Benefícios da maca peruana

Legenda: 
Benefícios da maca peruana

Nativa da região dos andes peruanos, a maca peruana é cultivada pelos povos incas há pelo menos dois mil anos! E, desde a antiguidade, esse tubérculo já era conhecido por seus benefícios ao corpo, como o aumento da libido e da fertilidade. Confira alguns dos benefícios da maca peruana neste artigo.

 

Benefícios da maca peruana: aumenta a libido

Um dos principais motivos pelos quais a maca peruana é tão procurada é por sua capacidade de aumentar a libido.

Um estudo feito em 2015 nos Estados Unidos mostrou o efeito que a maca peruana possui na melhora da libido: nesse estudo, 45 mulheres que estavam experienciando falta de libido como efeito colateral de antidepressivos consumiram a maca peruana por 12 semanas e tiveram uma melhora significativa do desejo e da função sexual quando comparadas com as participantes que tomaram um placebo.

Ao que tudo indica, não é lenda: um dos grandes benefícios da maca peruana é, realmente, a melhora da libido.

 

Benefícios da maca peruana: diminui os sintomas da menopausa

Quando a vida menstrual de uma mulher chega ao fim, a menopausa surge e, com ela, diversos sintomas incômodos – como secura vaginal, ondas de calor, irritabilidade, problemas para dormir e alterações de humor. De acordo com alguns estudos feitos nos EUA, um dos benefícios da maca peruana seria justamente o alívio dos sintomas da menopausa causados pela flutuação hormonal presente nesse período. Incrível, não é mesmo?

 

Benefícios da maca peruana: aumenta a fertilidade em homens

Além de combater a disfunção erétil, a maca peruana também melhora a produção de esperma. Essa combinação é um dos poderosos benefícios da maca peruana que irá ajudar aqueles que estão tentando ter filhos.

Um estudo foi feito em 2020 na Espanha com 69 homens diagnosticados com baixa quantidade de esperma. Após 12 semanas de tratamento, os participantes tiveram uma melhora significativa na contagem de esperma, melhorando sua fertilidade.

 

Benefícios da maca peruana: melhora a energia e o humor

Mais um dos importantes benefícios da maca peruana é sua capacidade de melhorar a energia e o humor.

Ingerir ao menos 3 gramas de maca preta ou vermelha por dia durante 6 a 12 semanas pode, de acordo com alguns estudos, melhorar os níveis de energia para praticar atividades físicas e também o humor – o que ajuda a reduzir alguns dos sintomas da depressão e ansiedade.

 

Benefícios da maca peruana: previne a osteoporose

Um tubérculo rico em cálcio, a maca peruana possui em média 100-150g deste mineral, que é um ótimo aliado na prevenção de algumas doenças que surgem com a idade e afetam os ossos, como a osteoporose.

Após os 50 anos nosso organismo começa a passar por algumas mudanças, e nos tornamos mais suscetíveis a doenças. Por isso, é sempre bom entender quais são as mudanças que ocorrem em nosso organismo após os 50 e complementar a nossa alimentação com os nutrientes necessários. Um dos benefícios da maca peruana, por exemplo, é a suplementação de cálcio em nosso corpo.

Com todos esses benefícios, a maca peruana é uma boa opção de alimento para incorporar na dieta e melhorar seus níveis de energia, saúde e libido, sendo super recomendada para os 50+ e para aqueles que estão tentando ter filhos.

Gostou dessas dicas? Encontre muitas outras informações para melhorar sua qualidade de vida no site Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas