Benefícios da noz moscada

Legenda: 
Benefícios da noz moscada

Um alimento pequeno com benefícios gigantes: a noz moscada é muito utilizada para complementar muitas receitas. Antioxidante, anti-inflamatória e afrodisíaca, conheça aqui alguns dos melhores benefícios da noz moscada.

 

Benefícios da noz moscada: função antioxidante

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células do seu corpo contra o dano oxidativo. Ou seja, consumir alimentos antioxidantes, como a noz moscada, previne doenças associadas aos altos níveis de estresse oxidativo, como: diabetes, problemas do coração, artrite, doenças degenerativas e até mesmo o câncer!

Além da função anticancerígena, mais um dos benefícios da noz moscada é que ela evita a degeneração dos tecidos, prevenindo problemas como o envelhecimento precoce e os danos na pele causados pelo sol. Ou seja, irá te ajudar a ficar bonita, com uma pele jovem e saudável.

 

Benefícios da noz moscada: afrodisíaco natural

Originária do sul da Ásia, a medicina tradicional Unani utiliza a noz moscada como um importante ingrediente para tratar disfunções sexuais. Apesar dessa medicina não ser baseada nos critérios científicos que usamos aqui no ocidente, ela pode ter um fundo de razão: de acordo com algumas pesquisas, os compostos vegetais presentes na noz moscada têm a habilidade de estimular o nosso sistema nervoso, uma boa explicação para sua função afrodisíaca.

Além disso, de acordo com alguns estudos indianos feitos em animais, ratos e camundongos têm um aumento significativo da libido e das atividades sexuais após consumirem certa quantidade de noz moscada.

 

Benefícios da noz moscada: é antibacteriana

Mais um dos benefícios da noz moscada é sua impressionante função antibacteriana. De acordo com um estudo realizado em 2018 na Malásia, a noz moscada tem efeitos benéficos contra algumas das bactérias causadoras de cáries e inflamações das gengivas. Mas os benefícios da noz moscada não param nos dentes: ela também é eficiente inibindo a propagação da bactéria E.coli, que é responsável por causar diversas doenças, como infecções de urina, infecções no trato intestinal e até mesmo a meningite!

 

Benefícios da noz moscada: receitas deliciosas

Além de todos os benefícios da noz moscada que listamos, é importante lembrar que ela é uma especiaria saborosa, fácil de incorporar a diversos tipos de receitas, das doces às salgadas. Confira algumas receitas com noz moscada para experimentar a seguir:

1. Purê de Inhame: para aqueles que gostam de cremosidade, esse purê de inhame é uma forma saborosa de obter os benefícios da noz moscada.
2. Arroz Cremoso com Amêndoas, Nozes e Passas: que tal incorporar a noz moscada no almoço de família com esse delicioso arroz cremoso?
3. Batatas Natalinas: apesar do nome, as batatas natalinas são uma delícia para o ano todo! Com um formato divertido e diferente, elas são uma boa forma de inovar na cozinha sem muito esforço!
4. Creme de Milho Nutren Fortify: super nutritivo, esse creme de milho é uma receita saudável e saborosa que vale a pena conferir.
5. Macarrão ao Molho de Creme de Cebola: essa receita versátil de macarrão se destaca pelo saboroso molho de creme de cebola com noz moscada. Perfeito para aqueles que gostam de uma comida bem temperada e repleta de sabor.
6. Molho Branco Simples: já quem não gosta de cebola, pode se deliciar com essa receita de molho branco super fácil de fazer.
7. Salada Sofisticada: para acompanhar: que tal essa salada leve feita com alface roxa, alho poró, noz moscada e ovos de codorna?
8. Abóbora Caramelizada: a noz moscada também tem seu lugar nos doces! Essa receita de abóbora caramelizada é perfeita para mostrar isso.
9. Chocolate Quente com Especiarias: esse chocolate quente com cravo, canela, noz moscada e cardamomo é uma boa forma de se aquecer nos dias mais frios, com muito sabor!
10. Chocolate Quente Branco com Baunilha e Canela: baunilha e noz moscada complementam o chocolate branco da forma ideal nessa receita deliciosa.

Com todos esses benefícios e essas receitas deliciosas fica difícil não querer a noz moscada em nossa dieta, não é mesmo?

Para ver mais sobre a noz moscada e os benefícios de outros alimentos fique de olho aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas