Benefícios do arroz e feijão para a sua saúde

Legenda: 
Benefícios do arroz e feijão

Não dá para pensar em comida brasileira sem pensar em arroz e feijão. Nós somos verdadeiros fãs dessa combinação! Quem não se lembra da nossa feijoada (feijão preto cozido com pedaços de carne suína)? Ou do baião de dois (arroz misturado com feijão de corda e temperos)? Seja durante a semana, com o arroz e feijão de cada dia, ou em dias especiais e festivos com pratos mais elaborados, essa combinação não pode faltar de jeito nenhum no prato do brasileiro!

Há quem diga que eles não são muito saudáveis e até deveriam ser abolidos da dieta; contudo, pesquisas recentes indicaram que o arroz e feijão formam uma dupla dinâmica que se complementa em sabor e em nutrientes. Quer entender mais sobre essa combinação, que faz parte da nossa rotina diária de alimentação, e ainda conhecer os melhores benefícios do arroz e feijão para a sua saúde? Então vem com a gente!

 

Por que comer arroz e feijão todos os dias?

Quem nunca ouviu da mãe ou da avó que é importante comer arroz e feijão todos os dias para ficar forte? Além de estar recheada de cuidado e carinho, essa informação está cientificamente apoiada, pois esses dois alimentos fornecem uma série de nutrientes que beneficiam a saúde e proporcionam um processo de crescimento mais saudável. Mas não são só as crianças que aproveitam os benefícios do arroz e feijão: os adultos também saem ganhando com o consumo dessa dupla todos os dias, pois, segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a combinação desses dois alimentos fornece aminoácidos essenciais, que não são produzidos naturalmente pelo corpo humano. Mas qual é a função dos aminoácidos no organismo?

Aminoácidos essenciais: para que servem?

Os aminoácidos são unidades que compõem as proteínas, elementos que têm como principal função ajudar na construção e recuperação de tecidos, como pele e músculos. Ao todo, são vinte: doze não essenciais e oito essenciais.

Como já vimos, os aminoácidos essenciais não são produzidos naturalmente pelo organismo – e é aí que o arroz e feijão entram! Esse clássico da cozinha brasileira é rico nesses componentes! O feijão é rico em todos os aminoácidos essenciais, exceto dois: a metionina e a cisteína. Mas você se lembra que nós dissemos que esses dois alimentos se complementam? O arroz completa o que faltava no feijão – os componentes que ele possui em mais abundância são justamente esses (metionina e cisteína).

Juntos, os benefícios do arroz e feijão complementam-se e garantem que nosso corpo tenha acesso a todos os aminoácidos essenciais de que precisamos. Mas você acha que esse é o único benefício do arroz e feijão? Tem mais por aí! Dê uma olhadinha no tópico abaixo e confira!

 

Arroz e feijão são fontes de energia e de nutrientes!

Nós introduzimos o nosso artigo relembrando aquele ditado que se repete no vocabulário da maioria das mães: “tem que comer arroz e feijão pra ficar forte!”, é o que elas dizem. E estão cobertas de razão: um dos maiores benefícios do arroz e feijão é que eles possuem um ótimo potencial energético! O arroz é rico em carboidratos, componentes essenciais para fornecer energia ao organismo. Além disso, o cereal ainda é fonte de diversos nutrientes, como fosfato, ferro, vitamina B1, B2 e cálcio. Caso você opte pela versão integral do arroz, ainda ganha um plus de fibra no organismo, o que vai te ajudar a manter as idas ao banheiro em dia! E o feijão também não fica atrás nessa lista de nutrientes, pois ele é rico em fósforo, ferro, manganês, magnésio, fibras e vitaminas do complexo B.

Mas é suficiente comer só arroz e feijão?

Não existe um único alimento que supra todas as nossas necessidades nutricionais. Certamente os benefícios do arroz e feijão fazem muito bem para a saúde, mas consumir apenas esses alimentos não é o suficiente para o nosso organismo. Por isso, na hora de montar o seu prato, não se esqueça de caprichar nas cores e na variedade de alimentos. Uma boa pedida para acompanhar a sua refeição e torná-la ainda mais nutritiva é incluir uma proteína (carnes, peixes ou alguma proteína vegetal), legumes e verduras ao seu cardápio.

A culinária brasileira é realmente maravilhosa – afinal, além de oferecer muito sabor, o arroz e o feijão oferecem diversos benefícios para a saúde! Se você quiser saber mais sobre os benefícios de outros ingredientes que fazem parte da nossa cozinha, ou ainda tirar dúvidas sobre alimentação saudável e exercícios, não deixe de dar uma passadinha nas demais publicações do Que Bem Que Faz.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas