Benefícios da pimenta-do-reino

Legenda: 
Benefícios da pimenta-do-reino

A pimenta do reino – também chamada de pimenta preta – é conhecida pelo seu formato pequeno, redondo e preto. Ela é frequentemente utilizada como tempero em vários pratos, dando significado à expressão corriqueira “só uma pitada de sal e pimenta”. A pimenta-do-reino realça o sabor dos alimentos, dando um leve toque picante aos pratos sem comprometer seu gosto; por isso, é um tipo de pimenta comum no mundo todo. Mas afinal, quais são os benefícios da pimenta-do-reino em nossa alimentação? Confira a seguir, que esse alimento tem muito mais a oferecer do que seu sabor picante!

 

Benefícios da pimenta-do-reino: é anti-inflamatória!

Um dos principais benefícios da pimenta-do-reino está em uma substância chamada piperina. Essa substância ajuda o organismo a combater inflamações e prevenir doenças como artrite, diabetes, câncer e problemas do coração. Quem diria, hein?

 

Benefícios da pimenta-do-reino: faz bem para a digestão!

A pimenta do reino promove um bom funcionamento do estômago. Isso acontece pois ela estimula as enzimas liberadas pelo pâncreas e pelo intestino, que ajudam a digerir gorduras e carboidratos.

Isso significa que consumir uma pequena quantidade de pimenta-do-reino por dia irá ajudar seu estômago a funcionar de forma mais regular, prevenindo diarréia, constipação e outros problemas intestinais. Mas, cuidado: consumo excessivo da pimenta-do-reino diariamente pode piorar a situação!

 

Benefícios da pimenta-do-reino: ajuda a emagrecer!

Esse benefício da pimenta-do-reino está associado ao anterior. Como a pimenta-do-reino estimula as enzimas que quebram as moléculas de gordura em nosso organismo, ela acaba sendo uma boa opção para aqueles que querem emagrecer de forma saudável. Além disso, a pimenta-do-reino é um termogênico natural, o que aumenta o metabolismo e a queima de calorias. Adicionar um pouco de pimenta-do-reino no chá durante o café da manhã é uma boa forma de incorporar esse ingrediente na dieta e estimular o emagrecimento.

 

Benefícios da pimenta-do-reino: é versátil!

Do doce ao salgado, do patê ao chá, um dos grandes benefícios da pimenta do reino é ser um tempero versátil. Isso faz com que seja um ingrediente para sempre ter em casa – afinal, diversas receitas utilizam a pimenta-do-reino. Confira algumas a seguir:

1. Pimenta em Conserva: nessa receita de pimenta em conserva, a pimenta-do-reino proporciona um sabor especial à deliciosa pimenta dedo-de-moça.
2. Arroz de Couve-flor com Filé de Frango: que tal melhorar o sabor do almoço cotidiano temperando o arroz ou o frango com pimenta-do-reino? Nesta receita, você aprende como!
3. Patê de Peru, Queijo e Pimentas: uma ótima opção de antepasto para conquistar qualquer um!
4. Medalhões com molho de pimentas: a cremosidade e o sabor levemente picante do molho de pimentas complementam muito bem o medalhão de filé mignon nessa receita.
5. Lagarto ao Creme de Pimentão: essa peça de lagarto cozida na pressão esbanja maciez e sabor ao ser servida com um saboroso molho de pimentão e pimenta-do-reino.
6. Vieiras: essas vieiras deliciosas são uma boa receita para obter o melhor dos benefícios da pimenta-do-reino!
7. Mini Kafta de Frango com Molho de Iogurte: a pimenta do reino é a forma perfeita de temperar essa kafta de frango e trazer ainda mais sabor ao molho de iogurte.
8. Batatas Laminadas com Azeite Aromatizado: tomilho, alho, azeite, limão e pimenta-do-reino são os temperos que trazem diferencial para essas batatas laminadas.
9. Ovo Poché: outra forma de incorporar a pimenta-do-reino na dieta é através de receitas com ovos, como esse saboroso e versátil ovo poché.
10. Bolo de Chocolate com Pimenta: a pimenta-do-reino também cai bem em pratos doces e esse bolo de chocolate com pimenta está aqui para provar!

Com tanta receita deliciosa, obter os benefícios da pimenta-do-reino nunca foi tão fácil! Encontre mais dicas de saúde e qualidade de vida no site Que Bem Que Faz, e nutra-se de informações!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas