Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da lentilha: porque sorte mesmo é ter saúde

Legenda: 
Benefícios da lentilha

Quer saber porque comer lentilha dá sorte? Porque essa leguminosa é carregada de nutrientes que só vão fazer bem à saúde. Então, se você é daquelas pessoas que só consome esse alimento na virada do ano pensando em atrair dinheiro e prosperidade, se prepare para conhecer os benefícios da lentilha para saúde e adotá-la na dieta do ano inteiro.

Só para dar uma pincelada no valor nutritivo desse alimento tão simples de preparar, estes são alguns nutrientes que dá para encontrar na lentilha: carboidratos, proteína, fibra, vitaminas do complexo B, folato, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.

E, para aproveitar mais da leguminosa e preencher o cardápio com todos os benefícios da lentilha, o Que bem que faz preparou não só a lista de vantagens de consumi-la, como também uma lista de receitas deliciosas para não desperdiçar nada.

Fica com a gente e aprenda tudo sobre esse alimento tão bom para a nutrição. Para começar, vamos falar dos tipos de lentilhas:

 

3 tipos de lentilha para brasileiro aproveitar

Lentilha marrom ou castanha - é a mais usada para preparar sopas, saladas e até hambúrgueres (os vegetarianos com certeza amaram saber disso!). Esse tipo de lentilha tem o grão um pouco maior que os outros.

Lentilha verde ou francesa - essa tem um formato mais achatado e também mais fino. O sabor aqui será mais picante, apimentado.

Lentilha vermelha - para quem quer uma lentinha que cozinha mais rápido, a dica é a vermelha. O sabor se aproxima do das nozes, sendo um pouco adocicada.

E já que falamos hambúrguer para os vegetarianos, vamos aproveitar e antecipar uma receita bem gostosa de hambúrguer de lentilha e abobrinha.

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, misture bem todos os ingredientes.

- Modele os hambúrgueres abrindo porções na palma da mão ou com auxílio de um modelador.

- Coloque-os em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, virando os hambúrgueres na metade do tempo.

- Sirva.

 

Benefícios da lentilha para saúde

Prepare-se, porque agora vem a lista de benefícios da lentilha para saúde que vão te deixar boquiaberto. Para começar, as lentilhas têm substâncias de nomes um tanto complicados, mas que podem ser explicadas de um jeito fácil: são os fitoquímicos.

Os fitoquímicos são substâncias encontradas nos alimentos que atuam no organismo como escudos protetores impedindo a chegada de várias doenças que tentam invadir o corpo, mas que não conseguem ultrapassar as barreiras de proteção formadas por esses escudos, ou seja, pelos pelos fitoquímicos.

Nesse conjunto de substâncias dos fitoquímicos estão os polifenóis, que têm efeito antioxidante, antiinflamatório e neuroprotetor – este último protege os neurônios, provando os benefícios da lentilha na dieta.

Bem, mas o que isso tudo quer dizer? Quer dizer que você está protegido contra diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Tem estudos que mostram que essas substâncias presentes na lentilha são capazes de impedir que as células cancerígenas cresçam e também controlam os níveis de açúcar no sangue. Significa que os perigos da diabetes são bem reduzidos.

E ainda tem o ferro, que atua na prevenção e tratamento da anemia.

E sabe um jeito fácil de ter todos os benefícios da lentilha para a saúde no prato? Você pode preparar um creme de cebola com lentilha ou uma salada de abóbora com carne assada e vinagrete de vegetais.

 

Benefícios da lentilha para emagrecer

Deixa ver por onde a gente começa… É que são muitos os benefícios da lentilha na saúde, mas vamos lá. Que tal começar falando dos benefícios da lentilha para emagrecer? Inclua a leguminosa na dieta e você vai notar a diferença. A lentilha vai te dar mais saciedade, evitando que você fique com fome logo após as refeições.

Outro benefício da lentilha que ajuda nisso é a presença de fibras no alimento. As fibras também ajudam a se livrar da prisão de ventre e da sensação de inchaço. Com o intestino funcionando bem, fica mais fácil manter a silhueta fininha.

E sabe o que ajuda nisso tudo? Uma sopa de lentilha feita com linguiça calabresa, batata e cenoura. Só Segura o desejo de repetir o prato, tá? A gente sabe que a receita é muito gostosa, mas se exagerar, o efeito emagrecedor vai para o beleléu.

 

Benefícios da lentilha para o coração

Dois fatores de risco para o coração são: obesidade e pressão alta. E é aí onde entram os benefícios da lentilha na saúde. A gente já falou que as lentilhas ajudam a emagrecer e aí já está a primeira vantagem para um coração saudável. E se você emagrecer, fica mais fácil manter as taxas de colesterol e triglicerídeos nos níveis corretos.

A pressão arterial também fica bem equilibrada quando consumimos lentilha. É que a leguminosa bloqueia uma enzima capaz de alterar a pressão. Aí o conjunto fica ainda mais completo e a saúde está garantida.

O magnésio e o potássio também contribuem para a saúde do coração.

E quem não quer manter o coração saudável para caber só amor, não é mesmo? Para garantir isso, prepare salada de nhoque dourado com rúcula, tomates, erva-doce e lentilhas ou uma salada de lentilha, cebolas douradas e salsa de ervas. Além de uma comida deliciosa, você terá um alimento super-poderoso para ficar com muita saúde.

 

Pergunta frequentes

1. Quais os benefícios da lentilha?

Comer lentilhas ajuda a emagrecer, e previne doenças como diabetes, pressão alta, câncer e doenças do coração.

2. Quais os nutrientes encontrados nas lentilhas?

As lentilhas são ricas em carboidratos, proteína, fibra, vitaminas do complexo B, folato, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.

3. O que dá para fazer com lentilhas?

Com lentilhas é possível fazer sopas, saladas, cremes e até hambúrguer.

4. Quais são os tipos de lentilha?

Existem as lentinhas marrom (ou castanha), verde (ou francesa) e vermelha.

 

Referências

https://www.sbcm.org.br/v2/index.php/boletim-da-sbcm/233-boletim-n-153-ago-2018/3728-beneficios-da-lentilha#:~:text=A%20lentilha%20%C3%A9%20uma%20leguminosa,a%20osteoporose%2C%20entre%20outros%20benef%C3%ADcios

https://www.healthline.com/nutrition/lentils#heart-health

http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/1055/806

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/lentilha-conheca-tudo-sobre-essa-leguminosa?gclid=Cj0KCQiAr5iQBhCsARIsAPcwRONpjF7q5wKNKCMmYxYZx1TEI2oLNQelV5c6u-niWH0vJGOsxpfl_hgaAsGnEALw_wcB

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas