Benefícios do própolis

Legenda: 
Benefícios do própolis

Produzido por abelhas como uma espécie de resina que serve para selar a colméia, as pessoas têm usado o própolis por gerações devido a suas diversas propriedades medicinais, que podem ajudar a tratar e prevenir problemas de saúde diversos, principalmente aqueles que dizem respeito à saúde da garganta e à imunidade.

Quer entender um pouco mais sobre o que é o própolis, quais benefícios ele pode trazer para a saúde, em que ele pode ser mais útil e, principalmente, como consumí-lo? O Que Bem Que Faz preparou este artigo com informações sobre essa resina super saudável, que ainda por cima é bem gostosa! Vamos lá?

 

O que é o própolis

Como mencionado anteriormente, o própolis é uma substância de aparência resinosa produzida por abelhas através de uma mistura de sua saliva com cera, além de compostos de diversas plantas e árvores. Essa substância é usada pela abelhas para selar quaisquer frestas que existem em suas colméias, para evitar a entrada de animais e outros insetos intrusos. Além disso, o própolis possui substâncias que podem ajudar a proteger as abelhas contra doenças.

Segundo pesquisas científicas, o própolis possui uma grande diversidade de compostos e pode variar de colméia para colméia. No entanto, é geralmente encontrado no própolis substâncias como:

E ainda possui outros compostos, como os flavonóides, que são ricos em propriedades antioxidantes, fazendo bem para a saúde do ser humano. Veremos um pouco mais sobre isso a seguir.

 

Benefícios do própolis para a saúde

O própolis tem sido consumido pelas pessoas como uma opção medicinal por diversas civilizações. A substância foi muito usada, principalmente, para ajudar no tratamento de cicatrizes.

O própolis é ótimo para a saúde por ser rico em:

Além disso, dependendo da composição presente no própolis, é possível que suas propriedades sejam intensificadas e ela adquira capacidades anticancerígenas. O própolis também é uma ótima opção para o tratamento da diabetes, da herpes labial, de inchaços e feridas que afetam a saúde da boca, queimaduras, aftas, herpes genital, etc.

 

No que ele pode ser útil

Como mencionado anteriormente, o própolis tem uma série de usos medicinais. Vejamos um pouco mais especificamente sobre essa potencialidade útil do própolis a seguir.

Benefícios do própolis para a cicatrização

O própolis pode ajudar a pele a produzir novas células, garantindo que se regenere de forma mais eficiente. Geralmente, é uma opção recomendada para pessoas com diabetes, visto que a condição faz com que essas pessoas tenham uma cicatrização mais lenta. Devido ao seu efeito antibacteriano, o própolis também pode ajudar a evitar problemas como infecções durante o processo de cicatrização.

Benefícios do própolis para a saúde Bucal

O própolis é um grande aliado da saúde bucal, pois pode ajudar a impedir a formação de fosfato de cálcio na boca, que é o principal componente da placa dentária. O própolis também pode ajudar a reduzir a quantidade de bactérias presentes na boca, evitando problemas como a periodontite.

Benefícios do própolis no combate a inflamações

O própolis é extremamente rico em propriedades antioxidantes, o que pode ajudar a evitar e tratar inflamações. Um exemplo de inflamação que pode ser tratado com o consumo de própolis é a artrite – mas lembre-se de que isso não substitui um tratamento com acompanhamento médico: busque sempre pela ajuda de um profissional.

 

Como consumir o própolis

O própolis pode ser consumido de diversas formas: ser como um suplemento oral (geralmente vendido como spray em farmácias); diluído em água, como um enxaguante bucal; ou sendo aplicado direto na pele. Se preferir, pode dissolvê-lo em suco ou água aromatizada para fortificar as suas bebidas.

Não se esqueça de que o consumo indiscriminado de própolis pode fazer mal à saúde. Portanto, antes de consumir o própolis, procure por orientação médica e consuma apenas a quantidade recomendada.

Agora você sabe um pouco mais sobre os benefícios do própolis, e como ele pode ser útil! Se quiser mais dicas para cuidar da sua saúde, visite o site Que Bem Que Faz – tem sempre alguma novidade legal e útil te esperando por lá!


Perguntas frequentes

Esse artigo foi: Criado por Nutricionistas