Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Beldroga

Beldroega: benefícios e como consumir

Compartilhar
Legenda: 
Beldroega
Atualizado em  novembro 2023

Você já ouviu falar da beldroega? Ela é uma planta medicinal nativa do norte da África e Oriente Médio, mas que é hoje cultivada em todo o mundo por crescer rápido e se adaptar tanto ao clima tropical quanto ao temperado. Ela é utilizada principalmente para fazer chá e tem ótimos benefícios que ajudam em muitas questões de saúde.

Se você ainda não conhecia essa planta, descubra abaixo seus benefícios e como acrescentá-la à sua dieta do dia-a-dia!

 

Beldroega: benefícios da planta

A beldroega é utilizada como planta medicinal principalmente em forma de chá há mais de quatro mil anos, por ajudar em diferentes aspectos do corpo. Atualmente, estudos já mostraram que essa erva realmente é vantajosa para a nossa saúde! Confira alguns desses benefícios abaixo:

Rica em Ômega 3

Uma das características mais marcantes é que ela tem bastante Ômega 3, ácido graxo que ajuda a manter a saúde dos olhos, protege de doenças cardiovasculares, e participa na manutenção da boa saúde mental e funcionamento do cérebro. Geralmente, o Ômega 3 é encontrado em peixes, então a beldroega se diferencia por ser uma planta fonte desse ácido graxo.

Rica em minerais

Outra vantagem dessa erva é que ela é uma fonte de minerais importantes para a manutenção da nossa saúde. Os minerais atuam em diversas questões corporais, como controle da pressão arterial, reações enzimáticas e saúde óssea. E a beldroega possui altas quantidades de cálcio, potássio e magnésio, três minerais que atuam nas questões citadas acima.

Ajuda em tratamento diabético

Já há muitos séculos a beldroega é usada na tradição iraniana como tratamento para diabetes. Agora, estudos comprovaram que essa prática é realmente eficaz! O extrato da planta ajuda a regular a glicose no sangue e aumenta a sensibilidade à insulina.

Atua na redução do inchaço por artrite

Aqui é novamente o extrato da erva que entra em ação: estudos em laboratório demonstraram que esse extrato da beldroega ajudou a combater a inflamação que a artrite causa nas partes afetadas.

Como você pode ver, essa planta traz diversos benefícios, mas vale um aviso: a beldroega possui altos níveis de oxalatos, que podem estimular o desenvolvimento de pedra no rim em pessoas que têm predisposição; e também, quando ingeridos em muita quantidade, podem dificultar a absorção dos minerais. Então, lembre-se sempre de moderar no consumo de beldroega!

 

Beldroega: como consumir

Se interessou pela beldroega, mas não sabe como incluí-la na alimentação? Não se preocupe, porque tem vários jeitos!

Primeiro, você deve cortar a raiz e trabalhar com os pés de beldroega para consumí-los. Lave-os bem porque, como essa planta cresce bem rente ao solo, é comum que fiquem restos de terra pelos pés.

Após a lavagem, você tem diversas opções! Uma das formas mais comuns de consumir a beldroega é fazendo chá a partir dela. Mas também existem outras maneiras, como:

As opções são várias! E, agora que você já conhece um pouco mais da beldroega, seus benefícios e a delícia de chá que ela faz, já pode acrescentá-la à sua alimentação!

E se você quiser conhecer outras dicas para ter uma vida mais saudável, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Que Bem que Faz!

 

Perguntas Frequentes:

Qual beldroega é comestível?

Existem tipos diferentes de beldroega – mas não se preocupe, todos os tipos são comestíveis.

Qual é a melhor maneira de consumir beldroega?

Você que decide! Essa planta pode ser consumida de diversas formas. Mas caso sua intenção seja usá-la para auxiliar no tratamento contra diabetes e artrite, você deve usar o extrato de beldroega

Qual é o gosto da beldroega?

A beldroega é conhecida por ter um gosto mais azedinho e salgado. Esse é um dos motivos por ela ser uma popular adição à saladas.

 

Fonte:

CHUGH, Vishal et al.. Purslane (Portulaca oleracea L.): An underutilized wonder plant with potential pharmacological value. The Pharma Innovation Journal . Vol.8, n.6. 236-246, 2019

https://hort.extension.wisc.edu/articles/common-purslane-portulaca-oleracea/

https://www.almanac.com/purslane-health-benefits-and-recipes

https://www.healthline.com/nutrition/purslane

https://www.healthline.com/nutrition/17-health-benefits-of-omega-3#TOC_TITLE_HDR_11

https://www.webmd.com/diet/health-benefits-purslane#:~:text=Any%20purslane%20plant%20can%20be,to%20salads%20and%20other%20dishes.

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.