7 benefícios do chuchu para a saúde – e receitas incríveis para adicionar ao cardápio!

Legenda: 
Benefícios do chuchu e receitas

O Que bem que faz te convida agora para uma viagem ao mundo dos benefícios do chuchu para a saúde! Depois de conhecer todos os caminhos floridos para onde o vegetal pode te levar, nunca mais você irá permitir que alguém afirme que chuchu não tem gosto.

Rico em vitaminas A, C e do complexo B, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, além de fibras e antioxidantes, o alimento garante um cardápio super saudável – e ainda rende receitas deliciosas e bem fáceis de preparar.

Listamos, neste artigo, 7 benefícios do chuchu à saúde e todos eles vêm acompanhados de uma dica irresistível de preparo para aproveitar cada nutriente do vegetal.

LEIA TAMBÉM:

 

Benefícios do chuchu para a saúde

1. Ajuda a perder peso

Essa é uma informação que faz os olhos de muita gente brilhar. Afinal, manter o peso adequado para a altura é uma questão de saúde, conforme dito pela Organização Mundial de Saúde. O baixo teor de calorias é um dos benefícios do chuchu para emagrecer. Além disso, o alimento é diurético. Por isso, adicioná-lo à rotina alimentar é uma ótima ideia.

E nessa rotina em busca do peso ideal, nada melhor que uma boa salada. Aproveite a dica deliciosa de Salada de Chuchu!

Ingredientes

Modo de preparo

- Em um recipiente, coloque o chuchu com uma pitada de sal e deixe descansar por cerca de 20 minutos, ou até que o chuchu murche.

- Esprema para retirar a água que se forma.

- Acrescente a cenoura, o azeite, o suco de limão e o Maggi Natusabor e misture bem. Sirva.

2. Controle da hipertensão

A fama do chuchu no combate à hipertensão é antiga, dos tempos das nossas vovós ou até bisavós. E, mais do que uma simples teoria defendida pelo senso comum, os benefícios do chuchu para pressão alta são reais e comprovados em estudos. Isso acontece porque a hortaliça age como vasorrelaxante. É assim: o potássio encontrado no chuchu faz com que os vasos sanguíneos fiquem bem relaxadinhos. A partir daí, o fluxo sanguíneo melhora e a pressão baixa.

Que tal umas Barquinhas de Chuchu Recheadas para ajudar a colocar a pressão no nível adequado? Segue a receita.

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, afervente os chuchus em água com 1 colher (chá) de sal.

- Espere esfriar, retire as sementes e faça uma cavidade.

- Aqueça o azeite, doure o alho e a cebola e refogue a carne moída até secar.

- Coloque o restante do sal, junte o tomate e refogue.

- Retire do fogo, acrescente a salsa e os ovos e espere amornar.

- Recheie cada metade de chuchu com o refogado e disponha-as em uma assadeira untada com azeite.

- Polvilhe com o queijo e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

3. Mantém o intestino saudável

Quer parar de sofrer na hora de fazer o número 2? Então aprenda um segredinho: os benefícios do chuchu para a saúde incluem o bom funcionamento do intestino. E esse poder vem das fibras alimentares, que enriquecem ainda mais o almoço ou jantar. As fibras têm a função de descongestionar o caminho dos bolos fecais, fazendo com que a hora de fazer cocô seja bem tranquila. E a vantagem disso é que as dores abdominais deixarão de existir e o inchaço também.

E, para se livrar da prisão de ventre, o bom mesmo é apostar no Chuchu Refogado. Claro que a receita fica por nossa conta.

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola.

- Junte o chuchu, o Maggi Meu Segredo e deixe refogar até que os chuchus estejam macios.

- Polvilhe a salsa e sirva.

4. Reduz o colesterol ruim

As fibras aparecem novamente como um dos benefícios do chuchu para a saúde, pois elas também ajudam a reduzir o colesterol ruim. Mas elas não estão sozinhas na proteção do organismo quando o assunto são as taxas sanguíneas: alguns antioxidantes contidos no vegetal também contribuem para formar um escudo de proteção para a saúde.

Uma boa Salada de chuchu com tomate vai auxiliar muito a prevenir as altas taxas de colesterol ruim. Aprenda a preparar esse prato delicioso!

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

- Descasque os chuchus, divida-os ao meio e retire o miolo.

- Corte em fatias e cozinhe em água até ficarem macios. Escorra e deixe esfriar.

- Corte os tomates em fatias e retire as sementes. Distribua os chuchus e os tomates em uma travessa rasa e reserve.

Molho

- Misture todos os ingredientes e regue a salada. Sirva a seguir.

5. Saúde do coração

Pensa que só o amor faz bem para o coração? Pois saiba que chuchu também é ótimo para manter a saúde cardíaca em dia! Bem, já dissemos que entre os benefícios do chuchu cozido estão o controle da pressão arterial e a redução do colesterol. Isso por si só já deixa o coração saudável. O magnésio é um mineral que se alia a essas outras propriedades do alimento para fazer com que o sistema cardiovascular funcione bem.

Tem uma dica super fácil para te ajudar a manter o coração batendo no compasso: uma receita maravilhosa de chuchu com ovo.

Ingredientes

Modo de preparo

- Em uma panela, doure o bacon em sua própria gordura.

- Acrescente o chuchu, o Maggi Tempero e Sabor e refogue por cerca de 2 minutos.

- Misture delicadamente os ovos cozidos. Sirva.

6. Diminuiu os riscos de diabetes

A gente avisou que você ia se surpreender com o tanto de coisas boas que o chuchu pode proporcionar, não é? Pois aqui está mais uma: é o benefício do chuchu para diabetes! O alimento tem duas vantagens que levam a esse resultado: a primeira é que ele é pobre em carboidratos totais; a segunda, que é rico em fibras. Sim, olha aí elas de novo! E os dois controlam os níveis de açúcar, ajudando a prevenir e tratar a diabetes.

Um Enformado de Chuchu e Frango cai bem demais no almoço ou jantar para auxiliar nas defesas contra a diabetes.

Ingredientes Frango

Purê

Modo de preparo Frango

- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte o frango com o tomate e refogue até dourar o frango.

- Adicione o Maggi Tempero e Sabor, a salsa e a água. Cozinhe por cerca de 10 minutos ou até secar a água. Desligue e coloque em um refratário.

Purê

- Descasque os chuchus, retire o miolo e pique-o.

- Em uma panela, cozinhe os chuchus em água fervente. Escorra a água e bata-os no liquidificador.

- Coloque os chuchus batidos em uma panela com a manteiga, o leite e o sal, e cozinhe por cerca de 2 minutos ou até ficar com consistência de purê.

- Coloque sobre o frango e polvilhe a farinha de rosca. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva.

7. Bebê saudável, mamãe tranquila

Exatamente. Tem benefícios do chuchu na gravidez também. Aqui é mais uma matemática bem simples: o vegetal é rico em folato ou, se você preferir, vitamina B9. O nutriente é essencial para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê – por isso, inserir chuchu na alimentação vai proporcionar uma gestação bem mais sossegada. Só não esqueça da importância do pré-natal, tá bom?

E se você está buscando esse benefício, é porque está se alimentando por dois. Então, se liga nessa receita de Sopa de Cenoura e Chuchu super saudável!

Ingredientes

Modo de preparo

- Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola e o alho. Acrescente a cenoura e o chuchu.

- Junte 1 litro de água fria e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20 minutos.

- Acrescente o conteúdo do envelope de Maggi Sopa, mexa bem até ferver e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

- Sirva a seguir.

 

Dica para tirar o visgo do chuchu

Quem já ficou com as mãos cheias de visgo na hora de descascar o chuchu sabe muito bem que é um pouco chato, porque fica grudando. É por isso que o Que bem que faz selecionou uma dica simples que vai afastar essa possibilidade e te levar a aproveitar melhor as receitas acima.

É bem fácil: basta descascar os chuchus sob água corrente, retirar o miolo duro e branco e lavá-los bem. Pronto, você vai fazer pratos deliciosos sem ficar com os visgos nas mãos!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas