Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Cupuaçu: benefícios e propriedades dessa fruta típica do Brasil

Legenda: 
Benefícios do cupuaçu

O cupuaçu é um fruto proveniente do norte do Brasil, muito comum nas regiões da Amazônia, Amapá e Pará. Atualmente, o mercado tem focado na venda da polpa congelada de cupuaçu e em creme, ou como uma espécie de sorvete. Essas formas são mais consumidas do que a fruta in natura em si.

Mas o cupuaçu tem quais benefícios? Quais são as propriedades da fruta? Se quiser saber mais, fique e leia este artigo sobre o cupuaçu e seus benefícios!

 

Sobre o cupuaçu

O Theobroma grandiflorum Schum, ou simplesmente cupuaçu, é uma fruta nativa do norte do Brasil, de polpa macia esbranquiçada e sabor forte e ácido. Sua aparência é muito similar ao cacau, já que o cacaueiro é um parente próximo do cupuaçuzeiro, fazendo com que as frutas tenham uma aparência semelhante.

Além do consumo da fruta in natura, ele é muito usado em sorvetes, licores, sucos e doces, além de ser usado em muitos cosméticos para cabelos, entre outros usos.

Assim como o açaí, o cupuaçu virou uma das frutas típicas do Brasil, e muitas vezes o creme de cupuaçu é consumido juntamente com a polpa industrializada de açaí – o puro sabor brasileiro!

O cupuaçu é muito exportado para outros países, como os EUA, onde há a venda da fruta em si e a utilização dela para outros produtos. Exatamente por começar a ter grande notoriedade no mercado, os estudos em torno das propriedades e benefícios do cupuaçu também começaram a aumentar significativamente.

Agora que você já sabe de algumas informações adicionais sobre a fruta, vamos para o cupuaçu e seus benefícios!

 

Cupuaçu: benefícios

Rico em gorduras

Assim como o açaí e o cacau, o cupuaçu é muito rico em gorduras saudáveis, o que faz dele um produto que pode originar manteigas e óleos. Em estudos com liquor de cupuaçu, verifica-se a grande possibilidade da manteiga da fruta ser um substituto da manteiga de cacau como matéria-prima de chocolates e doces.

Além disso, a manteiga de cupuaçu pode ser explorada amplamente no mercado cosmetológico e farmacêutico, podendo ser base de cosméticos para a pele e cabelos.

Cosméticos

O cupuaçu pode trazer inúmeros benefícios quando utilizado para fins cosmetológicos. Isso porque a manteiga da fruta tem propriedades emolientes (que ajudam a hidratar e restaurar a pele ressecada) de rápida absorção. Cremes com manteiga de cupuaçu ajudam a hidratar a pele, aumentam a flexibilidade e ajudam a reduzir marcas – como rugas e linhas de expressão.

Além disso, ele possui grandes propriedades antioxidantes, o que faz com que os cosméticos para a pele feitos a base do cupuaçu sejam ótimos contra compostos nocivos com que entramos em contato diariamente – como fumaça, poluentes e até mesmo os raios ultravioletas.

Por conta da grande quantidade de gorduras saudáveis, o cupuaçu ainda pode ajudar a hidratar os fios ressecados e com química, podendo devolver a maciez ao seu cabelo.

Rico em antioxidantes

Muitas frutas apresentam propriedades antioxidantes por conta da presença de compostos que têm esse caráter. Um dos benefícios do cupuaçu é exatamente esse: possuir uma quantidade satisfatória de antioxidantes, que pode ter muita serventia para os cremes, como dito anteriormente, mas também são benéficos para a nossa saúde.

Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, auxiliando no nosso sistema imunológico e retardando o envelhecimento da pele. Eles ainda podem ser úteis para a prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, além de possuírem propriedades anti-inflamatórias.

Vitaminas e minerais

O cupuaçu in natura, ou seja, a fruta fresca e crua, apresenta quantidades significativas de vitaminas e minerais como:

Ferro: micromineral presente nas nossas células do sangue e responsável pelo transporte de gases.

Potássio: macromineral que age no balanço de água corporal e ajuda na regulação dos batimentos cardíacos, além de cumprir funções nos nossos músculos e sistema nervoso.

Tiamina: a vitamina B1 é muito importante para o nosso sistema cognitivo e nervoso, além de agir nos nossos músculos e participar do metabolismo de carboidratos.

Niacina: a vitamina B3 ajuda no controle de açúcares e colesterol no sangue, atua na proteção das células e do DNA, além de poder prevenir doenças como o câncer e problemas do coração.

E aí? Já está pensando em incluir o cupuaçu na sua alimentação?

Lembramos que as polpas industrializadas podem acabar perdendo algumas das propriedades da fruta, além de às vezes terem adição de açúcares. Por isso, se for consumir polpas e cremes, verifique antes a quantidade de açúcares e pondere quanto será benéfico para a sua saúde.

Nossos textos não dispensam o acompanhamento nutricional – por isso, sempre se consulte com o nutricionista.

Se gosta de conteúdos como esse, explore o site do Que Bem Que Faz e leia mais textos com dicas de saúde e alimentação.


Perguntas Frequentes

  • Posso comer cupuaçu puro?

    Sim. Apesar da maior parte dos produtos que contêm cupuaçu serem industrializados ou envolverem algum processo que adicione açúcar ou outro elemento que altere o sabor, o cupuaçu pode sim ser consumido puro.

  • Existe diferença entre cupuaçu e açaí?

    Sim! O cupuaçu e o açaí são frutos bem diferentes e com propriedades semelhantes, mas com uma aparência nada parecida. Enquanto o açaí é uma pequena fruta de coloração roxa escura, o cupuaçu é uma fruta bem maior, de polpa branca e marrom por fora. Ambos são ricos em gorduras, antioxidantes, fósforo, ferro e vitamina B1, mas o açaí apresenta um alto teor de flavonóides que agem como antioxidantes, fazendo com que o açaí tenha um poder antioxidante significativamente maior.

Fontes:

https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/03/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf

https://www.healthline.com/nutrition/cupuacu#bottom-line

https://www.scielo.br/j/cta/a/8CDhnbNrdxpddrTqbfvyz3b/?lang=pt#:~:text=O%20liquor%20de%20cupua%C3%A7u%20apresentou,95%20a%2010%2C31%25.

https://www.embrapa.br/embrapa-no-cirio/cupuacu

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas