Conheça os benefícios da semente de abóbora!

Legenda: 
Benefícios da semente de abóbora

Pequenas, crocantes e nutritivas, as sementes da abóbora também podem ser aproveitadas na alimentação. Com um sabor semelhante ao das nozes, a semente de abóbora é bem gostosa e é muito benéfica à saúde. Conheça os principais benefícios da semente de abóbora neste artigo!

 

Rica em antioxidantes!

Um incrível benefício da semente de abóbora está em sua composição: essa semente é rica em antioxidantes, como a vitamina E e outros carotenóides.

Mas afinal, o que isso significa?

Significa que comer uma pequena quantidade de semente de abóbora diariamente ajuda a reduzir inflamações e prevenir doenças causadas pela oxidação das células, como a diabetes, doenças do coração, artrite e até mesmo o câncer. Outro benefício comum dos antioxidantes é que eles te ajudam a ter uma pele mais jovem e bonita, já que previnem o envelhecimento precoce.

 

Um alimento repleto de magnésio

Um mineral que não está presente em muitos alimentos e que frequentemente está em falta na dieta ocidental é o magnésio. Ainda assim, a semente de abóbora é riquíssima nesse mineral, com aproximadamente 37% da dose diária recomendada de magnésio a cada porção (28g). O magnésio ajuda a controlar a pressão sanguínea, diminui os níveis de açúcar no sangue, mantém os nossos ossos saudáveis e ainda diminui os riscos de doenças do coração.

 

Ajuda a regular o intestino

Outro benefício da semente de abóbora é sua capacidade de regular o ritmo intestinal. Por ser um alimento rico em fibras, com cerca de 1.1g de fibras por porção (28g), a semente de abóbora promove a saúde do trato digestivo, garantindo que o intestino absorva melhor os nutrientes e prevenindo infecções, diarréia e prisão de ventre. Além disso, as fibras presentes na semente de abóbora têm função prebiótica – ou seja, alimentam as bactérias boas que habitam o intestino –, têm função anti inflamatória e previnem doenças como o câncer de cólon.

 

Faz bem para a próstata

Um estudo japonês publicado em 2014 mostrou que ingerir pelo menos 10 gramas de semente de abóbora por dia ajuda a aliviar os sintomas de homens com a próstata aumentada, melhorando também problemas do trato urinário que estão relacionados com esse aumento.

Além disso, as sementes de abóbora também podem melhorar a qualidade do esperma, por serem uma fonte rica de zinco – afinal, baixos níveis de zinco aumentam o risco de infertilidade em homens. Desta forma, um incrível benefício da semente de abóbora é justamente sua capacidade de melhorar a função reprodutiva e a fertilidade em homens.

 

Melhora a qualidade do sono

Dentre os benefícios da semente de abóbora, esse é ideal para aqueles que sofrem de insônia!

Um estudo feito pela universidade de Genebra, na Suíça, mostrou que altos níveis de magnésio são capazes de melhorar significativamente a qualidade do sono por noite. Como mencionado acima, a semente de abóbora é um alimento rico em magnésio, e esse mineral ajuda bastante aqueles que querem ter noites de sono mais tranquilas e saudáveis.

Além disso, a semente de abóbora também possui pequenas quantidades de uma substância chamada triptofano, que é convertida em nosso corpo em serotonina – o hormônio da felicidade – e melatonina – o hormônio do sono. Esse nutriente, em conjunto com os altos níveis de magnésio, podem ser uma combinação poderosa para combater a insônia.

Agora que você já sabe todos esses benefícios da semente de abóbora, que tal experimentar algumas receitas deliciosas como esses Petiscos Doce de Sementes de Abóbora, Noz Pecã e Frutas Secas, um saboroso Mix Crocante com Toque de Alho e Cebola ou ainda essa Salada de Frango Thai com Mango Chutney? Com tanto sabor e nutrição, não tem como se arrepender!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas