Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Benefícios da cúrcuma

Cúrcuma: benefícios para o corpo inteiro

Compartilhar
Créditos: 
Pexels
Legenda: 
Benefícios da cúrcuma
Atualizado em  novembro 2023

A cúrcuma é um tempero de cor amarela originário da Ásia que tem um gosto forte e um aroma característico. Conhecida também como açafrão-da-terra, ela pode ser usada em diferentes receitas, já que deixa a alimentação mais saborosa e saudável.

 

Cúrcuma: benefícios

Além de deixar os pratos saborosos, coloridos e aromáticos, a cúrcuma oferece diversos benefícios à saúde, como prevenir o envelhecimento precoce das células e combater a depressão. Mas, como com qualquer outro alimento, antes de adicionar cúrcuma à dieta, converse com seu nutricionista.

A seguir, veja alguns dos principais benefícios da cúrcuma:

Cúrcuma: benefícios para o cérebro

A cúrcuma aumenta os níveis de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) – uma proteína cerebral ligada ao aprendizado e à memória –, melhorando o processo cognitivo. Assim, a cúrcuma pode desacelerar o declínio das funções cognitivas em idosos e pessoas com doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.

Cúrcuma: benefícios para o coração

A cúrcuma beneficia o coração por diversas razões: tem propriedades antioxidantes, então previne doenças cardiovasculares causadas ou agravadas pelo excesso de radicais livres no organismo; tem ação anti-inflamatória, combatendo inflamações que podem afetar diferentes partes do sistema cardiovascular; e diminui a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, condições que estão ligadas a doenças cardiovasculares.

Cúrcuma: benefícios para o fígado

Como visto acima, a cúrcuma tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate a ação danosa do excesso de radicais livres no organismo, evitando o envelhecimento precoce das células, prevenindo diversas doenças crônicas – como diabetes e Alzheimer – e protegendo o fígado, uma vez que os antioxidantes diminuem o efeito das toxinas nesse órgão.

Cúrcuma: benefícios para as articulações

Como possui propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma pode auxiliar no tratamento de pacientes com artrite – que é a inflamação das articulações –, uma vez que, ao diminuir a inflamação, ela alivia dores e outros sintomas da doença.

Cúrcuma: benefícios para o intestino

Além de deixar as comidas muito saborosas, a cúrcuma favorece a digestão, pois diminui a inflamação do intestino e melhora a permeabilidade intestinal, dois fatores ligados à eficiência digestiva.

Cúrcuma: benefícios para a saúde mental

Consumir cúrcuma regularmente aumenta os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, que são neurotransmissores ligados ao bem-estar. Por isso, acrescentar cúrcuma à dieta é uma maneira natural de combater os sintomas da depressão e cuidar da saúde mental.

Cúrcuma: benefícios para a nutrição geral

Além de ter todas essas propriedades incríveis, a cúrcuma também é rica em nutrientes – principalmente manganês, ferro, potássio e vitamina C –, então adicionar uma pitada desse tempero aos pratos é uma forma simples de aumentar a ingestão diária de nutrientes.

 

Cúrcuma: receitas

Para aproveitar todos os benefícios da cúrcuma, você pode fazer receitas saudáveis com açafrão-da-terra no dia a dia, como as seguintes:

1. Risoto de Legumes com Cúrcuma
2. Creme de Abóbora
3. Berinjela Recheada servida com Vinagrete de Hortelã
4. Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha
5. Pão de Queijo Sem Ovo
6. Hambúrguer de Grãos e Vegetais
7. Crumble de Salmão
8. Mini Kaftas com Molho de Iogurte e Pepino
9. Muffin Salgado
10. Carpaccio Enroladinho ao Creme de Mostarda Dijon e Alcaparras

Agora que você conhece os benefícios da cúrcuma e tem várias receitas à sua disposição, solte a imaginação na cozinha e desfrute de todos os benefícios desse tempero de forma deliciosa!

Descubra outros temperos, ervas e especiarias saudáveis para a alimentação cotidiana no site Que Bem Que Faz – como pimenta-do-reino, noz-moscada e coentro. Lá, você também encontra artigos completos sobre alimentação, bem-estar, saúde e vida equilibrada.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios da cúrcuma?

    Como é rica em antioxidantes, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e aumenta os níveis de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF), de serotonina e de dopamina no organismo, a cúrcuma oferece benefícios a diferentes partes do corpo, como cérebro, coração, fígado e intestino. Entre outras funções, ela combate a inflamação crônica, ajuda no combate ao envelhecimento precoce das células e na prevenção do declínio das funções cognitivas, protege o fígado de toxinas e alivia os sintomas da depressão e da artrite.

  • Quais são os benefícios da cúrcuma para o coração?

    A cúrcuma tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias – logo, protege o sistema cardiovascular da oxidação e inflamação associadas a doenças cardíacas. Além disso, esse tempero reduz os níveis de colesterol no sangue e diminui a pressão arterial, prevenindo doenças cardiovasculares.

  • Qual é a diferença entre cúrcuma e açafrão-da-terra?

    Nenhuma! Cúrcuma e açafrão-da-terra são apenas nomes diferentes para um mesmo alimento: um tempero amarelo, aromático e saudável que oferece benefícios a diferentes partes do corpo.

     

Fontes

https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-turmeric

https://health.clevelandclinic.org/turmeric-health-benefits/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/306981

 

O QbemQfaz é um portal de conteúdos sobre saúde, nutrição, bem-estar e alimentação saudável da Nestlé. Os conteúdos desse site têm caráter informativo e não substituem o aconselhamento e acompanhamento médico, nutricional e de outros profissionais de saúde.