Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Benefícios do pequi: 5 razões para adicionar um toque mineiro ao seu prato

Legenda: 
Benefícios do pequi

Quem já visitou Minas Gerais e a região central do Brasil já deve ter provado deste fruto exótico, que é a cara da culinária mineira. O pequi é o fruto do pequizeiro, uma árvore suntuosa que pode chegar a 12 metros de altura. Por fora, o alimento se assemelha a um avocado – aquele abacate com que se faz o guacamole e outras delícias mexicanas –, mas por dentro, em vez de um caroço verde-amarelado, se encontram algumas bolinhas laranja-vivo, que possuem um aroma todo característico.

Você já experimentou o pequi alguma vez? Sabe como esse fruto delicioso pode te ajudar a dar um up na sua saúde e ainda melhorar as suas receitas? Então vem com a gente conferir este artigo sobre os benefícios do pequi e de quebra aprender algumas receitas deliciosas com esse ingrediente típico do cerrado brasileiro!

 

O que saber antes de comer pequi?

Antes de se animar com os benefícios do pequi e correr para comprar esse fruto no mercado, é preciso saber de um detalhe muito importante: a polpa do pequi contém diversos espinhos que podem machucar a boca e a língua. Por isso, na hora de consumir o alimento, seja cauteloso! Não morda o pequi! Procure roê-lo com cuidado, evitando a região central do fruto, pois é ali que se encontram os espinhos. Ou, caso prefira, você também pode utilizar uma faca para cortar a polpa em tirinhas, assim como se faz com as mangas. Tomado esse cuidado, é só aproveitar os benefícios do pequi e todo o sabor que ele pode oferecer in natura e nas suas receitas!

 

Benefícios do pequi

Além de ser delicioso, o pequi apresenta uma série de benefícios para a saúde! Confira abaixo quais são eles:

Benefício do pequi: contém vitamina A

A vitamina A é um dos micronutrientes que não são produzidos no corpo humano; sendo assim, para obtê-la é preciso consumir alimentos de origem vegetal ou animal. Esse nutriente serve para manter a saúde dos olhos e dos tecidos, pois ele ajuda a preservar e renovar as células adequadamente. A boa notícia para os amantes desse fruto é que ele é rico em vitamina A – cerca de 100g de pequi contém 20mg desse nutriente –, sendo esse um dos melhores benefícios do pequi.

Benefício do pequi: é rico em fibras alimentares

As fibras alimentares são componentes nutricionais que não são absorvidos pelo organismo. À primeira vista, isso pode parecer ruim – afinal, se elas não são absorvidas, para onde vão? Mas isso não faz das fibras inimigas da saúde, muito pelo contrário! A presença delas no alimento representa um ótimo benefício do pequi. Isso porque esse carboidrato não digerível passa ileso pelo sistema digestivo e, assim, auxilia no trânsito intestinal, o que ajuda a diminuir a prisão de ventre e os gases.

Benefício do pequi: é fonte de vitamina C

Como você já deve saber, a vitamina C está muito presente nas frutas cítricas, como a laranja, e é uma grande aliada no combate a gripes e resfriados. Um dos benefícios do pequi é ser rico nesse componente. Mas a vitamina C não serve apenas para fortalecer a imunidade! Ela também ajuda a acelerar a produção de colágeno, mantendo a elasticidade e jovialidade da pele, além de melhorar a absorção de ferro, o que auxilia a produção de hemácias e auxilia no transporte do oxigênio no sangue.

Benefício do pequi: faz bem pro coração

A presença das gorduras só aumenta a lista de benefícios do pequi. Mas gordura não está na contramão da saúde? De modo algum! A gordura possui um papel importantíssimo no organismo, é ela que auxilia na manutenção da temperatura corporal, no transporte de vitaminas, além de armazenar energia. As gorduras são ainda mais positivas se forem monoinsaturadas, justamente a variante presente no pequi. Isso porque elas ajudam a reduzir o nível de colesterol ruim (LDL) e a aumentar o bom colesterol (HDL), o que pode melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a desregulação desse composto, além de poder auxiliar até no emagrecimento.

Benefício do pequi: possui propriedades anti-inflamatórias

Os benefícios do pequi também podem ser encontrados por meio da extração do óleo presente na amêndoa, aquela parte cheia de espinhos. Lembre-se de ser cuidadoso ao manusear o alimento, para não se machucar! O óleo de pequi possui um alto poder anti-inflamatório, que ajuda a diminuir as reações causadas por inflamações na pele. Além disso, o óleo também ajuda a hidratar e a proteger a cútis contra os malefícios dos raios solares.

 

Receitas com pequi

Agora que você já conhece os benefícios do pequi para a sua saúde, chegou o momento de aprender como aproveitar ao máximo essas coisas boas de uma maneira deliciosa! Para isso, nós preparamos algumas receitas simples e gostosas para você utilizar esse ingrediente aí na sua cozinha.

Arroz com Frango e Pequi: e nós não poderíamos iniciar por outra receita. O arroz com frango e pequi é um clássico que mostra o melhor da culinária mineira! A receita é superfácil de fazer e fica pronta rapidinho, o que faz dela uma ótima pedida para aqueles dias em que você quer dar uma variada no tradicional cardápio de arroz e feijão – e o melhor é que de quebra você aproveita todos os benefícios do pequi.

Salada de Milho-Verde e Pequi: para quem precisa de uma entrada rápida e cheia de sabor, essa receita de salada de milho-verde com pequi é uma ótima alternativa! O modo de preparo é muito simples, basta colocar a acelga, o alface, e a cenoura ralada em uma travessa e depois acrescentar o pequi e o milho-verde.

Flan de Pequi: e dá para fazer também receitas doces: a sua sobremesa também pode conter os benefícios do pequi! O modo de preparo é simples: basta dissolver a gelatina e levar ao fogo em banho-maria, depois misturar todos os ingredientes, bater no liquidificador e levar à geladeira por algumas horas.

Curtiu essas dicas de receitas? Elas são uma forma deliciosa de incluir os benefícios do pequi na sua alimentação diária! E se você quiser conhecer as características de outras comidas e como elas podem ajudar a melhorar a sua saúde e disposição, não deixe de conferir as demais publicações aqui no Que Bem Que Faz!


Perguntas frequentes

  • Pode comer o caroço do pequi?

    É preciso ter muito cuidado ao consumir o pequi, pois o caroço do alimento contém alguns espinhos que podem causar sérios machucados na boca e na língua.

    Pode comer a casca do pequi?

    Sim! A casca contém muito dos benefícios do pequi por concentrar diversos nutrientes que fazem bem para a saúde.

    Comer pequi cru faz mal?

    Não. Muito pelo contrário! Os benefícios do pequi são mais absorvidos quando o fruto é consumido in natura. Mas não se esqueça de ter cuidado com os espinhos contidos no caroço!

     

Fontes

https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/2359#:~:text=O%20pequi%20e%20o%20baru,que%20favorecem%20a%20sa%C3%BAde%20humana. https://www.scielo.br/j/rbf/a/RJJtmQ3hxCVJW4x7M5MLfYz/?lang=pt https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31074677/ https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-e-para-que-serve-a-vitamina-a/#:~:text=A%20vitamina%20A%20%C3%A9%20um,do%20nosso%20corpo%20(1).

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas