. Mas essa não é a única função desse nutriente, ele também contribui nos seguintes processos:

Não consumir proteína suficiente pode levar à queda de cabelo, rachaduras na pele e perda de massa muscular. Por isso, é preciso manter uma dieta equilibrada, consumindo a quantidade diária de proteína, que precisa compor de 12 a 15% das necessidades calóricas. Para entender melhor como o consumo das proteínas pode ser feito em seu caso, não deixe de procurar a ajuda de um nutricionista.

 

E as bebidas proteicas? Para que servem?

Apesar de as proteínas serem essenciais para o funcionamento do corpo, nosso organismo não produz todas elas, ou seja: algumas delas precisam ser obtidas por meio da alimentação. Mas, considerando a correria do dia a dia, pode ser um verdadeiro desafio parar para preparar refeições capazes de suprir as necessidades diárias de proteína do corpo humano. Para lidar com essa questão e dar um up na saúde, sem perder tempo na cozinha, as bebidas proteicas podem ser uma ótima pedida!

Benefícios das bebidas proteicas

Para quem está em busca de ganhar massa muscular e perder gordura ou apenas cuidar melhor da alimentação, as bebidas proteicas são ótimas alternativas para potencializar os resultados e dar um upgrade na saúde. Confira!

 

Bebidas proteicas: Quem pode consumir?

Apesar de serem muito populares com o público praticante de musculação, as bebidas proteicas não precisam ser encaradas apenas como coisa de marombeiro – elas podem ser benéficas para qualquer pessoa que deseje otimizar a construção de massa muscular e suplementar o consumo de proteína Você só precisa se certificar de que não possui alergia ou intolerância aos ingredientes.

Qual é o melhor horário para consumi-las?

É você quem decide qual é o melhor horário para consumir a sua bebida proteica!

Além de oferecerem ótimos benefícios para a saúde, se aliados a uma alimentação balanceada, o consumo de bebidas proteicas pode ajudar a potencializar os resultados dos exercícios! E se você quiser conhecer mais dicas para obter uma vida mais saudável com muita qualidade de vida, não deixe de conhecer as demais publicações aqui no Que Bem que Faz!


Perguntas frequentes

  • As bebidas proteicas podem ser consumidas por veganos?

    Como o leite é uma fonte importante de proteína, muitas bebidas proteicas são produzidas com base no ingrediente. Contudo, existem opções no mercado feitas com proteína vegetal que podem atender o público vegano. O mais importante é se atentar aos ingredientes destacados no rótulo.

  • Quais são os alimentos ricos em proteína?

    A proteína pode ser encontrada em vários alimentos, tanto vegetais quanto animais. Algumas opções nutritivas são: ovos, leite, carne, amêndoas, amendoim, soja e avelã.

  • Posso usar bebida proteica para fazer shakes e vitaminas?

    Muitas bebidas proteicas já vem com mix de frutas ou saborizadas, mas, caso você deseje incrementar o seu lanche, é possível preparar receitas gostosas utilizando o alimento.

 

Fontes

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/protein/

https://wp.ufpel.edu.br/aquitembioquimica/files/2018/06/Resumo-sobre-Fun%C3%A7%C3%B5es-das-Prote%C3%ADnas.pdf

https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/are-you-getting-too-much-protein

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.