Benefícios da spirulina: propriedades e funções dessa microalga no nosso corpo

Legenda: 
Benefícios da spirulina

A Spirulina – ou espirulina, como é mais chamada – é um tipo de alga que cresce em ambiente aquático, podendo ser água doce ou salgada. Ela é um organismo autótrofo, ou seja, produz seu próprio alimento pela fotossíntese, e por isso tem cor esverdeada.

A bactéria é utilizada na alimentação humana como um suplemento alimentar natural, que ajuda na obtenção de nutrientes, como proteínas, vitaminas, minerais, entre outros. Ela é muito eficiente para complementar a dieta e ajudar no tratamento de diversas doenças, como a anemia.

Esses já são alguns dos benefícios da spirulina, mas eles ainda vão além. E é sobre isso que vamos falar hoje: os benefícios da spirulina, e entender porque ela ficou tão conhecida atualmente.

 

Benefícios da spirulina: ela realmente é tudo o que dizem?

Atualmente, a spirulina ganhou bastante atenção por ser, supostamente, uma grande aliada da nossa alimentação e saúde. Ela conquistou seu lugar em diversas receitas de shakes, sucos, vitaminas, etc, com o objetivo de nos ajudar em dezenas de funções. Mas será que ela pode mesmo ser útil?

E a resposta é… sim! A spirulina pode ser benéfica para o nosso corpo e mente. Não tão mágica quanto alguns tentam fazer parecer, mas muito útil dentro do possível. Alguns dos benefícios da spirulina incluem:

Isso tudo porque uma colher de sopa de spirulina em pó (mais ou menos 7g) é rica em proteínas, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) e minerais como ferro e cobre. Ela ainda oferece uma quantidade relativa de magnésio, manganês e potássio, poucas calorias e uma quantidade pequena de gordura – incluindo ácidos graxos (ômega-3 e 6).

Um dos grandes benefícios da spirulina são as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, ajudando a combater danos no DNA e nas células que causam inflamações crônicas e outras doenças.

A ficocianina é o componente ativo da spirulina que traz essas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e também sua cor azul-esverdeada. A ficocianina ajuda no combate dos radicais livres – que, quando em desequilíbrio, causam o estresse oxidativo – e na inibição da ação inflamatória.

 

Benefícios da spirulina: pode ajudar no combate e prevenção de doenças?

Sim, a spirulina pode nos ajudar no combate e prevenção de doenças no geral. Tanto por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que dão uma força para o sistema imunológico e auxiliam a diminuir processos inflamatórios e oxidativos, quanto por um dos benefícios da spirulina ser a diminuição de gorduras e açúcares no sangue.

A redução dos níveis de colesterol LDL, triglicérides e glicose é essencial para evitar doenças cardíacas e a diabetes - condições que, se não tratadas e controladas, podem levar a sintomas graves e até morte.

A spirulina ainda pode dar uma mãozinha no combate a cânceres e ajudar no tratamento de pessoas que já têm câncer.

 

Benefícios da spirulina: redução da pressão sanguínea e combate à anemia

A pressão alta está associada a doenças relacionadas ao coração e aos rins, e principalmente à ocorrência de ataques cardíacos e derrames. O óxido nítrico é um dos componentes que ajudam a reduzir a pressão, evitando doenças cardiovasculares.

Além disso, um dos principais benefícios da spirulina é, provavelmente, atuar no combate da anemia – por ajudar na absorção de minerais, conter quantidades significativas de ferro e proteínas, e ajudar no sistema imunológico. A anemia é uma doença caracterizada pelo déficit de ferro e proteínas no organismo, causando sintomas como:

A mais comum é a anemia ferropriva – o tipo de anemia causado por baixos níveis de ferro no corpo.

Por ser muito rica em proteínas, vitaminas e minerais, a spirulina ainda é efetiva contra a desnutrição. Por isso, ela pode ser usada como um suplemento alimentar.

 

Benefícios da spirulina: saciedade e aumento da flora intestinal

Por ser rica em proteínas e nutrientes, a spirulina oferece grande saciedade. Estar saciados por mais tempo faz com que comamos menos, pois já estamos satisfeitos, o que pode levar à perda de peso. Pessoas com obesidade podem aproveitar esse benefício da spirulina para ter maior facilidade em emagrecer.

A spirulina ainda contém uma enzima chamada LPL, que ajuda na modulação das reservas de gordura.

A flora intestinal (ou microbiota intestinal) é um conjunto de microrganismos que vivem no nosso trato digestivo e que nos ajudam a digerir os alimentos e absorver os nutrientes. Um dos benefícios da spirulina é aumentar a flora intestinal, fazendo com que a nossa absorção de nutrientes seja maior.

 

Os benefícios da spirulina para dietas mais restritas

Dietas mais restritas – como a de veganos e vegetarianos estritos, que não consomem carnes, laticínios e produtos animais no geral – precisam de uma grande variedade de alimentos vegetais para alcançar os níveis ideais de proteínas, vitaminas e minerais.

Os produtos de origem animal são grandes fontes, principalmente, de proteínas. A partir do momento em que você corta esse tipo de produto de sua dieta, você precisa de novas fontes que os substituam – como a spirulina, que é rica em proteínas.

As carnes vermelhas são as principais fontes de ferro para os seres humanos. Para continuar com um consumo devido desse mineral, muitos escolhem a cianobactéria para ajudar a elevar os níveis de ferro.

Veganos e vegetarianos estritos podem se beneficiar muito com a spirulina, adicionando-a em alimentos e bebidas na quantidade recomendada pelo nutricionista.

Lembramos que nossos textos não substituem o acompanhamento médico. Mantenha suas visitas em dia e certifique-se sempre de que está tudo bem.

Se você gostou desse texto sobre benefícios da spirulina, recomendamos que leia outros textos interessantes do Que Bem que Faz. Temos diversas pautas sobre alimentação saudável e saúde que podem te nutrir de informações!


Perguntas frequentes

  • O que é a spirulina?

    A spirulina é uma alga que, quando seca e colocada em estado de pó, é vendida para o consumo. Ela pode ser adicionada a alimentos e bebidas como um suplemento alimentar por conter vitaminas, proteínas e minerais.

  • Spirulina ajuda a emagrecer?

    Sim. A spirulina oferece saciedade por períodos maiores de tempo e pode agir sobre as nossas reservas de energia (gordura corporal). Se você deseja emagrecer e incluir spirulina na sua dieta, consulte seu nutricionista.

  • Posso tomar spirulina todos os dias?

    Não há estudos que mostrem desvantagens no consumo diário de spirulina, já que seu consumo é bem seguro. Consulte o seu nutricionista e saiba as quantidades ideias para você, caso queira incluir esse tipo de alimento na sua dieta.

  • Fontes:

    https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-benefits-of-spirulina#TOC_TITLE_HDR_9

    AMBROSI, M.A.; REINEHR, C.O.; BERTOLIN, T.E.; COSTA, J.A.V.; COLLA, L.M. Propriedades de saúde de Spirulina spp. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 29, n.2, p. 109-117, 2008.

 

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas