6 benefícios do cacau e 25 receitas para aproveitar as vantagens do alimento

Legenda: 
benefícios do cacau e receitas

A palavra cacau nos remete a um dos alimentos mais gostosos e apreciados do mundo: o chocolate. Mas agora você vai ver o fruto com outros olhos e com muito mais admiração, porque conhecerá os benefícios do cacau para a saúde, que vão além de uma simples matéria-prima para um produto tão especial. E também descobrirá que ele é bem mais versátil do que poderia imaginar, podendo ser consumido das mais diversas formas.

Nem é de agora que o cacau faz parte da lista de alimentos importantes para a saúde. Lá atrás, ainda no século XVI, os europeus já usavam o fruto como remédio. Isso mesmo! Eles acreditavam e apostavam nos benefícios do cacau para o corpo como medicamento, e utilizavam o alimento para combater dor de cabeça, inflamação, problemas digestivos e insônia. Errados eles não estavam: o fruto tem mesmo muitas vantagens.

Ação anti-inflamatória, anticancerígena, anti-úlcera, anti-trombótica, anti-alérgica, antimicrobiana e analgésica: essa é uma pequena relação dos benefícios do cacau para o organismo. E tem mais! Também age contra a hipertensão e coloca o colesterol ruim nos níveis adequados, o que significa que faz muito bem para o coração.

É importante lembrar, ainda, que estudos têm revelado um grande potencial do cacau para reduzir os riscos de neurodegeneração. O que é isso? Continue explorando este artigo que o Que bem que faz vai explicar tim-tim por tim-tim.

LEIA TAMBÉM:

 

1. Dê cacau ao cérebro

Uma boa dose de cacau fará maravilhas ao seu cérebro. E aí vem a explicação para aquela palavrinha complicada citada anteriormente: a neurodegeneração. Tanto o Alzheimer como o Parkinson são doenças que ocorrem como consequência da neurodegeneração – o que significa que os neurônios estão sofrendo uma degeneração ou morrendo.

É aí que entra o primeiro benefício do cacau para o cérebro: estudos mostram que as propriedades antioxidantes do fruto reduzem os riscos de haver perda na qualidade neurológica e, portanto, de ter doenças que comprometam o cérebro.

Uma dica simples para consumir o alimento aproveitando todos os benefícios do cacau é preparar bebidas deliciosas. Deve ser por isso que os incas consideravam as bebidas à base de cacau como uma bebida dos deuses.

 

2. Fique de bom humor

Todo mundo merece ser feliz – e o cacau pode te dar uma mãozinha para isso. Como? Simples! É que, entre os benefícios do cacau para a mente, está o aumento da produção da serotonina, um hormônio muito importante para o organismo, pois cuida do nosso bem-estar e eleva o humor. Não à toa a serotonina está listada entre os hormônios da felicidade.

E por falar em bom humor, uma sobremesa feita com cacau deixa qualquer um rindo à toa. Experimente as dicas abaixo!

 

3. Afaste o colesterol ruim

Tem se sentido cansado, com dor de cabeça e até falta de ar? Pois fique esperto que o seu colesterol ruim pode estar alto. Para prevenir e tratar esse problema a sugestão é: aproveite os benefícios do cacau para saúde, porque eles também incluem afastar os perigos do colesterol ruim que pode resultar até em problemas cardiovasculares.

E aqui também entra a ação benéfica dos antioxidantes, especialmente os flavonóides, que são moléculas protetoras do organismo. Elas previnem o envelhecimento precoce e muitas doenças crônicas. Neste caso, atuam reduzindo as taxas de LDL, que é o que chamamos de colesterol ruim.

Para deixar o colesterol em equilíbrio e a saúde em dia, que tal uns biscoitinhos deliciosos? Aproveite essas receitas:

 

4. Faça bem ao coração

Viu que o colesterol alto pode culminar em doenças cardíacas e já correu para se cuidar? Então se prepare que tem mais benefícios do cacau para o coração, que vão te conquistar para sempre. A ação antiinflamatória do fruto previne também a hipertensão e, assim, diminui os riscos de problemas cardiovasculares. O magnésio e o potássio encontrados no cacau também têm efeitos protetores para esse órgão tão importante para a vida.

Consumir alimentos gostosos e ainda saber que eles protegem o coração é bom demais, né? Por isso que falamos dos benefícios do cacau – e ainda damos dicas especiais de como preparar comidinhas maravilhosas. Confere aí!

 

5. Cuide da diabetes

Os benefícios do cacau para diabetes também são bastante numerosos. A gente sabe que se cuidando bem dá para ter uma ótima qualidade de vida mesmo tendo o diagnóstico da doença, e um desses cuidados deve ser uma boa alimentação.

Pesquisadores descobriram que entre os benefícios do cacau está a prevenção e tratamento de problemas renais e da visão provocados pela diabetes. E por que isso acontece? Porque o cacau é capaz de combater inflamações e estresse oxidativo no organismo. Ou seja, a boa e velha ação antioxidante e anti-inflamatória do cacau agem como protetores contra essas complicações da diabetes.

Quer receita para cuidar disso também? É claro que separamos algumas especialmente para você!

 

6. Livre-se dos perigos a trombose

Lembra que lá no comecinho citamos que entre os benefícios do cacau para o corpo está a função anti-trombótica? Chegamos a ela. O cacau age promovendo a melhoria do fluxo sanguíneo e isso impede o aparecimento de coágulos causadores de tromboses. E de novo temos que falar neles: os flavonóides. São eles que proporcionam ao fruto o poder de auxiliar nosso organismo nessa tarefa.

Agora que você já conhece mais esse benefício do cacau para o corpo, é hora de aproveitar as dicas de receitas.

Tem coisa melhor que consumir um alimento sabendo que ele é garantia de saúde? É bom demais! E essa certeza você tem ao consumir cacau. Portanto, é só colocar o produto na lista de compras e aproveitar.


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas