Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios da pitanga: você sabe como a pitanga pode te ajudar?

Legenda: 
Benefícios da pitanga

A pitanga é uma pequena fruta que pode ser vista em árvores espalhadas pelas ruas, ou em saquinhos em supermercados e hortifrutis. E não apenas as frutas, mas também as folhas da pitangueira podem ser úteis para nós, já que elas podem ser infusionadas para se tornarem chá.

Neste artigo vamos falar sobre os benefícios da pitanga e como adicionar a fruta em pratos e receitas. Então, preparado?

 

Sobre a pitanga

A pitanga é uma fruta pequena e avermelhada, de sabor adocicado e cítrico, usada para fazer diversos tipos de receitas. A pitangueira é originária do Brasil, podendo ser encontrada em regiões tropicais e subtropicais – ou seja, locais de climas mais quentes e com quantidade considerável de chuvas. Além disso, a árvore é facilmente plantada por ser muito adaptável, sendo usada até mesmo como planta ornamental em jardins

Ela pode chegar até a 10m de altura, com flores brancas delicadas que se tornam frutos entre os meses de outubro e janeiro. A palavra pitanga é proveniente do tupi e significa “vermelho-rubro”, ou seja, o nome é baseado na coloração chamativa da fruta.

Apesar de ser mais comum ver pitangas vermelhas, elas podem ser roxas e até quase pretas. Por isso não se assuste se encontrar uma pitanguinha preta: ela está completamente normal e boa para o consumo.

 

Benefícios da pitanga: minerais

Um dos benefícios da pitanga é ter quantidades consideráveis de minerais como manganês, cálcio e fósforo, que ajudam na saúde do nosso corpo, ossos, dentes e colágeno, atuam nos músculos (incluindo o coração, regulando seus batimentos), fornecem energia para as nossas células e compõem o nosso material genético (DNA e RNA).

 

Benefícios da pitanga: vitaminas

A pitanga possui boas quantidades de vitaminas B1 e C, sendo a B1 usada para a formação de enzimas – por isso, sua falta pode causar fraqueza.

Já a vitamina C é bem conhecida por suas propriedades antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e ajudando amplamente na saúde desse órgão. Além disso, a vitamina C dá uma forcinha para o nosso sistema imunológico, ajudando no combate de doenças e de radicais livres.

 

Benefícios da pitanga: antioxidante

Além de ter uma quantidade considerável de vitamina C, que atua como antioxidante, a fruta é rica em antocianinas, flavonóides e carotenóides, que também têm propriedades antioxidantes. Um dos maiores benefícios da pitanga é dar uma mãozinha para o nosso corpo no combate a agentes externos, evitando resfriados e doenças cardíacas, entre outras.

Exatamente pelos benefícios da pitanga e seu perfume, essa fruta é muito utilizada na indústria cosmética, contribuindo para a fabricação de cremes, loções e perfumes.

 

Benefícios da pitanga: pouca quantidade de sódio

A cada 100g de pitanga, você consome cerca de 2 mg de sódio – bem pouco em comparação com outras frutas, como a uva rubi, que possui cerca de 8 mg de sódio a cada 100g. Nossas necessidades diárias de sódio são de, aproximadamente, 2.000 mg desse mineral, o que pode parecer bastante, mas não é bem assim! Por isso, fique de olho na quantidade de sal que você coloca em sua comida e nos produtos industrializados que está consumindo.

 

Como incluir a pitanga em receitas

Para aqueles que querem sair do “comum” e não apenas comer a fruta in natura ou tomar um suco da polpa congelada, vamos sugerir algumas receitas diferentes para você conseguir aproveitar todos os benefícios da pitanga.

1. Mousse de pitanga
2. Frozen de cajá e calda de pitanga
3. Suco de pitanga e melaço de cana
4. Moça pitanga

Se você curte esse tipo de conteúdo e está afim de ler mais artigos como esse, explore a página do Que Bem que Faz e nutra-se de informações sobre saúde e alimentação!


Perguntas frequentes

  • Pitanga é acerola?

    Não, a acerola é uma fruta diferente da pitanga. Elas têm propriedades e aparências diferentes, apesar de coloração bem parecida: a acerola é mais lisa e tem uma polpa e tamanho diferentes.

  • Existe pitanga preta?

    A coloração da pitanga pode variar um pouco, entre alaranjada, avermelhada e roxa quase preta. Então, tecnicamente, existem pitangas pretas!

Fontes:

https://www.scielo.br/j/rbf/a/L7mcLG8NnhqdrxBv485TkGq/?lang=pt#:~:text=Sua%20composi%C3%A7%C3%A3o%20(em%20m%C3%A9dia%2077,frutinha%20tamb%C3%A9m%20possui%20propriedades%20afrodis%C3%ADacas. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/consumo-excessivo-de-sodio-traz-muitos-riscos-a-saude#:~:text=Nesse%20sentido%2C%20a%20Organiza%C3%A7%C3%A3o%20Mundial,at%C3%A9%205%20gramas%20de%20sal.

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas